segunda-feira, 13 de março de 2023

Qual a desvalorização dos 10 principais carros usados do país?

 

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Depois de um período de alta incomum das cotações dos veículos seminovos durante a pandemia, fato ocorrido em razão da quebra de produção dos modelos zero km, a Mobiauto já havia alertado no final de 2022 para a reversão dessa escalada dos preços. Com a regularização de produção nos últimos meses, em que praticamente não há mais falta de veículos novos para pronta-entrega, a tendência era que os seminovos – carros com até 4 anos de uso – ingressassem em um movimento de desvalorização. E foi exatamente isso o que a empresa advertiu em dezembro... e o que ela acaba de confirmar agora, em março, fruto de uma pesquisa exclusiva. Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (130% de aumento de faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento preciosíssimo com os dez modelos mais anunciados da plataforma, estendendo sua pesquisa para veículos ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol. Recém-incorporada ao banco PAN, a empresa fez a pesquisa de quanto esses carros custavam em fevereiro de 2022 e repetiu a apuração no mês passado. Best-sellers do mercado de seminovos, esses dez modelos, na média dos quatro anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 5,39% de um ano pra cá. De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 5% indica uma acomodação nos preços que, quando vista em um período mais dilatado, indica que todos eles, sem exceção, continuam sendo classificados como “bons negócios”.

