terça-feira, 15 de julho de 2025

Barulhos no sistema de suspensão podem sinalizar peças desgastadas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

O sistema de suspensão é fundamental para garantir a estabilidade, a dirigibilidade do veículo e o conforto dos seus ocupantes. Por isso, é importante que os motoristas fiquem atentos a qualquer sinal de anomalia em seu funcionamento.

“Ruídos podem ser um sinal de alerta de componentes danificados, mas nem sempre vêm dos principais itens da suspensão. A recomendação é levar o automóvel a uma oficina de confiança para que seja feito o diagnóstico correto, evitando acidentes ou paradas inesperadas do veículo”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Segundo o profissional, os amortecedores, protagonistas da suspensão, podem ocasionar barulhos por estarem desgastados pelo tempo de uso ou comprometidos, mas outras peças do sistema também são fontes de ruídos quando apresentam folgas.

 

“Ruídos podem ser originados por folgas em componentes como buchas de bandeja, pivôs, molas quebradas ou coxins do amortecedor desgastados, especialmente quando o veículo trafega por pisos irregulares”, explica.

 

Outro item que pode provocar esse problema é a barra estabilizadora, que ajuda a controlar o movimento da carroceria, especialmente em curvas.



“As buchas e bieletas utilizadas na instalação desse componente podem sofrer deterioração e deixar folga no sistema, originando ruídos”, alerta.

 

Os coxins dos amortecedores, que conectam a suspensão à carroceria, também podem causar barulhos quando desgastados. Além disso, há coxins que isolam a carroceria do motor, os quais, quando comprometidos, também ocasionam ruídos.

“Ao identificar barulhos durante o funcionamento do veículo, é importante que um mecânico faça a avaliação para identificar a peça desgastada”, conclui.

 

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.