VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
O dia 25 de setembro é marcado por ser comemorado o Dia Nacional do Trânsito, um dia para a conscientização de motoristas e pedestres sobre seu papel e cuidados básicos a serem tomados. Mesmo assim, anualmente, cerca de 45 mil morrem em acidentes e 300 mil sofrem lesões de natureza grave nas ruas e estradas, gerando custos de R$ 50 milhões ao erário. Diante deste cenário controverso e desafiador, há uma boa notícia: estes números podem ser atenuados com o uso de inteligência artificial (IA).
É o que declara Eduardo Vargas, gerente de desenvolvimento de negócios da Graymatics, uma das principais empresas de processamento cognitivo multimídia do mundo. Para ele, “o recurso da IA instalado em câmeras pode ser programado para captar infrações de trânsito na hora em que elas acontecem, como dirigir acima do limite de velocidade e não usar cinto de segurança, por exemplo. Assim, conseguimos aumentar a fiscalização e diminuir bastante a quantidade de situações acidentais. Outra vantagem é a possibilidade de programar o sistema para verificar a concentração de veículos em uma única via, auxiliando as autoridades na hora de gerenciar o trânsito intenso”.
De acordo com a companhia, a inteligência artificial viária é útil em situações como no chamamento mais rápido de ambulâncias em caso de acidentes, fiscalização rígida das leis de trânsito, e subsequentemente o aumento de multas e outras penalidades, detecção de assaltos em vias congestionadas ou em sinais fechados, eficiência na emissão de alertas sobre as condições de tráfego, como buracos, animais e objetos na pista, e fenômenos climáticos.
“Espero que, neste 25 de setembro, a população e as autoridades possam refletir a respeito do uso de ferramentas como IA, machine learning e big data analytics para melhorar os índices do tráfego nacional”, finaliza Vargas.
Renault aumenta participação em elétricos com a chegada do Mégane E-Tech
Tudo começou com o Zoe, passando depois pelo Kwid E-Tech, e em breve, aumenta com os comerciais Kangoo e Master. A família de carros elétricos da Renault cresce após o lançamento do Mégane E-Tech, realizado durante o Renault E-Tech Days, na última semana, após um ano de promessas. É a terceira vinda dele ao Brasil.
O visual nada lembra a linguagem adotada nos demais carros, sendo mais fidedigno ao conceitual de 2020, a “Sensual Tech”, notado pelos faróis de DRL em forma de “2”, maçanetas externas embutidas na carroceria, nova logomarca Nouvel R (a estar nos novos Renault, inclusive no Kardian), interior emborrachado e com detalhes em Alcantara, painel de instrumentos de 12”, multimídia de 9”, e é o primeiro Renault aqui vendido com pacote de assistência à condução. Com porte de SUV compacto, o Mégane E-Tech possui 4,20 metros de comprimento, 1,51 m de altura, 1,76 m de largura e distância entre-eixos de 2,68 m, favorecendo o amplo espaço interno.
Para carregar de 15 a 80% a bateria de 60 kWh que alimenta o motor de 220 cv/30,6 kgfm do crossover e medindo 11 cm de espessura, são necessários 36 minutos num carregador ultrarrápido de 130 kW e quase duas horas no wallbox de 22 kW. De acordo com o Inmetro, a autonomia gira em 337 km, mas a Renault, baseada na norma SAE J1634, fala em 481 km.
Por R$ 279.990, a Renault posicionou o Mégane E-Tech na faixa entre BYD Yuan Plus e Volvo C40, num lote inicial de 300 unidades e contemplando os 100 primeiros ganham wallbox. Quer fazer do carro uma vitrine tecnológica da francesa, mas se quer vendê-lo mais ou menos bem, será que ela não prestou atenção no Volvo EX30, que começa em R$ 219 mil?
Primeiros SERES 5 chegam ao Brasil
Recém-estreada no Brasil, a SERES Motors recebeu no começo da semana passada as primeiras unidades do SERES 5 BEV, um SUV elétrico e desempenho à altura dos melhores carros esportivos: a potência de 585 cv permite acelerar de 0 a 100 km/h em até 3,7 segundos e chegar a 200 km/h. Os carros chegaram ao Brasil no porto de Vitória e em seguida foram preparados para entrega aos clientes.
Além do desempenho, o SERES 5 BEV oferece alto nível de conforto e comodidade. Com 4,71 metros de comprimento, 1,93 metro de largura e 1,62 metro de altura, oferece amplo espaço interno para cinco ocupantes e é o único da categoria com tela de 12,3” para instrumentação e sistema multimídia com tela de 15,6” que permite conectividade para Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (com fio). A bateria de 90 kW pode ser carregada em eletroposto de 70 kWh em 36 minutos, de 20 a 90% da capacidade.
O modelo tem preço de tabela de R$ 419.900, com reservas iniciadas.
EXPRESSO MOTORIZADO
• A manhã de terça-feira, 19 de setembro, foi de divulgação e apresentação do Marcopolo Attivi Integral em Belém. O CEAMAZON – Centro de Excelência em Eficiência Energética na Amazônia, localizado dentro do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, anexo a Universidade Federal do Pará, reuniu estudantes, empresários, motoristas do transporte público e pesquisadores para um concorrido seminário, sucedido de um coffee break e uma volta a bordo do ônibus elétrico, totalmente criado e desenvolvido pela encarroçadora gaúcha.
• Embora há pouco tempo nas lojas, a linha 2024 do Nissan Kicks ganha uma novidade: a volta da versão limitada X-Play. Pela terceira vez, vem feita em apenas mil unidades e com detalhes e teto em vermelho Malbec; a carroceria passa a ser pintada de preto Premium, diferente das ofertas anteriores em branco e cinza. Chega por sugeridos R$ 140.490.
• Brasileiros residentes em Portugal e portugueses residentes no Brasil podem utilizar a carteira de motorista de seus países de origem, sem a necessidade de troca. O acordo de reciprocidade foi assinado pelo Ministro dos Transportes brasileiro, Renan Filho, em conjunto com o Ministro das Infraestruturas português, João Galamba, na sexta-feira, 22. Para gozar do benefício, a habilitação deve ser emitida no Brasil ou em Portugal, ter menos de quinze anos de emissão, com suporte digital ou físico e é válido para cidadãos com até 60 anos.
• Carro mais vendido da Toyota e líder incontestável entre os (cada vez mais combalidos) sedãs médios, o Corolla entra na linha 2024 com mudanças imperceptíveis, mas que o põem como alternativa frente aos SUVs. Novas rodas, grade frontal redesenhada, painel de instrumentos digital, saída de ar-condicionado para os bancos traseiros e multimídia maior com pareamento sem fio de smartphone são as maiores atrações. Começa em R$ 148.990, e está mais econômico na comparação com o ano modelo anterior, tanto no híbrido flex quanto no 2.0.
• Encontro entre o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa, e o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, selou um novo investimento na ordem de R$ 2,5 bilhões na fábrica do grupo em Porto Real, onde são feitos Peugeot 2008 e os Citroën C3, C3 Aircross e C4 Cactus. Na planta fabril, um novo modelo deve surgir, de nome ainda desconhecido e cujos flagras mais recentes indicam que será uma espécie de SUV cupê compacto.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro
E-mail: verocarro.pa@gmail.com
Instagram: @verocarro.pa
YouTube: youtube.com/VeroCarro
Blog: verocarropa.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.