VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Mais de 1,8 milhão de veículos Chrysler, Dodge, Ram e Jeep® nas estradas dos Estados Unidos e Canadá avisam os motoristas se um caminhão de bombeiros, ambulância ou outro perigo se aproxima, utilizando o recurso Sistema de Alerta de Veículos de Emergência (EVAS) da plataforma de veículos conectados Uconnect.
Um recurso padrão do Uconnect que mantém os motoristas de veículos a partir do ano-modelo 2018 cientes do que acontece ao seu redor com segurança, o EVAS é uma inovação que surgiu do programa Stellantis Star*Up, que estimula e recompensa a inovação dos funcionários.
“A ampla implantação do EVAS na América do Norte demonstra como a Stellantis está aproveitando o poder da conectividade e da tecnologia veicular do V2X para tornar a mobilidade mais segura para nossos clientes”, disse Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. “O cuidado com nossos clientes é primordial em todos os mercados em que atuamos, é a base de nossa transformação em uma empresa de tecnologia de mobilidade. Temos orgulho de ser a primeira fabricante global de veículos a tornar o alerta digital do V2X um recurso de segurança padrão para nossos clientes conectados, e estamos continuamente procurando expandir seus recursos.”
Os alertas do EVAS vêm da plataforma Safety Cloud da HAAS Alert, uma solução de alerta digital e de conexão veicular (vehicle-to-everything ou V2X) usada por milhares de frotas rodoviárias públicas e privadas na América do Norte. Além dos veículos de emergência, o Safety Cloud recebe e fornece notificações de caminhões de reboque, veículos parados, trechos em obras e placas de seta, entradas de rodovias e outros ativos e equipamentos conectados na estrada.
Elaborado com base no EVAS, a Stellantis agora está avaliando uma próxima etapa nas notificações ativas de segurança do motorista V2X com o Hazard Enhanced Location Protocol (H.E.L.P. ®), trabalhando com o Emergency Safety Solutions Inc.
H.E.L.P. oferece avisos para os motoristas que estão se aproximando de um veículo parado. Veículos parados no acostamento ou na estrada representam um perigo significativo para os outros motoristas, especialmente à noite ou quando as condições climáticas reduzem a visibilidade – uma situação que nos Estados Unidos contribui em média para um acidente a cada sete minutos e mata ou fere mais de 40 pessoas por dia, de acordo com pesquisa publicada no Accident Analysis and Prevention, uma criteriosa publicação de saúde pública.
Como o H.E.L.P. funciona
Quando ativado em um veículo parado, o H.E.L.P. envia um aviso sobre o veículo e sua localização exata para o Safety Cloud do HAAS Alert, que transmite uma notificação aos veículos que se aproximam equipados com o Uconnect (ou motoristas que usam outros sistemas móveis e no painel conectados ao Safety Cloud). Isso dá aos motoristas 15 a 20 segundos de aviso prévio, o que equivale a uma distância de aproximadamente um quarto de milha ou 500 metros, considerando a velocidade média da rodovia.
Com o H.E.L.P., os veículos parados poderão compartilhar mensagens críticas de segurança com todos os veículos que se conectarem à plataforma Safety Cloud, desbloqueando um novo recurso fundamental na tecnologia veículo-a-veículo e ajudando a melhorar a segurança rodoviária para todos os motoristas.
O H.E.L.P. pode ser ativado manualmente pelo motorista quando o veículo está parado ou automaticamente em situações críticas de segurança, como colisões ou estouro de pneus.
Um aprimoramento potencial para veículos equipados com H.E.L.P. com iluminação LED é a adição de Alertas de Iluminação H.E.L.P., que pisca as luzes de aviso de perigo e outras luzes externas em uma taxa e padrão cientificamente ajustados para atrair melhor a atenção visual dos motoristas que se aproximam.
Base para recursos futuros
Alertas EVAS, chamadas de ajuda e relatórios sobre o estado do veículo por meio do aplicativo Uconnect formam a base que aplica os dados do veículo para ajudar os clientes da Stellantis. Os proprietários tem acesso a serviços valiosos com os recursos de assinatura ativados do SiriusXM Guardian, que incluem rastreamento de veículos roubados, assistência virtual ao motorista e partida remota baseada em celular.
"A tecnologia que oferecemos hoje ajuda a preparar o terreno para futuras inovações nos veículos", disse Mamatha Chamarthi, Stellantis Head of Global Software Business Management. “Começa com o fundamento de que segurança é um padrão. A partir daí, cresce para oferecer aos proprietários recursos convenientes sob demanda quando eles se conectam e se inscrevem. Esses recursos de software resultam em uma experiência de cliente aprimorada e altamente valorizada com nossas marcas icônicas.”
O desenvolvimento de tecnologia avançada que aumenta a segurança do veículo e mantém os motoristas informados, incluindo o uso de soluções V2X e sistemas de veículos conectados, é um elemento fundamental do compromisso da Stellantis com o plano estratégico Dare Forward 2030 para oferecer mobilidade de ponta com o objetivo de se tornar o número um em satisfação do cliente para nossos produtos e serviços em todos os mercados com operações da Stellantis.
A Stellantis está desenvolvendo STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive, três plataformas de tecnologia totalmente novas
que serão implantadas em escala nas quatro plataformas de veículos STLA
para propulsão elétrica (BEV) a partir de 2024. A estratégia de
software da Stellantis visa gerar cerca de US$ 21,9 bilhões/€ 20 bilhões
em receitas anuais incrementais até o final da década, apoiadas por um
investimento de mais de US$ 32,8 bilhões/€ 30 bilhões em eletrificação e
software até 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.