Castro Jr. explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos acabaram por elevar as cotações dos seminovos entre 2020 e 2021. Carro não sobe de preço em mercados de economia estável como a nossa. Isso só ocorreu porque o zero ficou muito alto, faltou produto nas lojas, e o seminovo acompanhou a alta. Só que esses carros subiram mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de cinco pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz. Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”. “Qualquer percentual abaixo de 3% é visto como uma espécie de empate técnico. Ou seja: o cidadão que adquiriu um desses carros um ano atrás vai revendê-lo hoje por praticamente o mesmo valor que pagou”, exemplifica o CEO da Mobiauto. Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2022 a 2019, o universo da pesquisa abrange um total de 163 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023. Veja os três campeões: · Fiat Strada Working 1.4 / 2020 > 3,86% · Chevrolet Onix Depois de um período de alta incomum das cotações dos veículos seminovos durante a pandemia, fato ocorrido em razão da quebra de produção dos modelos zero km, a Mobiauto já havia alertado no final de 2022 para a reversão dessa escalada dos preços. Com a regularização de produção nos últimos meses, em que praticamente não há mais falta de veículos novos para pronta-entrega, a tendência era que os seminovos – carros com até 4 anos de uso – ingressassem em um movimento de desvalorização. E foi exatamente isso o que a empresa advertiu em dezembro... e o que ela acaba de confirmar agora, em março, fruto de uma pesquisa exclusiva. Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (130% de aumento de faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento preciosíssimo com os dez modelos mais anunciados da plataforma, estendendo sua pesquisa para veículos ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol. Recém-incorporada ao banco PAN, a empresa fez a pesquisa de quanto esses carros custavam em fevereiro de 2022 e repetiu a apuração no mês passado. Best-sellers do mercado de seminovos, esses dez modelos, na média dos quatro anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 5,39% de um ano pra cá. De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 5% indica uma acomodação nos preços que, quando vista em um período mais dilatado, indica que todos eles, sem exceção, continuam sendo classificados como “bons negócios”. Castro Jr. explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos acabaram por elevar as cotações dos seminovos entre 2020 e 2021. Carro não sobe de preço em mercados de economia estável como a nossa. Isso só ocorreu porque o zero ficou muito alto, faltou produto nas lojas, e o seminovo acompanhou a alta. Só que esses carros subiram mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de cinco pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz. Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”. “Qualquer percentual abaixo de 3% é visto como uma espécie de empate técnico. Ou seja: o cidadão que adquiriu um desses carros um ano atrás vai revendê-lo hoje por praticamente o mesmo valor que pagou”, exemplifica o CEO da Mobiauto. Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2022 a 2019, o universo da pesquisa abrange um total de 163 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023. Veja os três campeões: · Fiat Strada Working 1.4 / 2020 > 3,86% · Chevrolet Onix 1.4 Effect / 2019 > 3,67% · Hyundai HB20 1.0 Evolution / 2021 > 2,56% Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes. · Jeep Compass TDI Série S 4WD / 2019 > -15,87% · Jeep Renegade Longitude TDI 4x4 / 2021 > -13,72Depois de um período de alta incomum das cotações dos veículos seminovos durante a pandemia, fato ocorrido em razão da quebra de produção dos modelos zero km, a Mobiauto já havia alertado no final de 2022 para a reversão dessa escalada dos preços. Com a regularização de produção nos últimos meses, em que praticamente não há mais falta de veículos novos para pronta-entrega, a tendência era que os seminovos – carros com até 4 anos de uso – ingressassem em um movimento de desvalorização. E foi exatamente isso o que a empresa advertiu em dezembro... e o que ela acaba de confirmar agora, em março, fruto de uma pesquisa exclusiva. Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (130% de aumento de faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento preciosíssimo com os dez modelos mais anunciados da plataforma, estendendo sua pesquisa para veículos ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol. Recém-incorporada ao banco PAN, a empresa fez a pesquisa de quanto esses carros custavam em fevereiro de 2022 e repetiu a apuração no mês passado. Best-sellers do mercado de seminovos, esses dez modelos, na média dos quatro anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 5,39% de um ano pra cá. De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 5% indica uma acomodação nos preços que, quando vista em um período mais dilatado, indica que todos eles, sem exceção, continuam sendo classificados como “bons negócios”. Castro Jr. explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos acabaram por elevar as cotações dos seminovos entre 2020 e 2021. Carro não sobe de preço em mercados de economia estável como a nossa. Isso só ocorreu porque o zero ficou muito alto, faltou produto nas lojas, e o seminovo acompanhou a alta. Só que esses carros subiram mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de cinco pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz. Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”. “Qualquer percentual abaixo de 3% é visto como uma espécie de empate técnico. Ou seja: o cidadão que adquiriu um desses carros um ano atrás vai revendê-lo hoje por praticamente o mesmo valor que pagou”, exemplifica o CEO da Mobiauto. Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2022 a 2019, o universo da pesquisa abrange um total de 163 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023. Veja os três campeões: Depois de um período de alta incomum das cotações dos veículos seminovos durante a pandemia, fato ocorrido em razão da quebra de produção dos modelos zero km, a Mobiauto já havia alertado no final de 2022 para a reversão dessa escalada dos preços. Com a regularização de produção nos últimos meses, em que praticamente não há mais falta de veículos novos para pronta-entrega, a tendência era que os seminovos – carros com até 4 anos de uso – ingressassem em um movimento de desvalorização. E foi exatamente isso o que a empresa advertiu em dezembro... e o que ela acaba de confirmar agora, em março, fruto de uma pesquisa exclusiva. Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (130% de aumento de faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento preciosíssimo com os dez modelos mais anunciados da plataforma, estendendo sua pesquisa para veículos ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol. Recém-incorporada ao banco PAN, a empresa fez a pesquisa de quanto esses carros custavam em fevereiro de 2022 e repetiu a apuração no mês passado. Best-sellers do mercado de seminovos, esses dez modelos, na média dos quatro anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 5,39% de um ano pra cá. De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 5% indica uma acomodação nos preços que, quando vista em um período mais dilatado, indica que todos eles, sem exceção, continuam sendo classificados como “bons negócios”. Castro Jr. explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos acabaram por elevar as cotações dos seminovos entre 2020 e 2021. Carro não sobe de preço em mercados de economia estável como a nossa. Isso só ocorreu porque o zero ficou muito alto, faltou produto nas lojas, e o seminovo acompanhou a alta. Só que esses carros subiram mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de cinco pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz. Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”. “Qualquer percentual abaixo de 3% é visto como uma espécie de empate técnico. Ou seja: o cidadão que adquiriu um desses carros um ano atrás vai revendê-lo hoje por praticamente o mesmo valor que pagou”, exemplifica o CEO da Mobiauto. Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2022 a 2019, o universo da pesquisa abrange um total de 163 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023. Veja os três campeões: · Fiat Strada Working 1.4 / 2020 > 3,86% · Chevrolet Onix 1.4 Effect / 2019 > 3,67% · Hyundai HB20 1.0 Evolution / 2021 > 2,56% Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes. · Jeep Compass TDI Série S 4WD / 2019 > -15,87% · Jeep Renegade Longitude TDI 4x4 / 2021 > -13,72% · Toyota Corolla 2.0 Altis S / 2021 > -13,69% Fonte: eduardopincigher@hotmail.com · Fiat Strada Working 1.4 / 2020 > 3,86% · Chevrolet Onix 1.4 Effect / 2019 > 3,67% · Hyundai HB20 1.0 Evolution / 2021 > 2,56% Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes. · Jeep Compass TDI Série S 4WD / 2019 > -15,87% · Jeep Renegade Longitude TDI 4x4 / 2021 > -13,72% · Toyota Corolla 2.0 Altis S / 2021 > -13,69% Fonte: eduardopincigher@hotmail.com%

