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As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 10.174 unidades, anotaram em março último alta em suas vendas de 12,8% ante fevereiro, quando foram comercializadas 9.023 unidades. Comparado a março de 2024, o aumento é de 20,3%: 10.174 unidades contra 8.455 veículos.
No
acumulado de 2025, importados mais as unidades aqui produzidas, a
Abeifa somou 27.723 unidades, 32,8% mais em relação ao ano passado,
quando foram emplacadas 20.880 unidades.
Destaque
especial novamente para os dados de emplacamento de veículos
eletrificados no período de janeiro a março: os 25.519 veículos
eletrificados representam 50,4% do mercado total de 50.643 unidades
emplacadas.
Em
março último, com 10.174 unidades licenciadas (importados + produção
nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,5% do mercado
total de autos e comerciais leves (184.068 unidades). As 27.723
unidades emplacadas no primeiro trimestre do ano representaram
marketshare de 5,4% do total de 517.758 unidades do mercado interno
brasileiro de automóveis e comerciais leves.
“O
mercado brasileiro está em importante etapa de transição em favor do
veículos eletrificados, como no restante do mundo. Já representam 9,8%
do total de emplacamentos. Vale ressaltar que as nossas associadas,
desde o início dessa movimentação, respondem por mais de 50% de todos os
veículos eletrificados comercializados no País, fato que demonstra a
contribuição e o papel relevante dos importados ”, analisa Marcelo
Godoy, presidente da Abeifa, para quem “trata-se de um porcentual muito
salutar aos consumidores e ao setor automotivo brasileiro porque a
presença de veículos importados, com suas tecnologias up-to-date,
beneficiam os compradores e incentivam os fabricantes locais no processo
de atualização de seus produtos”.
Endosso da pesquisa
– Durante a coletiva, a Abeifa voltou a contar com a pesquisa “A
jornada de compra de veículos eletrificados”, da DadosX, que apresentou –
desta vez - uma análise comparativa entre o último trimestre de 2024 e o
primeiro trimestre de 2025, além de previsões para o segundo trimestre
deste ano. Os dados revelaram como o consumidor tem-se comportado diante
da decisão de adquirir um veículo eletrificado, apontando tendências,
mudanças de perfil e fatores decisivos na jornada de compra.
“Atual
cenário mercadológico e a pesquisa da mineradora DadosX corroboram com
os argumentos da Abeifa de que os consumidores brasileiros mostram-se
ávidos por novas tecnologias e estão muito cientes em relação à
descarbonização do meio ambiente. Esses dois pilares, tecnologia e
pegada de carbono, asseguram aos veículos importados protagonismo”,
afirma Marcelo Godoy.
Textofinal de Comunicação Integrada
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