terça-feira, 15 de agosto de 2023

COLUNA VER-O-CARRO | No ano que completa 25 anos, Fiat Strada ganha mudanças visuais e mecânicas

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br      

Há uma máxima no futebol em que “em time que está ganhando, não se mexe”. Certo?
Para a Fiat, errado. Carro líder de vendas em números gerais, a Strada entra na gama 2024
de visual renovado nas versões mais caras, motor turbo e em clima de festa, pois são 25
anos de mercado, com direito a versão comemorativa. Tudo isto para se manter na
primeira posição, conquistada há dois anos. Desde outubro de 1998, o modelo foi o
pioneiro em ter cabine estendida, cabine dupla e porta de acesso ao banco traseiro.
Para a versão de entrada Endurance, focada para quem põe a caminhonete para trabalho,
foi decretada a morte do vetusto motor Fire Evo 1.4, e em seu lugar, entra o Firefly 1.3
de até 107 cv/13,7 kgfm, antes restrito às demais versões; com a troca do motor, agrega
direção elétrica. Na Freedom, aos amantes de lifestyle, entram novas rodas de liga-leve,
e na Volcano, não teve mudanças na lista de itens. Todas têm novo volante com Fiat
Script, emprestado de Argo e Cronos.
Foi nas versões Ranch e na inédita Ultra que a Fiat pôs a cereja do bolo na Strada 2024.
Nelas, foram aplicados as novas grade frontal, para-choque integrado, faróis de neblina
em LED, rodas aro 16 próprias e skidplate, além, é claro, do motor Firefly 1.0 turboflex
T200 de 130 cv/20,4 kgfm, câmbio CVT e modo Sport no volante, presente no Pulse e no
Fastback, e em breve, no Peugeot 208. É peculiar da Ultra frisos vermelhos e bordados
nos encostos dos bancos dianteiros com o nome da versão. Senti falta de painel de
instrumentos digital de 7 polegadas emprestado do Pulse e da multimídia de 8,4 polegadas
oriunda do Jeep Renegade (vamos corrigir isto, Fiat?).
1 Radialista, locutor comercial e comunicador. Apaixonado por carros desde criança, em novembro de 2021,
criou e mantém a página Ver-o-Carro nas redes sociais, informando sobre o que é destaque no noticiário
automotivo, com orgulho de ser do Pará.
Como são 25 anos de revolução entre as picapes pequenas, a Fiat Strada festeja com a
Edizione 25, de tiragem limitada a 1.025 exemplares, todas numeradas. Vem com rodas
escurecidas, adesivos da série próximos a lanterna, teto preto em contraste com a cor
Cinza Strato, retrovisores em preto brilhante, nome Ultra em bordado vermelho no
encosto dos bancos dianteiros e acessórios genuínos Mopar, como pedaleiras esportivas,
Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros.

Os preços foram tabelados em:

 Fiat Strada Endurance 1.3 manual: R$ 100.990;
 Fiat Strada Freedom cabine simples 1.3 manual: R$ 106.990;
 Fiat Strada Freedom cabine dupla 1.3 manual: R$ 112.990;
 Fiat Strada Volcano 1.3 manual: R$ 114.990;
 Fiat Strada Volcano 1.3 CVT: R$ 120.990;
 Fiat Strada Ranch 1.0 Turbo T200 CVT: R$ 132.990;
 Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo T200 CVT: R$ 132.990;
 Fiat Strada Edizione 25 1.0 Turbo T200 CVT: R$ 135.990.


Audi e-tron evolui para Q8 e-tron e, junto, traz o novo padrão da marca


A Audi, em sintonia com a nova linguagem da marca das quatro argolas, lança no Brasil
o Q8 e-tron e o Q8 Sportback e-tron, os novos batismos do antigo e-tron; junto,
acompanha uma remodelagem no visual dianteiro do SUV elétrico. O modelo introduz
no país o novo padrão global de nomenclatura da linha e-tron: a partir de agora, os
próximos lançamentos das linhas A e Q com número final par receberão a motorização
elétrica, enquanto os modelos com dígito final ímpar seguirão com a motorização a
combustão ou híbrida.
A identificação do carro também está presente discretamente na coluna B em preto
brilhante, e na dianteira, a grade recebe iluminação em LED na parte superior, novos
faróis full-LED matriciais e a nova logomarca em 2D fosco. Usando materiais
sustentáveis, como PET reciclável e couro e tecido Dinamica, com o volante e apoio de
braço das portas em couro, o interior não teve mudanças visuais frente ao antigo e-tron.
Outro que não mudou foi a motorização. Mantém os 408 cv/67,7 kgfm, capaz de acelerar
de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, limitado eletronicamente em 200 km/h, atuando em
sintonia com a tração integral quattro. No motor traseiro, passou de 12 para 14 o número
de bobinas eletromagnéticas, gerando menor consumo e 1/3 a mais de autonomia (332
km no SUV e 342 km no Sportback) nas novas baterias, que trocam cobalto por alumínio
na composição. A capacidade de recarga também foi ampliada, suportando até 170 kW,
e indo de 10 a 80% em meia hora.
Independente da carroceria ser SUV ou Sportback, o Audi Q8 e-tron chega somente na
versão Performance Black, por R$ 669.990 e R$ 699.990, respectivamente, com som
Bang & Olufsen, faróis Matrix LED com setas dinâmicas, piloto automático adaptativo,
câmera 360º, suspensão pneumática e instrumentação digital entre os itens. Ainda existe
a série Launch Edition: R$ 681.990 para o SUV e R$ 711.990 para o Sportback. Entre os
itens opcionais de ambas as versões estão faróis digitais Matrix LED, incluindo projeções
e animações (R$ 25.000), e retrovisores virtuais em forma de câmera (R$ 15.000). Já o
carregador portátil de 22 kW (R$ 16.500) é item opcional da versão Performance Black.
Caso prefira assinar, os planos de 36 meses no Audi Signature Luxury começam em R$
15.050.


