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Por Assessoria de Imprensa do GMA
Veículo em bom estado de uso mantém o consumo de combustível dentro da média prevista pelo fabricante e também ajuda no desempenho do motor.
O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, responsável pelo Programa Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100%, iniciativa que visa incentivar o motorista a fazer manutenção preventiva do veículo, destaca a importância de fazer uma revisão no veículo em uma oficina de confiança para avaliar as condições de alguns itens que interferem diretamente em seu funcionamento.
A correia dentada, por exemplo, é um componente que merece toda atenção. É importante checar o manual do fabricante e verificar quando a mesma deve ser substituída de forma preventiva.
“Se a troca não é efetuada dentro do período indicado no manual, a correia pode romper com o motor em movimento. Neste caso, o carro para imediatamente, como se o motorista tivesse desligado. É importante ressaltar que a substituição da correia é muito mais em conta comparada à retífica de cabeçote e à troca das válvulas amassadas”, alerta o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento.
Ele também explica que como a correia funciona silenciosamente quando utilizada nos padrões sugeridos, ruídos provenientes do motor são um sinal claro de que há algum problema.
Outra dica importante é evitar o superaquecimento do motor, principalmente em estradas e congestionamentos nas grandes cidades. Portanto, é importante fazer uma revisão no sistema de arrefecimento, composto por vários itens que trabalham interligados para controlar a temperatura do motor. O nível de temperatura pode ser monitorado pelo sensor no painel. “Se estiver bem acima da metade, é melhor levar o carro a uma oficina de confiança para não correr o risco de ficar parado na rua”, recomenda Bento, enfatizando que não adianta ficar repondo a água do reservatório do líquido de arrefecimento.
Ainda sobre o motor do veículo, o motorista deve respeitar as trocas de óleo lubrificante no período indicado pela montadora. Em caso de vazamento, o essencial é procurar uma oficina de confiança para resolver problema para não colocar em risco o funcionamento do motor, além de aumentar os níveis de emissões de poluentes.
Com relação à segurança no trânsito, o GMA recomenda fazer um check-list para verificar as condições dos seguintes itens:
- Lâmpadas das lanternas e faróis;
- Palhetas do limpador do parabrisa;
- Nível do reservatório do limpador do parabrisa;
- Nível do fluido de freio (se estiver baixo, não completar, procure a oficina para verificar as pastilhas do freio);
- Calibragem dos pneus e também do estepe e desgaste dos pneus, se necessário, procure uma oficina de confiança para auxiliar nesta verificação.
- Freios suspensão (amortecedores, molas e demais componentes);
- Alinhamento de direção;
- Balanceamento de rodas;
- Rolamentos de rodas.
Além de seguir as orientações contidas no manual do fabricante, ao sinal de qualquer problema, o motorista deve procurar uma oficina de confiança para fazer uma revisão. “Protelar o reparo pode levar ao desgaste prematuro de outras peças e gerar um gasto bem maior”, lembra o coordenador do GMA. Em média, a manutenção preventiva é 30% mais em conta do que a corretiva.
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