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Há
exatos 30 anos, a Audi apresentou ao mundo o A4, que revolucionou o
segmento dos sedãs médios com
seu visual disruptivo e tecnologias inovadoras, conquistando uma legião
de seguidores em todo o mundo deste então. No Brasil, a marca das
quatro argolas comemora o aniversário do modelo em meio às celebrações
de suas três décadas no país. Entre os lançamentos
da fabricante realizados ao longo deste ano está o novo Audi A4
quattro®, que oferece a consagrada tração integral com tecnologia ultra e
novos itens de acabamento, segurança, tecnologia e conforto. Além
disso, o novo sistema de tração contribuiu para tornar
o veículo mais ágil – a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em
apenas 6,7 segundos (0,4 segundo menos do que o modelo anterior). Mais
rápido, equipado e seguro, o modelo “trintou” no auge de sua tecnologia e
sofisticação. Conheça a seguir um pouco mais
da história desse veículo que, em sua trajetória, se estabeleceu como
um dos veículos mais consagrados da montadora alemã em todo o mundo.
Primeira geração
O
ano de 1994 marcou uma virada na gama de produtos da Audi, quando as
linhas 80 e 100 foram respectivamente substituídas pelos modelos A4,
A6 e A8. Esse foi o ano de estreia do Audi A4, que apresentava uma
ruptura estilística da marca no segmento dos sedãs médios. Do novo nome
que soava chique e moderno, passando pelo desenho arredondado empolgante
e contemporâneo ao interior requintado e espaçoso,
tudo transmitia sofisticação e modernidade. O slogan “Vorsprung durch
Technik” – inovação pela tecnologia – já era usado havia algum tempo,
mas ganhou outra dimensão com a chegada do A4.
Muitos dos robustos e confiáveis componentes da linha 80 foram mantidos, mas aos poucos o modelo foi ganhando elementos que traduziam a essência e o pioneirismo da engenharia alemã, como o revolucionário motor 1.8 de quatro cilindros e 20 válvulas (cinco por cilindro) e a transmissão automática Tiptronic.
Imediatamente, o novato se tornou um best-seller: já no ano seguinte as vendas ultrapassaram as 120 mil unidades. E com tantos A4 nas ruas, propagou-se automaticamente a nova identidade visual da companhia alemã. Embora o maior e mais sofisticado A8 – o primeiro automóvel de linha com carroceria de alumínio, que além de diminuir o peso evitava corrosão e aumentava a rigidez estrutural – embarcasse mais requintes e status, foi o A4 que estampou na Audi o carimbo de marca premium.
Em
fevereiro de 1996 foi o lançamento do A4 Avant, que replicava toda a
revolução estética e tecnológica em uma carroceria perua. No Salão
de Frankfurt (Alemanha) do ano seguinte, foi a vez dos esportivos S4 e
S4 Avant. Equipados com um propulsor 2.7 V6 de 265 cavalos, eles
revelaram que um sedã médio executivo poderia se transformar em um
esportivo.
Foi
nessa fase que o A4 largou para sua longeva e vitória carreira nas
pistas. O primeiro título veio já em 1998, com o alemão Fran Biela
conquistando o campeonato de pilotos do British Touring Car
Championship.
Era
o prenúncio da poderosa RS 4, apresentada em 1999. Primeiro modelo
concebido pela divisão quattro GmbH, ela teve o seu motor apimentado
pela renomada preparadora inglesa Cosworth, membro do Audi Group desde
1998. Com 380 cavalos de potência, acelerava até os 100 km/h em apenas
4,8 segundos, marca compatível com qualquer esportivo da época.
Produzida entre junho de 2000 e agosto de 2001, somou
6.046 unidades fabricadas, convertidas agora em exemplares raros e
cobiçados por colecionadores da marca.
A
primeira geração do A4 se despede na virada da década com mais de 1,6
milhão de unidades e superando todas as expectativas da empresa.
Segunda geração
Um novo A4 chegava aos showrooms na virada do milênio, em novembro de 2000. Com linha de cintura alta e para-choques integrados à carroceria,
foi um dos automóveis esteticamente mais audaciosos de sua época. Como de costume, a versão avant veio na sequência.
Pela
primeira vez o A4 ganhava uma versão conversível, para em 2004
apresentar ao mundo o Audi conversível mais potente da história: S4
Cabriolet,
de 350 cavalos de potência.