· Toyota Corolla 2.0 Altis S / 2021 > -13,69% Fonte: eduardopincigher@hotmail.comDepois de um período de alta incomum das cotações dos veículos seminovos durante a pandemia, fato ocorrido em razão da quebra de produção dos modelos zero km, a Mobiauto já havia alertado no final de 2022 para a reversão dessa escalada dos preços. Com a regularização de produção nos últimos meses, em que praticamente não há mais falta de veículos novos para pronta-entrega, a tendência era que os seminovos – carros com até 4 anos de uso – ingressassem em um movimento de desvalorização. E foi exatamente isso o que a empresa advertiu em dezembro... e o que ela acaba de confirmar agora, em março, fruto de uma pesquisa exclusiva. Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (130% de aumento de faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento preciosíssimo com os dez modelos mais anunciados da plataforma, estendendo sua pesquisa para veículos ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol. Recém-incorporada ao banco PAN, a empresa fez a pesquisa de quanto esses carros custavam em fevereiro de 2022 e repetiu a apuração no mês passado. Best-sellers do mercado de seminovos, esses dez modelos, na média dos quatro anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 5,39% de um ano pra cá. De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 5% indica uma acomodação nos preços que, quando vista em um período mais dilatado, indica que todos eles, sem exceção, continuam sendo classificados como “bons negócios”. Castro Jr. explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos acabaram por elevar as cotações dos seminovos entre 2020 e 2021. Carro não sobe de preço em mercados de economia estável como a nossa. Isso só ocorreu porque o zero ficou muito alto, faltou produto nas lojas, e o seminovo acompanhou a alta. Só que esses carros subiram mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de cinco pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz. Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”. “Qualquer percentual abaixo de 3% é visto como uma espécie de empate técnico. Ou seja: o cidadão que adquiriu um desses carros um ano atrás vai revendê-lo hoje por praticamente o mesmo valor que pagou”, exemplifica o CEO da Mobiauto. Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2022 a 2019, o universo da pesquisa abrange um total de 163 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023. Veja os três campeões: · Fiat Strada Working 1.4 / 2020 > 3,86% · Chevrolet Onix 1.4 Effect / 2019 > 3,67% · Hyundai HB20 1.0 Evolution / 2021 > 2,56% Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes. · Jeep Compass TDI Série S 4WD / 2019 > -15,87% · Jeep Renegade Longitude TDI 4x4 / 2021 > -13,72% · Toyota Corolla 2.0 Altis S / 2021 > -13,69% Fonte: eduardopincigher@hotmail.com1.4 Effect / 2019 > 3,67%

· Hyundai HB20 1.0 Evolution / 2021 > 2,56% Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes. · Jeep Compass TDI Série S 4WD / 2019 > -15,87% · Jeep Renegade Longitude TDI 4x4 / 2021 > -13,72% · Toyota Corolla 2.0 Altis S / 2021 > -13,69% Fonte: eduardopincigher@hotmail.com


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