quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Suspensão pode sofrer desgaste prematuro com ação da maresia



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Printer Press Comunicação Corporativa

 O litoral é um dos principais destinos no período de férias. Atenta a este cenário, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta motoristas para a necessidade da revisão preventiva e da lavagem apropriada da suspensão do veículo pós-viagem. O contato com a maresia pode acelerar a oxidação de peças da suspensão, principalmente se já apresentarem algum sinal de corrosão.

“Componentes como amortecedores, molas, coxins, bandejas, buchas, bieletas, batentes, pivôs e terminais podem ter a vida útil comprometida pela falta de revisão preventiva, aumentando risco de acidentes”, explica Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.

De acordo com o especialista, outra situação bastante comum é a entrada de areia em peças articuláveis, se estas estiverem com a coifa de proteção rasgada. “Ao entrar em contato com a haste e o retentor durante a movimentação do amortecedor, por exemplo, a areia vai danificar a superfície metálica da haste, danificando o retentor, e provocando vazamento da peça”, revela.

Em alguns casos, motoristas preocupados com as consequências da viagem levam o veículo em lugares especializados, para a limpeza do sistema de suspensão. No entanto, muitos estabelecimentos utilizam materiais alcalinos ou derivados de petróleo, não indicados para o procedimento. “Além de não serem adequados, esses produtos podem acelerar a corrosão das peças. O recomendado é lavar com água e sabão ou detergente neutro”, esclarece.

Revisão

O sistema de suspensão é um dos principais itens de segurança veicular. O amortecedor controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade, segurança, conforto e boa dirigibilidade.  A recomendação da Monroe é realizar a revisão dos amortecedores e das demais peças do sistema no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante. Se for constatado defeito, a substituição deverá ser providenciada imediatamente.

“É importante salientar que o período de troca pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste do que os que circulam por pistas irregulares. Ou seja, a vida útil dos componentes está diretamente ligada às condições de uso do carro”, enfatiza o coordenador.

Vale ressaltar que amortecedores recondicionados ou remanufaturados também oferecem riscos de acidentes, pois são peças reaproveitadas e com tempo excessivo de uso. Em casos de dúvidas para revisão ou substituição, o serviço de relacionamento com o cliente Monroe Resolve – 0800 166 004 – indica as revendas credenciadas, assegurando a qualidade do atendimento e a procedência do produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.