quarta-feira, 24 de maio de 2017

Coluna #Trânsito e Vidas por Mario Divo | Os custos de manutenção do carro elétrico!


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Os custos de manutenção do carro elétrico!

Muito interessante o artigo que a Folha de São Paulo fez ao comparar os custos de manutenção do carro elétrico aos do carro tradicional, a partir de estudo do Banco de Investimentos UBS, sociedade anónima com sede na Suíça. O banco previu um "ponto de inflexão para a demanda" por veículos acionados a bateria, depois de desmontar um Chevrolet Bolt para examinar seus componentes e determinar seu custo real de produção, esse que é o primeiro veículo elétrico de longo alcance dirigido ao mercado de massa,.

O custo de ter um carro elétrico na Europa será semelhante ao de um veículo tradicional com motor de combustão, já a partir de 2018, o que levará o público a adotar esses modelos mais cedo do que era previsto, de acordo com análise do banco UBS sobre o Chevrolet Bolt. A estimativa é que fabricar um Bolt custa US$ 28,7 mil (R$ 93 mil), significativamente menos que o esperado, e que seu motor elétrico só contém três partes móveis, diante de 113 partes do de um Volkswagen Golf.


Isso se traduz em custos anuais de manutenção mais baixos, no valor de US$ 255 (R$ 829) para o Bolt, contra US$ 610 (R$ 1.982) para um Golf, segundo o cálculo do UBS. O custo total de propriedade, que incorpora combustível e outros gastos associados à operação de um veículo, vai ser equivalente ao de um veículo com propulsão convencional já a partir do ano que vem, na Europa, e o ponto de paridade será atingido em 2023, na China, e em 2025, nos Estados Unidos, de acordo com as projeções citadas.

Como resultado, o Banco UBS elevou suas projeções para a venda mundial de veículos elétricos em 50%, prevendo que 14% dos veículos vendidos no planeta, em 2025, terão motores elétricos (na Europa será de um terço do total). No momento, as vendas de carros elétricos e híbridos são de menos de 1% do total de veículos vendidos no planeta, em razão do custo elevado e da relativa indisponibilidade de infraestrutura de recarga.

Essa pesquisa nada divulgou sobre o que se prevê acontecer no Brasil. Portanto, a recomendação é a de não perder de vista os estudos e projeções a respeito, pois logo é capaz de você ter um carro elétrico na sua garagem!

  Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel

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