Em parceria com as Indústrias Romi, a Fundação Romi está organizando um Encontro Nacional de Romi-Isettas, que deverá acontecer no dia 19 de junho, como parte das comemorações dos 80 anos das Indústrias Romi. A previsão é que 30 Romi-Isettas, vindos de diversos lugares do Brasil devem comparecer ao evento, informa a organização do encontro. A evento começa as nove horas no Centro de Documentação Histórica – CEDOC. Neste local, os convidados serão recepcionados e visitarão o espaço expositivo que aborda a história de Santa Bárbara d'Oeste e também o Romi-Isetta. Em seguida, uma carreata por algumas das principais vias da cidade será organizada. Logo após seguirão enfileirados até a Estação Cultural, antiga estação ferroviária do município, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Lá, os pequenos carros da marca carros ficarão estacionados em exposição para que o público possa apreciar algumas das unidades do primeiro carro fabricado no Brasil. Aproveitando a ocasião, os visitantes poderão conversar com os proprietários e com os historiadores da Fundação Romi sobre aspectos e curiosidades do Romi-Isetta. Vai acontecer o show da Soul Boogie Orchestra, interpretando os maiores clássicos dos gêneros musicais que enriqueceram os anos 50, como Elvis Presley, Bill Halley, James Brown, Frank Sinatra e outros grandes sucessos da época.
A título de curiosidade, o Romi-Isetta foi o primeiro carro fabricado em série no Brasil, produzido de 1956 a 1961 pelas Indústrias Romi SA. Fundada em 1930 pelo descendente de imigrantes italianos Américo Emílio Romi e por seu enteado Carlos Chiti, a Romi buscou na iItália o projeto do Iso Isetta, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi para a fábrica de motocicletas Iso s.p.a, de Milão. O modelo foi lançado oficialmente em 5 de setembro de 1956, junto com um desfile com os primeiros 30 carros pelas principais ruas de São Paulo. Foram produzidos cerca de 3.000 carros no Brasil. O Romi-Isetta usa conceitos de aviação e aerodinâmica muito avançados para a época e foi desenhado pelo designer italiano Giovanni Michelotti, sua principal característica fica pela porta frontal única, motor transversal localizado entre-eixos e dimensões extremamente compactas. Sua velocidade máxima é alcançada em 85 km/h, e tem consumo de 25 km/l. O Romi-Isetta teve seu ciclo de vida como produto encerrado em 1961.
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