Completou 40 anos o Laboratório de acidentologia, de biomecânica e de estudos do comportamento humano (LAB), que sempre se destacou pelos estudos e inovações ao serviço da segurança, no Comitê de Construtores Francesas de Automóveis (CCFA). Criado em 1969, o LAB teve envolvido um Grupo de Interesse Econômico (GIE), e é resultado de uma parceria entre o Grupo Renault e a PSA Peugeot Citroën. A principal razão deste laboratório existir é para fazer progredir a segurança no trânsito baseando os seus esforços em três pilares: proteção dos ocupantes do automóvel, conhecer a “genética” dos acidentes para evitá-los e compreender o comportamento do motorista. O LAB sempre contribuiu para o progresso dos estudos e das análises dos acidentes, assim como das ferramentas e métodos relacionados. Também participou do desenvolvimento dos “dummies” (manequins que simulam o corpo humano nas simulações de acidentes), com o objetivo de aproximá-los, o mais fielmente possível, das características humanas. Entre os trabalhos do LAB, podemos destacar o desenvolvimento de várias inovações que marcaram a história da segurança veicular, como os limitares de esforço dos cintos de segurança, o sistema “Isofix” – para as cadeirinhas de crianças. Além de permitir demonstrar a eficácia de vários equipamentos de segurança, tais como: Sistema de Assistência em Frenagens de Urgência (AFU) e do Sistema de Controle de Trajetória. Nesses 40 anos, o LAB conquistou oito prêmios internacionais e foram objetos de 642 publicações cientificas e os profissionais do LAB participaram de 29 projetos de pesquisas francesas e européias.
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