O mercado de carros elétricos no Brasil está em constante crescimento, e os números impressionantes confirmam essa tendência. Desde a chegada dos primeiros modelos ao país, em meados da década passada, o interesse dos consumidores tem crescido a cada ano. Recentemente, o setor atingiu um marco histórico com a venda de mais de 10 mil carros elétricos no país, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Outro número impressionante que chama a atenção no mercado de carros elétricos no Brasil é a quantidade de postos de recarga disponíveis em todo o país. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em agosto de 2022, existiam mais de 1,2 mil pontos de recarga em operação no território nacional. Esse número representa um aumento de mais de 300% em relação a 2018, quando o país contava com apenas 300 pontos de recarga.
"À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver carregadores mais eficientes, mais rápidos e mais inteligentes no mercado. Com mais e mais postos de recarga sendo instalados em todo o mundo, a recarga de carros elétricos está se tornando cada vez mais fácil e conveniente", explica o CEO da Rinno Energy, Fabrizio Romanzini.
Romanzini diz que o Brasil tem se destacado também no mercado de ônibus elétricos.
Outro número impressionante que chama a atenção no mercado de carros elétricos no Brasil é a quantidade de postos de recarga disponíveis em todo o país. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em agosto de 2022, existiam mais de 1,2 mil pontos de recarga em operação no território nacional. Esse número representa um aumento de mais de 300% em relação a 2018, quando o país contava com apenas 300 pontos de recarga.
"À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver carregadores mais eficientes, mais rápidos e mais inteligentes no mercado. Com mais e mais postos de recarga sendo instalados em todo o mundo, a recarga de carros elétricos está se tornando cada vez mais fácil e conveniente", explica o CEO da Rinno Energy, Fabrizio Romanzini.
Romanzini diz que o Brasil tem se destacado também no mercado de ônibus elétricos.
"Os carregadores ultra-rápidos, por exemplo, são capazes de fornecer até 350 kW de energia para as baterias dos veículos elétricos, permitindo que os motoristas recarreguem seus veículos em apenas alguns minutos. Tanta evolução impacta também no crescimento da demanda por veículos elétricos como ônibus, por exemplo. Já percebemos dezenas de transportadoras optando por caminhões elétricos para a entrega, chamados de last mile. Que também precisam de uma carga rápida pois rodam muito. O que é um primeiro passo para o uso em caminhões de grande porte e jornada mais longa."
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que, em 2021, foram produzidos mais de 1,3 mil ônibus elétricos no país, um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Esses números impressionantes mostram que o Brasil está cada vez mais comprometido em tornar a mobilidade elétrica uma realidade no país.
"As empresas estão desenvolvendo novas tecnologias para tornar os carregadores mais eficientes e mais rápidos. Isso reduz o tempo de carga e estimula as pessoas e empresas a migrar a matriz energética dos seus veículos e meios de transporte. Na Europa já se discute muito sobre o uso da tecnologia DC e como preservar e prolongar a vida útil da bateria. Para não superaquecer a bateria e reduzir a vida útil dela. Como, por exemplo, em celulares que a bateria superaquece e rapidamente perde a sua capacidade", diz.
Da tomada doméstica para o carregamento DC
As primeiras tentativas de carregamento para veículos elétricos eram feitas com a utilização de tomadas domésticas. Embora fosse uma opção prática e barata, a recarga lenta e a falta de segurança desses sistemas tornaram-se um obstáculo para a popularização dos carros elétricos. A demanda por carregadores mais eficientes e seguros levou à criação de sistemas de carga mais sofisticados, como os carregadores de parede e estações de recarga públicas.
Inicialmente, esses sistemas ainda utilizavam corrente alternada (AC) para carregar as baterias dos carros elétricos. Porém, sabe-se hoje que a carga AC é uma forma mais prática e barata para quem utiliza veículos elétricos na cidade e busca o melhor custo-benefício ao ter um carro elétrico. A carga DC é a melhor alternativa para quem procura por uma recarga rápida, necessidade para motoristas que percorrem longos trechos diários, e necessitam carregar seus veículos em pouco tempo.
