VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Em meados dos anos 90, a produção de utilitários era
polarizada no país. Tinha de um lado os veículos compactos e no outro extremo,
os grandes. Foi então que a Chevrolet começou a produzir no Brasil sua linha de
utilitários de porte e preço intermediários: a picape S10 e o SUV Blazer, que
logo caíram no gosto do consumidor.
A maior prova desse sucesso está na marca de 1 milhão de
unidades produzidas no complexo industrial de São José dos Campos (SP),
atingida neste mês de fevereiro. Desse volume, cerca de 85% vem da S10 e 15% da
Blazer, que passou a se chamar Trailblazer em sua segunda geração.
“Um milhão de unidades é um marco histórico para o segmento
de utilitários fabricados no país e mostra o reconhecimento do consumidor pelos
produtos Chevrolet, marca que historicamente mais inova conceitualmente em
picapes e SUVs no mundo”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
Além da robustez e potência, a linha 2017 da S10 e da
Trailblazer passou a se destacar também pela conectividade total. Os dois
modelos são os únicos em seus respectivos segmentos a oferecer sistema
multimídia (MyLink) com Android Auto e Apple Carplay mais tecnologia de
telemática avançada (OnStar), que permite ao usuário comandar diversas funções
do veículo pelo smartphone.
Como gesto de agradecimento a seus clientes, a Chevrolet
convidou fãs e clientes dos produtos para participarem da produção da unidade
de número 1 milhão, representada pela S10 High Country, versão mais sofisticada
da picape.
Veja as principais
evoluções tecnológicas da picape:
1995 – Em março, a Chevrolet lança a S10 (2.2), a primeira
picape média nacional; em outubro chega a versão cabine estendida e o motor
Maxion HST 2.5 turbodiesel.
1996 – É apresentada a S10 Cabine Estendida e a opção de
motorização 4.3 V6.
1998 – A linha passou a oferecer opção de cabine dupla e
tração 4x4.
1999 – A primeira alteração de estilo, concentrada na parte
dianteira, com novos para-choque e grade; o modelo ganha também uma versão de
luxo, batizada de Executive.
2000 – A S10 turbodisel passa a adotar o motor MWM Sprint
2.8; seis meses depois chega a série especial S10 Barretos, em homenagem ao
maior rodeio do país.
2001 - Estreia a nova linha, com evoluções na dianteira, no
interior e na motorização –o propulsor 2.2 é substituído por um 2.4.
2006 – Picape da Chevrolet disputa pela primeira vez o
Campeonato mundial de Cross Country e conquista seu quinto título no Rally
Internacional dos Sertões.
2007 – O motor 2.4 passou por evoluções e tornou-se
flexível, que representou um verdadeiro marco tecnológico para a categoria.
2009 – A S10 passa por mais uma atualização visual, com
mudanças na parte externa e interna do veículo.
2012 – Chega ao mercado a nova geração da S10; projetada e
desenvolvida no Brasil também para outros mercados, modelo estreia como nova
referência no segmento de picapes médias. Para equipar o veículo, foi criado um
novo motor 2.8 Turbodiesel.
2013 – Motor 2.8 Turbodiesel e a transmissão (agora de seis
marchas) receberam importantes melhorias técnicas, que possibilitaram um
expressivo ganho de desempenho. Com isso, a potência pulou de 180 cv para 200
cv. Outra novidade é a oferta do sistema multimídia MyLink.
2014 – Picape da Chevrolet ganhou mais uma opção de
motorização flex, o 2.5 Ecotec com injeção direta de combustível e 206 cavalos,
e novo ajuste da suspensão, além de melhorias de acabamento e isolamento
acústico.
2016 – S10 ganha quatro versões: Advantage, Freeride,
Chassis Cab e a luxuosa High Country. Elas somam às conhecidas configurações
LS, LT e LTZ, ampliando o leque de opções de acabamento do utilitário de maior
sucesso do segmento.
2017 - Além de mudanças visuais e de acabamento, a Nova S10
estreia com importantes evoluções mecânicas e de conteúdos que a posicionam
como a mais tecnológica do segmento. Suspensão e motor recalibrados, direção
elétrica, alerta de permanência na faixa e OnStar são algumas das novidades.
Fonte: GM do
Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.