Por www.fordparatodos.com.br
Apesar do triplo pódio da Ford no Rally da Suécia, o campeonato mundial deste ano deverá ser um dos mais equilibrados e emocionantes dos últimos tempos. A temporada 2011, com o novo regulamento da FIA que introduziu motores de 1.6 litro, turbinados e provocou mudanças no “status” das equipes para reduzir custos e estimular a participação de novas marcas, só deverá começar a pensar em favoritos a partir do Rally de Portugal, terceiro do calendário, de 24 a 27 de março, em piso de terra. Na verdade, o Rally da Suécia é uma exceção quanto ao piso e clima com temperaturas abaixo de 20 graus o que permite a pilotos que nasceram nesse ambiente maior facilidade na condução de seus carros. Caso do trio da Ford – Hirvonen e Latvala da Finlândia e Ostberg da Noruega. Já na prova do México, em piso de terra, veremos como reage a equipe Citroen. Aliás, ninguém pode se esquecer que o francês super vitorioso Sébastien Loeb, sete vezes campeão do mundo, merece todo o respeito e, além de sempre favorito, deve estar sedento por uma revanche. Mas aconteça o que acontecer, somente vamos entender a verdadeira correlação de forças do WRC 2011 após a disputa do Rally de Portugal. Aliás, em Portugal, na região do Algarve, a Ford desenvolveu proveitoso período de testes. Péssima notícia foi o novo acidente de Latvala à frente do Fiesta RS que interrompeu os treinos por um dia. Mas, conforme comentários de muitos internautas, dessa forma, os mecânicos da M-Sport, que prepara os carros da Ford, também treinaram na recuperação dos veículos e a Ford esta um passo à frente, nesse quesito, em relação às outras equipes. Num teste de alta velocidade, em piso de cascalho, perto de Tavira, a leste de Faro, no interior de Portugal, semana passada, Latvala perdeu o controle e saiu da estrada, capotando por várias vezes. Ele e seu companheiro de cockpit, Miikka Anttila saíram ilesos, mas o Fiesta RS WRC sofreu danos que obrigaram a equipe a interromper os testes. Começamos pela equipe Ford que desde 2006 é vitoriosa na Suécia. Seu principal piloto, Hirvonen, 30 anos, com 112 largadas e 13 vitórias colocou na liderança seu Fiesta RS WRC, no segundo dia da prova, e terminou o rally em primeiro. A principal surpresa, entre os primeiros, foi a ótima prova de Mads Ostberg, norueguês de 23 anos e que há muito participa de provas de rally. Latvala, apontado como um dos favoritos para esta temporada fechou o trio da Ford, em terceiro lugar. Para Ostberg, o Rally da Suécia pode ter sido a prova que faltava para se juntar aos “top five” de sempre – Loeb, Ogier, Hirvonen, Latvala e Solberg. Outro fato importante é que com o novo regulamento que fez entrar em cena os WRC equipados com motores 1.6 litro turbo, de injeção direta, menos potentes, mais limpos e, presumivelmente, mais econômicos, o Mundial ganha em espetáculo. Todos os principais protagonistas do campeonato são unânimes em considerar que os novos carros têm outra sonoridade, são mais difíceis de guiar e proporcionam momentos mais espetaculares na estrada, o que voltou a empolgar o público, a mídia e, especialmente, a TV internacional. Para alimentar mais a competição e torná-la ainda mais emocionante, provavelmente, a partir do Rally da Sardenha (Itália), de 5 a 8 de maio, teremos a participação, em fase de testes para a temporada 2012, da equipe Mini WRC. Os dois Mini Countryman, de fábrica, serão tocados por Dani Sordo (ex-Citroen) e Kris Meeke que vão acelerar o motor BMW com o objetivo de ressuscitar um mito adormecido e vitorioso de outras épocas. As maiores novidades, no entanto, podem nem ser essas. Há especulações e rumores, quase concretos, sobre o interesse da Volkswagen e dúvidas se a Toyota também colocará seus carros à prova de resistência e competência. Tudo isso seria a glória para o Marketing do campeonato, pois carros de rua seriam comparados, sob as mesmas condições, com seus concorrentes de concessionárias. Em relação a Entre as novidades, a presença do piloto russo Evgeny Novikov, de apenas 21 anos, a bordo de um Ford Fiesta WRC preparado pela equipe Stobart M-Sport. Seu co-piloto é o experiente Stéphane Prévot. Ambos pretendem estrear já no próximo Rally do México. Outro que também estréia no México é o argentino Federico Villagra ao lado do navegador Jorge Pérez Companc, com um Ford Fiesta WRC da equipe Munchi's Ford World Rally Team.
Ficha Técnica do Fiesta RS WRC 2011:
Motor – Ford Ecoboost de 4 cilindros, 16 válvulas – turbo Garrett – 1.600 cc, com injeção direta, desenvolvido por Ford M-Sport e Moteurs Pipo, com sistema de injeção eletrônica Cosworth.
Potência Máxima – 300 cv a 6.000 rpm
Suspensão – MacPherson
Tração – total – permanente nas quatro rodas
Freios – a disco ventilados Brembo de 300 a 355 mm conforme o piso
Tanque – capacidade para 80 litros de gasolina – localização central
Pneus – Michelin
Rodas – Alumínio
Dimensões: Comprimento: 3963 milímetros. Largura: 1820 milímetros. Distância entre eixos: 2.480 milímetros.
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