 Transporte público brasileiro tem perfil traçado por pesquisa inédita


Maior modal no deslocamento de passageiros pelo país, o transporte público por ônibus
foi alvo de levantamento da CNT – Confederação Nacional do Transporte e da NTU –
Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, cujos dados foram
publicados durante o Seminário NTU 2023, maior evento do segmento, realizado em
Brasília entre os dia 8 e 9 de agosto. Atualmente, o setor conta com 107 mil ônibus
distribuídos entre 1.577 empresas. De acordo com a pesquisa, entre as de maior porte,
82,2% possuem mais de cem funcionários, 84,5% têm mais de 20 anos de atuação no
mercado, e 59,5% tem origem familiar no negócio.
Outros dados divulgados revelam que 2/3 das empresas entrevistadas pela CNT (69%)
operam apenas com transporte público de passageiros, enquanto 19% da amostra tem
atividade em outro ramo. Entre os desafios apontados, a questão do custeio da atividade
ganha destaque: 36,2% das empresas têm a tarifa paga pelo usuário como a principal
remuneração, e 51,1% carecem de qualquer subsídio público. Chama atenção também a
questão da violência, que tem afetado a maioria das operadoras do setor: 59,2% foram
vítimas de assalto e 40,2% sofreram ato de depredação no último ano, sendo que uma em
cada cinco (20,1%) tiveram veículos incendiados no período.
E a pandemia da COVID-19 foi responsável pela diminuição em 24,4% no número de
viagens realizadas, entre 2019 e 2022, o que representa cerca de 8 milhões de trajetos
urbanos a menos. Mesmo com um aumento de 12,1% na demanda (número de passageiros
transportados) e de 10,3% na produtividade (número de passageiros transportados por
quilômetro rodado) em 2022, na comparação com 2021, o segmento não recuperou os
patamares pré-pandemia, conforme divulgado no Anuário 2022-2023 da NTU. Além
disso, “a idade média da frota aumentou em 4,2%, chegando a 6 anos e 4 meses – aliás, é
também o maior valor registrado nos últimos 28 anos. É importante observar esses
indicadores, porque o custo e a idade dos veículos afetam a qualidade do serviço prestado
ao passageiro”, observou o presidente executivo da entidade, Francisco Christovam.



EXPRESSO MOTORIZADO


 Começou no último sábado, 12, em Petrolina (PE), mais uma edição do tradicional
Rally dos Sertões, cuja chegada acontecerá neste sábado, 19, na praia do Preá, em
Cruz (CE). Pentacampeão da competição, o piloto Guiga Spinelli e seu navegador
Paulo Fiuza marcam o retorno da Mitsubishi ao maior rali das Américas, após
sete anos, com direito a equipe oficial e categoria T1-FIA, preparada de forma
dedicada para a exclusiva L200 Triton Sport R. Com Youssef Haddad, a
Mitsubishi patrocina na categoria T2 Production. Ao longo dos oito dias, serão 62
unidades da L200 Triton à disposição dos organizadores e fiscais de prova para
todo e qualquer tipo de apoio a pilotos e navegadores, desde o reboque até serviços
de socorro. E o Sertões foi a inspiração para a marca japonesa dos três diamantes
criar a L200 Triton Savana em versão limitada, como forma de celebrar a
parceria que já dura 20 anos. Custa R$ 311.990.
 Outra marca que tem motivos para festejar é a Volkswagen. Todos os carros da
marca fabricados no Brasil (Nivus, Polo, Saveiro, T-Cross e Virtus) ganharão
adesivo na porção inferior do para-brisa traseiro festivos aos 20 anos da tecnologia
Total Flex, lançada no Gol Power 1.6. Junto, vem com um QR Code direcionando
ao aplicativo do programa Abasteça Consciente, que calcula qual combustível é
mais rentável no comparativo de preços.
 Fiat Fastback mexe nos acabamentos no novo ano modelo 2024. Couro passa a
estar presente na forração do painel de instrumentos nas versões Impetus e
Limited Edition Powered by Abarth, e tecido na mesma região vai na Audace. É
de se estranhar a troca do acabamento nos grafismos externos das versões Impetus
e Limited. Na 2023, a primeira usava cromados, e a segunda, tom escurecido.
Agora é o inverso. E de quebra, a Limited recebe novas rodas de liga-leve aro 18
diamantadas. Os preços variam de R$ 138.990 a R$ 162.990.
 Próximo lançamento da Chevrolet, a Silverado confirma motor V8, mas nada do
6.2 do Camaro. Na grandalhona a ser vendida brevemente no Brasil, estará sob o
capô o 5.3, que nos Estados Unidos rende 360 cv/53 kgfm, com foco em economia
de combustível, em detrimento do desempenho. A tecnologia exclusiva DFM
(Dynamic Fuel Management) do V8 da Silverado adequa automaticamente a
quantidade de cilindros ativos (de zero a oito) de acordo com a necessidade
instantânea, otimizando a performance do motor e contribuindo também para o
maior conforto acústico e de rodagem do veículo. A primeira aparição pública
será na Expointer, em Esteio (RS), no final do mês.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!


GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro
E-mail: verocarro.pa@gmail.com
Instagram: @verocarro.pa
YouTube: youtube.com/VeroCarro
Blog: verocarropa.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.