Terceira geração
Em
2004 estreia uma nova geração que chegou a ter dez opções de motor,
quatro deles novos. Um dos destaques dessa fase foi a introdução do
sistema FSI (Fuel Stratified Injection), que elevava a eficiência da
injeção de combustível dos motores 2.0, de 200 cavalos, e 3.2 V6, de 255
cavalos.
Antes
de se despedir, em 2007, tornou-se o primeiro A4 a comportar a linha
esportiva RS 4 nas três carrocerias: perua, sedã e conversível
– todos equipados com um V8 de 40 válvulas e 420 cavalos, sendo o
Cabriolet o mais raro de todos, com apenas 1.194 unidades produzidas
entre 2006 e 2008.
Quarta geração
Um
marco na carreira do A4 ocorre em dezembro de 2007, quando a geração B8
estreia a nova plataforma modular da Audi, denominada MLP, que
servia de berço também aos estreantes A5 e Q5, entre outros modelos.
Comparado aos antecessores, era mais comprido e mais largo,
consequentemente mais espaçoso internamente.
A
quarta geração é lembrada pelos primeiros traços de um dos designers
mais influentes da história da Audi, Walter de Silva. Uma de suas
principais
assinaturas, a grade do tipo “single frame”, é uma das assinaturas dos
carros da marca até hoje. Outros ineditismos para a família A4 foram os
faróis DRL, de funcionamento diurno, e a versão Allroad – com tração
quattro e suspensão elevada, conferia caráter
aventureiro à perua Avant.
Quinta geração
Quinta
linhagem do A4, a geração B9 chegou em 2016 até 110 kg mais leve que
sua antecessora, embora novamente maior e mais espaçosa. Para
o mercado brasileiro, uma das principais novidades era a substituição
do motor 1.8 por um 2.0 de 190 cavalos e 32,6 kgfm de torque, acoplado a
um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. Para os
amantes das cada vez mais raras peruas, a A4
Avant era a única opção disponível.
Em
2020, uma reestilização chegou aos para-choques e aos conjuntos óticos
dianteiro e traseiro. Na cabine, o sistema multimídia recebeu nova
interface. Dois anos depois, o Audi mais vendido do mundo foi novamente
atualizado, agora com o consagrado motor 2.0 TFSI saltando de 190
cavalos para 204 cavalos, mantendo o torque de 320 Nm. O novo conjunto
tornou o veículo mais rápido e eficiente, baixando
a sua aceleração de 0 a 100 km/h de 7,3 para 7,1 segundos.
quattro ultra
Na linha 2024, o A4 atinge o ápice de sua performance dinâmica com a consagrada tração quattro®,
agora com a tecnologia ultra
– que eleva ainda mais os níveis de segurança, sobretudo em pisos
escorregadios. A tecnologia garante total estabilidade e controle mesmo
em desvios abruptos, onde o condutor consegue manter o carro na mão, sem
derrapagens ou escapadas indesejadas.
Tudo
começou quando o engenheiro Jörg Bensinger testava um utilitário para o
exército alemão durante o rigoroso inverno de 1976. Ao notar
que aquele 4x4 era mais rápido sobre a neve do que seus similares mais
potentes, porém com tração em apenas um dos eixos, se perguntou se um
modelo de passeio também seria mais eficiente com tração integral.
A
ideia foi então levada à diretoria da Audi para que os primeiros
protótipos surgissem no ano seguinte, montados sobre a plataforma e as
suspensões do Audi 80 – justamente o precursor do A4.
Quando
a diretoria da empresa viu como aquele carro lidava com as mais
íngremes travessias de montanha da Europa sem precisar de pneus
especiais
ou correntes para ganhar tração sobre o gelo, não hesitou em dar sinal
verde para a produção. Batizado de “quattro”, o primeiro modelo equipado
com a revolucionária tecnologia estreou no Salão de Genebra de 1980.
Disponível na rede completa de concessionários da marca das quatro argolas em todo o Brasil, o novo Audi A4 quattro® oferece duas versões de acabamento e preços entre R$ 333.990 e R$ 359.990. O modelo é um dos lançamentos que celebram os 30 anos da marca das quatro argolas no mercado brasileiro – por coincidência, a mesma idade do sedã. Vanguardista, luxuoso e eficiente, o A4 chega ao seu auge como um verdadeiro clássico.
Fonte: Audi do Brasil
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