VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Honda Automóveis do Brasil ampliará sua gama de SUVs
comercializados no país com o lançamento do utilitário esportivo compacto WR-V,
em março deste ano. Unindo características únicas de versatilidade e agilidade
em um tamanho compacto, o veículo inédito será o novo integrante da família que
também inclui os consagrados modelos HR-V e CR-V.
Com projeto liderado pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento
da Honda Automóveis do Brasil, o WR-V traz o DNA global da marca, que busca, em
todos os seus veículos, colocar o ser humano no centro de seu desenvolvimento,
com excelência em qualidade.
Em sua criação, a Honda estudou importantes mercados
brasileiros e encontrou as características que mais são buscadas pelos
consumidores que possuem um estilo de vida ativo, coletando suas preferências
em design, desempenho, espaço interno e custo-benefício.
Como resultado desse trabalho, a Honda criou o conceito
batizado de “Little Giant”, que é traduzido na forma de um SUV robusto, com uma
carroceria compacta, mas que traz amplo espaço interno e versatilidade, aliado
à um baixo consumo de combustível. Seu objetivo é atender a uma grande gama de
consumidores que busca um automóvel prazeroso para a condução diária nas
cidades, mas também confortável para viagens.
O WR-V é um importante marco na história da Honda Automóveis
no Brasil, que em 2017 comemora 20 anos de fabricação no país. O veículo é o
primeiro automóvel com desenvolvimento liderado pela área de P&D no país e
será produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, juntamente com
Civic, HR-V, City e Fit.
O design externo do WR-V destaca a robustez do SUV com base
no conceito “Wild Armor”, criado especificamente para esse modelo. Ele é
refletido em uma frente elevada, marcante e com grade frontal que evoca a linha
de SUV da Honda, com design expressivo dos faróis com luzes de uso diurno (DRL)
em LED.
O WR-V possui design envolvente, com padrões de forma com
desenhos trapezoidais – uma assinatura de design do SUV – replicados em várias
partes do utilitário-esportivo, como na grade inferior frontal, nas rodas, nas
molduras dos para-lamas e em outros pontos-chave do modelo, que resulta em um
desenho harmônico e atrativo.
O design traseiro e sua lateral trazem traços mais
horizontais e lanternas que se prolongam pela linha de cintura. Seu desenho
traz muita harmonia de proporções, com entre-eixos largo, boa altura de rodagem
e conjunto de roda/pneu com grande diâmetro. Ele é complementado pelo friso
cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras fortes.
Um dos grandes desafios no desenvolvimento do WR-V era conciliar
a versatilidade de um utilitário esportivo com a agilidade de um carro
compacto.
O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir
altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a
proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo
compacto.
Com de 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de
largura e 1,6 m de altura, o WR-V traz medidas compactas que o tornam ágil de
condução em grandes centros urbanos. Os 17,9 cm de vão livre do solo e os
ângulos de ataque e saída de 21º e 33º, garantem boa dinâmica, mesmo em pisos
mais irregulares.
A suspensão adota amortecedores com batente hidráulico e
diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora robusta, projetada para
minimizar a rolagem da carroceria, garantindo estabilidade mesmo com uma altura
do solo mais elevada. As buchas frontais são mais robustas, bem como a travessa
de suspensão, com enfoque no conforto de rodagem.
O eixo traseirotem seu desenvolvimento baseado no HR-V e
traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de
direção EPS (Electric Power Steering), é eletricamente assistida, desenvolvida
especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3
metros.
Rodas e pneus também foram desenvolvidos especificamente
para o WR-V. As rodas de 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga
diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60 que trazem conforto e
baixa vibração. Um pacote acústico completo, com isoladores instalados em diversos
pontos do carro, colaboram para ampliar o silêncio a bordo.
Tomando como referência a versatilidade dos produtos da
Honda, o WR-V traz um interior amplo e modular – em contraste com a carroceria
compacta –, com acabamento e materiais diferenciados. Uma das grandes inovações
da marca, o sistema de bancos ULTRa SEAT (Utility Long Tall Refresh) também
está presente no WR-V, permitindo diversas configurações de assentos e a
acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Refresh permite ainda
assoalho plano, que amplia o espaço útil para bagagens.
Aliada à proposta dinâmica do WR-V, o interior traz bancos
envolventes com padronagens inéditas de revestimento, que diferem conforme a
cor da carroceria, permitindo um estilo único ao SUV. São duas combinações de
cores do revestimento navalhado – preto e prata ou preto e laranja – que
conferem um visual dinâmico, moderno e diferenciado para o interior do WR-V. O
cuidado nos detalhes também pode ser visto no painel, com um friso horizontal
que aumenta a sensação de amplitude do interior, e pelo quadro de instrumentos
com computador de bordo multifunções Bluemeter, exclusivo da Honda.
O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com
controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada
pela Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das
válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação.
Com isso, o WR-V traz excelente desempenho e economia de
combustível, que garantiu nota A na avaliação do Conpet na categoria “esporte
utilitário compacto”, com agilidade similar a de veículos com maior cilindrada.
Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de
torque à 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e
15,2 kgf.m à 4.800 rpm.
A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando
uma resposta mais rápida e aceleração linear.
O WR-V será comercializado no Brasil a partir de março de
2017 e, no futuro breve, também em outros países da América do Sul. Com o WR-V
a Honda quer explorar um novo mercado de SUVs compactos e, segundo sua
filosofia, entregar mais alegria para seus consumidores.
Fonte: Honda - Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.