quarta-feira, 3 de junho de 2009

Preservando o ambiente



O novo sedan médio de luxo da Lincoln, o MKS um dos primeiros automóveis do mercado norte-americano desenvolvido para preservar o meio ambiente por intermédio da redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 (dióxido de carbono) sem perda de desempenho. Utiliza o sistema de turbos Garrett que alimenta o motor V6 do modelo, fornecido pela Honeywell Turbo Technologies.


Apresentado no Salão de Detroit do ano passado como carro-conceito, o Lincoln MKS foi lançado semana passada pela Ford no mercado norte-americano. O motor possui um sistema com a combinação da injeta direta de combustível com turboalimentação, que se aproveita desse conjunto para diminuir a poluição dos motores a combustão. O MKS é equipado com um motor V6, a gasolina, de 3,5 litros com bloco de alumínio e potência de 355 cv e torque de 48,3 kgfm, descrição semelhante aos motores V8 Premium com 4,6 litros, mas com a vantagem de proporcionar uma curva "plana" de torque, constante entre 1.500 e 5.250 rpm. Com esse conjunto, o novo motor V6 apresenta 20% na redução de consumo de gasolina e entre 7% e 15% de emissão de CO2.


"O Lincoln MKS lidera uma nova tendência da indústria automobilística. Além da menor capacidade cúbica" (processo com a denominação de engine downsizing), explica Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies no Brasil. "O sistema composto de dois turbos Garrett MGT1549S, um para cada bancada do V, distribui maior massa de ar diretamente nas câmaras de combustão. A injeção direta, de alta pressão, é feita diretamente nos cilindros, em vez de ser no coletor de admissão, proporcionando a otimização do processo de combustão e, conseqüentemente, a maior eficiência do motor. Além da vantagem de economia e redução de emissões, o sistema proporciona também um elevado padrão de dirigibilidade", completa Streck.

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