quarta-feira, 10 de novembro de 2021

F1 usa fibra superforte para proteger pilotos e veículos

 

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 A Fórmula 1 é o campeonato automobilístico mais popular do mundo e terá o seu Grande Prêmio no Brasil no próximo domingo (14), em São Paulo. A competição movimenta bilhões de dólares todos os anos, buscando elevar o nível dos atletas e gerar entretenimento ao público. Para que tudo seja realizado com sucesso, o ponto mais importante é a segurança dos competidores. É aqui que a superforte fibra de Kevlar® da DuPont entra em ação.

"A relação da DuPont com o mundo automotivo é de longa duração e, nas últimas décadas, essa parceria ficou ainda maior com o uso de Kevlar® nos equipamentos da Fórmula 1. Todos os anos, centenas de estudos são realizados visando o melhor desempenho dos materiais e a proteção não só dos corredores, como também de todos os envolvidos no esporte", afirma Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina.

"As soluções da DuPont estão ainda mais imersas na F1 graças à nossa parceria técnica com a Alpine F1 Team, o que permite o desenvolvimento e entrega de soluções inovadoras em segurança, desempenho e sustentabilidade", afirma Fonseca.

O Kevlar® é uma fibra de aramida inventada pela multinacional DuPont na década de 60. É um material de extrema robustez, resistência e durabilidade (é cinco vezes mais forte que o aço, por exemplo). É usado em uma infinidade de aplicações, de blindagem de tanques e veículos comerciais a coletes à prova de balas, de fibras óticas a naves espaciais, de roupas de proteção de trabalhadores a cordas de alpinistas.

Veja a seguir a lista de equipamentos da F1 que contam com essa tecnologia:

Capacetes

Por possuir uma enorme resistência, o Kevlar® é utilizado na produção dos capacetes utilizados na F1. Presente na estrutura desses equipamentos, garantem amplificação da proteção da cabeça dos atletas.

Dispositivo HANS

A tecnologia Kevlar® é peça fundamental no dispositivo HANS, peça em formato de U ligado ao capacete dos pilotos que ajuda a absorver os impactos, que são fortes o bastante para danificar as vértebras.

Chassi

O Kevlar® está na estrutura dos chassis, que exige atributos específicos de robustez, resistência ao impacto e peso leve, substituindo o plástico reforçado com fibra de vidro, evitando que a carroceria se estilhace ou deixe detritos perigosos na pista após um acidente.

Balaclavas e macacões

O Kevlar®, juntamente com outra fibra da DuPont, o Nomex®, está presente na balaclava (aquela espécie de capuz que os pilotos colocam sob o capacete) e no macacão dos competidores. Esse equipamento é de extrema importância em caso de combustão causada por colisões. O equipamento não é pesado, visando o conforto dos competidores. Além disso, eles são feitos para suportar temperaturas de até 427º C.

Motor, tanque de combustível e carenagem

Também presente na estrutura desses equipamentos, a fibra da DuPont tem o objetivo de proteger em caso de combustão ou explosão, uma vez que são áreas sujeitas a altas temperaturas, além de ajudar com sua incrível resistência e flexibilidade. Por isso, os carros possuem tecnologias como painéis Nomex® Honeycomb e painéis de intrusão Kevlar®. Estes painéis também são encontrados em áreas do cockpit, asas dianteiras e traseiras e outros.


Mangueiras, cintos automotivos, correias, pastilhas de freio, embreagens e gaxetas

Usado para aumentar a segurança, desempenho e durabilidade desses equipamentos fundamentais.

Adendo: da F1 para as ruas do Brasil

O Brasil tem aproximadamente 265 mil veículos licenciados com proteção balística, o que coloca o país em primeiro lugar do mundo em frota de carros blindados. O mesmo Kevlar® que protege os profissionais da F1 também está nesses veículos que rodam pelas ruas do país.

Fonte: 2PRÓ Comunicação

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