CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque
A estabilidade do veículo é fundamental para a segurança no trânsito. Por isso, as peças relacionadas à dirigibilidade e ao controle do carro nas vias devem estar em boas condições. “O carro precisa responder de forma imediata aos comandos e de maneira segura e estável, mesmo em velocidades mais altas e em curvas. Para isso, algumas peças são essenciais para assegurar o bom desempenho ao volante”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Peças relacionadas à estabilidade – Segundo Leite, o conjunto de suspensão é um dos principais sistemas que garantem a estabilidade do automóvel, composto por várias peças, entre elas os amortecedores, responsáveis por amenizar os impactos sofridos pelas irregularidades das vias. “São imprescindíveis para conduzir com segurança, especialmente em curvas e também para auxiliar na frenagem”, comenta. As molas são itens que também auxiliam na absorção das oscilações provocadas por buracos, lombadas e depressões, bem como mantêm a altura adequada do veículo.
Outro item importante é a bandeja, que atua como suporte, ligando as rodas ao chassi ou monobloco. “Quando danificada, ela pode inclusive provocar a perda do controle da direção”, adverte o coordenador, lembrando também que esse componente está ligado ao alinhamento das rodas, à proteção contra forças laterais, à preservação e à limitação do movimento das rodas. O pivô é o componente que garante a conexão entre a bandeja e a manga de eixo e suporta o peso do veículo, além de ajudar a resistir aos impactos e coordenar os esforços de aceleração, frenagem e curvas.
Para estabilizar os movimentos, há a barra estabilizadora, que une os dois lados do sistema de suspensão e também está relacionada com a dinâmica de movimentação do carro. Por fim, o estado dos pneus, bem como suas medidas e calibragem, pode comprometer a dirigibilidade. “Pneus carecas e fora da medida recomendada pela montadora influenciam diretamente na estabilidade e na segurança do carro”, conclui.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.