"No hemisfério norte tem se optado muito pela carga AC em residências e empresas com motoristas que percorrem trechos curtos. Para quem precisa percorrer longas distâncias ou não precisa estar sempre rodando, a solução para esses problemas foi a utilização de carga de corrente contínua (DC). A carga DC é capaz de fornecer mais energia para as baterias dos veículos elétricos em menos tempo, permitindo que os motoristas recarreguem seus veículos em minutos, em vez de horas", explica o CEO da Rinno Energy.
Outra tendência importante no mercado de carregadores para carros elétricos é a integração de soluções inteligentes, como a comunicação sem fio e a automação. Os carregadores inteligentes podem se comunicar com a rede elétrica e com os carros elétricos para determinar a melhor hora para recarregar os veículos. Isso pode ajudar a equilibrar a demanda de energia da rede elétrica e evitar sobrecargas durante os horários de pico.
"As perspectivas para o futuro próximo do mercado de baterias para carros elétricos são animadoras. As baterias de íons de lítio, que são as mais comuns nos carros elétricos, estão se tornando mais baratas e mais eficientes. Novas tecnologias de baterias, como as baterias de estado sólido, também estão sendo desenvolvidas, o que pode permitir baterias ainda mais eficientes e mais leves", finaliza.
Fonte: imprensa rinno energy
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que, em 2021, foram produzidos mais de 1,3 mil ônibus elétricos no país, um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Esses números impressionantes mostram que o Brasil está cada vez mais comprometido em tornar a mobilidade elétrica uma realidade no país.
"As empresas estão desenvolvendo novas tecnologias para tornar os carregadores mais eficientes e mais rápidos. Isso reduz o tempo de carga e estimula as pessoas e empresas a migrar a matriz energética dos seus veículos e meios de transporte. Na Europa já se discute muito sobre o uso da tecnologia DC e como preservar e prolongar a vida útil da bateria. Para não superaquecer a bateria e reduzir a vida útil dela. Como, por exemplo, em celulares que a bateria superaquece e rapidamente perde a sua capacidade", diz.
Da tomada doméstica para o carregamento DC
As primeiras tentativas de carregamento para veículos elétricos eram feitas com a utilização de tomadas domésticas. Embora fosse uma opção prática e barata, a recarga lenta e a falta de segurança desses sistemas tornaram-se um obstáculo para a popularização dos carros elétricos. A demanda por carregadores mais eficientes e seguros levou à criação de sistemas de carga mais sofisticados, como os carregadores de parede e estações de recarga públicas.
Inicialmente, esses sistemas ainda utilizavam corrente alternada (AC) para carregar as baterias dos carros elétricos. Porém, sabe-se hoje que a carga AC é uma forma mais prática e barata para quem utiliza veículos elétricos na cidade e busca o melhor custo-benefício ao ter um carro elétrico. A carga DC é a melhor alternativa para quem procura por uma recarga rápida, necessidade para motoristas que percorrem longos trechos diários, e necessitam carregar seus veículos em pouco tempo.
"No hemisfério norte tem se optado muito pela carga AC em residências e empresas com motoristas que percorrem trechos curtos. Para quem precisa percorrer longas distâncias ou não precisa estar sempre rodando, a solução para esses problemas foi a utilização de carga de corrente contínua (DC). A carga DC é capaz de fornecer mais energia para as baterias dos veículos elétricos em menos tempo, permitindo que os motoristas recarreguem seus veículos em minutos, em vez de horas", explica o CEO da Rinno Energy.
Outra tendência importante no mercado de carregadores para carros elétricos é a integração de soluções inteligentes, como a comunicação sem fio e a automação. Os carregadores inteligentes podem se comunicar com a rede elétrica e com os carros elétricos para determinar a melhor hora para recarregar os veículos. Isso pode ajudar a equilibrar a demanda de energia da rede elétrica e evitar sobrecargas durante os horários de pico.
"As perspectivas para o futuro próximo do mercado de baterias para carros elétricos são animadoras. As baterias de íons de lítio, que são as mais comuns nos carros elétricos, estão se tornando mais baratas e mais eficientes. Novas tecnologias de baterias, como as baterias de estado sólido, também estão sendo desenvolvidas, o que pode permitir baterias ainda mais eficientes e mais leves", finaliza.
Fonte: imprensa rinno energy
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