CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
A planta do BMW Group em Steyr está se preparando para a produção em série de sistemas de célula de combustível. A terceira geração do sistema de propulsão a hidrogênio do BMW Group será fabricada em Steyr a partir de 2028, e os centros de competência da empresa em Munique e Steyr já estão construindo os primeiros protótipos. Outros componentes do sistema de propulsão virão do polo tecnológico em Landshut.
"O lançamento do primeiro modelo de produção com célula de combustível da BMW em 2028 adicionará outro sistema de propulsão de alto desempenho e excepcional eficiência, com emissões zero, ao nosso portfólio de produtos com abordagem technology-open", diz Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Desenvolvimento. "A escolha de Steyr como local de produção demonstra claramente nosso compromisso com uma base de inovação na Europa. Os centros de competência da BMW em Munique e Steyr têm um papel fundamental no desenvolvimento de sistemas de célula de combustível inovadores."
A terceira geração do sistema de célula de combustível da BMW: mais compacta, mais potente, mais eficiente
A primeira geração do sistema de célula de combustível foi fornecida inteiramente pela Toyota Motor Corporation (Toyota) e foi instalada no BMW 535iA em 2014. A segunda geração estreou na atual frota-piloto do BMW iX5 Hydrogen. Dessa vez, a BMW desenvolveu o sistema completo de célula de combustível, enquanto as células individuais foram fornecidas pela Toyota.
Para a nova geração, o BMW Group e a Toyota estão desenvolvendo em conjunto o sistema de propulsão para veículos de passageiros, com a tecnologia central das células de combustível criando sinergias tanto para aplicações comerciais quanto para veículos de passeio. Essa colaboração permite que ambas as empresas aproveitem sinergias no desenvolvimento e na aquisição, ao mesmo tempo em que criam modelos específicos para cada marca.
A terceira geração da tecnologia de célula de combustível traz melhorias significativas:
- Design compacto: O espaço ocupado pelo sistema foi reduzido em cerca de 25%. O aumento considerável na densidade de potência permitiu uma construção muito mais compacta em comparação com a geração anterior.
- Alto grau de integração: A terceira geração pode ser integrada perfeitamente às arquiteturas futuras de veículos. Isso abre caminho para uma abertura tecnológica, que permitirá oferecer aos clientes diversas variantes de sistemas de propulsão no futuro.
- Componentes otimizados e maior eficiência: O sistema será substancialmente mais eficiente que seu antecessor. Isso está sendo alcançado com a atualização de componentes individuais baseados na tecnologia de propulsão desenvolvida em conjunto com a Toyota e por meio de estratégias operacionais aprimoradas. Esses avanços resultam em maior autonomia e desempenho, com menor consumo de energia, uma melhoria significativa em relação à segunda geração.
Expertise tecnológica do BMW Group em Munique
O BMW Group está produzindo protótipos dos sistemas altamente eficientes de célula de combustível em seu centro de competência para hidrogênio em Munique. Uma reação eletroquímica ocorre na célula de combustível, em que o hidrogênio dos tanques reage com o oxigênio do ar. Essa reação gera eletricidade que alimenta o motor elétrico e, assim, fornece energia ao veículo.
O sistema de célula de combustível não inclui apenas as próprias células, mas também todos os componentes e sistemas necessários para seu funcionamento eficiente. Isso inclui o sistema de resfriamento e os subsistemas de hidrogênio e ar. O layout compacto garante que todo o sistema de propulsão entregue os níveis de desempenho e segurança pelos quais a BMW é conhecida.
Atualmente, a produção de protótipos está focada no desenvolvimento e validação dos processos de montagem e testes, com atenção especial à industrialização, garantia de qualidade e escalabilidade a longo prazo. Paralelamente, os protótipos estão sendo usados para desenvolver a estratégia operacional e para validação em nível de sistema e de veículo. Essas etapas são cruciais para preparar a tecnologia de célula de combustível para produção em série.
Produção em série na planta do BMW Group em Steyr
A produção dos sistemas de célula de combustível está prevista para começar em 2028 na planta do BMW Group em Steyr, que possui décadas de expertise em desenvolvimento e produção de todos os tipos de sistemas de propulsão presentes na linha de modelos do BMW Group. Novos bancos de testes e instalações de produção estão sendo construídos, e edifícios estão sendo adaptados para incorporar a nova tecnologia de propulsão e aprimorá-la continuamente.
"Estamos orgulhosos de produzir mais uma tecnologia de propulsão inovadora na planta de Steyr, no futuro, juntamente com a mais recente geração de motores elétricos e a combustão," diz Klaus von Moltke, Vice-Presidente Sênior de Produção de Motores da BMW AG e Diretor da Fábrica do BMW Group em Steyr. "Isso, junto com a expertise em desenvolvimento que temos no local, torna nossa planta um exemplo claro da abordagem technology-open do BMW Group."
Produção de componentes na planta do BMW Group em Landshut
A planta do BMW Group em Landshut é responsável pela fabricação de componentes-chave para os veículos a célula de combustível. A construção de novos equipamentos e estruturas para a produção em série do BMW Energy Master, específico para hidrogênio, terá início no final de maio de 2026. O BMW Energy Master controla o fornecimento de energia no veículo, cobrindo uma faixa de tensão de 400 a 800V. Ele também atua como interface para os dados da bateria de alta voltagem. Essa unidade de controle é complementada por diversos componentes específicos para a aplicação em célula de combustível.
A produção dos primeiros protótipos do BMW Energy Master específico para hidrogênio começará em meados de 2026, a poucos quilômetros de distância, na Fábrica do BMW Group em Dingolfing, onde também foram feitos os protótipos do Energy Master para os modelos da Neue Klasse.
Assim como na frota-piloto do BMW iX5 Hydrogen, a Planta de Landshut voltará a fabricar a carcaça e a placa de pressão para a próxima geração de modelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.