segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Continental comemora 140 anos de inovações para a indústria automobilística


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Printer Press Comunicação Corporativa

O Grupo Continental comemorou neste dia 8 de outubro 140 anos de contribuição para o desenvolvimento da indústria automobilística mundial. Desde a sua fundação, em 1871, a empresa com sede em Hanover (Alemanha) evoluiu de especialista em pneus a um dos líderes globais no fornecimento de componentes automotivos, um dos maiores sistemistas do mundo, com faturamento superior a € 26 bilhões, em 2010.

Ao longo de sua história, a Continental se consolidou como um parceiro confiável da indústria automotiva, com produtos de alta tecnologia e soluções inovadoras para o segmento automotivo”, avalia Mauricio Muramoto, presidente do Grupo Continental no Brasil. O executivo ressalta o foco da empresa em mobilidade individual, segurança e responsabilidade ambiental em todas as divisões que a empresa atua, como Chassis&Safety, Interior e Powertrain pela área Automotiva, além de Pneus e ContiTech pela área de Borrachas.

A Continental comprova todos os anos o seu poder de inovação através de uma multiplicidade de primeiros requerimentos de patente. Em 2011 serão requeridas patentes para cerca de 1.100 invenções, provenientes de todos os setores da empresa. O Grupo Continental tem uma expressiva atuação mundial, presente em 45 países com suas quase 200 fábricas, centros de Pesquisa e Desenvolvimento e pistas de teste. Atualmente emprega mais de 160.000 pessoas.

História

A Continental foi fundada em 1871 como sociedade anônima por nove banqueiros e industriais da Alemanha que, à época, apresentaram um capital social de € 6,3 milhões, em valores de hoje. A fábrica matriz de Hanover, com cerca de 200 funcionários, produzia, entre outros, produtos de borracha mole como bolsas de água quente, brinquedos, tecidos impregnados de borracha e pneus maciços para carruagens e bicicletas.

No fim da década de 20 realizou-se a fusão de empresas consideráveis da indústria de borracha alemã. A empresa resultante disso, a "Continental Gummi-Werke AG", produzia quase que exclusivamente na Alemanha, mas a cota de exportação aumentava continuamente. Porém, a orientação internacional da empresa só foi levada a diante no início dos anos 80 levando as atividades internacionais da Continental para além das fronteiras Européia.

No fim da década de 1990, o Grupo Continental se reorientou estrategicamente. O primeiro passo, em 1998, foi a compra do setor Automotive Brake & Chassis (Teves) das indústrias ITT. No ano de 2001, a Continental adquiriu a especialista em eletrônica internacional Temic da Daimler. Com isso, a especialista em pneus e em borracha, edifica adicionalmente um segundo apoio no ramo de fornecimento de autopeças, para poder suportar melhor o negócio cíclico. Com a compra do setor de eletrônica automotiva da firma Motorola, a Continental expande, em 2006, as atividades, entre outras, na área da telemática.

Com a incorporação da "Siemens VDO Automotive AG", a, até então, maior aquisição na história da empresa, a Continental avançou, a nível mundial, para a liga de topo de fornecedoras de autopeças. Assim, reforçamos, ao mesmo tempo, as posições de mercado na Europa, América do Norte e Ásia.

Trajetória do Grupo Continental no Brasil

No Brasil, o quadro de colaboradores do Grupo Continental é composto por mais de 6.000 pessoas, que atuam em treze unidades localizadas em pontos estratégicos do País. A instalação da VDO no município de Guarulhos aconteceu em 1959, um ano após sua chegada ao País, na cidade de Porto Alegre (RS). Com o objetivo de atender a crescente demanda do setor automobilístico em São Paulo, a empresa investiu na planta, em equipamentos de alta tecnologia e na qualificação da mão-de-obra local.

Nesses 52 anos, a Continental sempre buscou atender ao mercado brasileiro com qualidade e eficiência. Desde o início, nosso objetivo é aliar a inovação, tecnologia, segurança e o desenvolvimento sustentável na fabricação de produtos, superando as expectativas do setor e contribuindo com o crescimento do País”, afirma Mauricio Muramoto, presidente do Grupo Continental no Brasil.

Em 1992, ao completar 33 anos, a empresa foi adquirida pelo Grupo Mannesmann, originando a VDO Mannesmann. No ano de 2001, se uniu à Siemens Automotive, ampliando o seu campo de atuação. Líder mundial na fabricação de equipamentos eletrônicos e mecatrônicos para o mercado automobilístico, a Siemens VDO Automotive passou a fornecer soluções para as maiores montadoras do mundo.

No ano de 2008, a divisão automotiva da Siemens VDO foi integrada ao Grupo Continental. Com a nova união, o Grupo Continental ampliou seu campo de atuação e está entre as maiores fornecedoras da indústria automotiva. “A meta da Continental no Brasil é seguir apresentando, em 2011, o mesmo crescimento expressivo dos anos anteriores, tanto no mercado original como no mercado de reposição, sempre contribuindo para maior segurança no trânsito e atenção especial com o meio ambiente”, finaliza Muramoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.