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No início de 1995, um total de 500
veículos comerciais leves da então inédita família Sprinter saía da linha de
montagem da fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf, na Alemanha. Começava ali
uma história de sucesso que culmina hoje, 20 anos depois, com o expressivo
volume de mais de 2,8 milhões de unidades vendidas em mais de 130 países.
O lançamento da Sprinter, há duas
décadas, foi um marco não só para a Mercedes-Benz, como também para o próprio
mercado. Com dimensões maiores do que existia na época, ela inovou ao criar o
segmento de “large vans”, oferecendo mais espaço e maior capacidade de
transporte de carga e de passageiros. O pioneirismo fez a Sprinter se tornar
sinônimo do segmento. Com diversas
versões de modelos e amplas opções de configuração do veículo, a novidade já se
destacava pela versatilidade de aplicação, atendendo um universo ainda maior de
clientes e novas demandas do setor.
A “grande van” causou sensação no
mercado também por suas inovações em termos de tecnologia e segurança. Ela foi,
por exemplo, a primeira a vir equipada, de fábrica, com freios a disco na
dianteira e na traseira e com sistema ABS. Como consequência, logo em seu
primeiro ano de vida, a Sprinter foi eleita “A van do ano de 1995”.
Passados 20 anos, a Sprinter da
Mercedes-Benz segue sendo pioneira no mercado de comerciais leves. Lançada na
Europa em 2013, a nova geração continuou estabelecendo referências de
segurança, consumo e emissões de poluentes.
A trajetória de sucesso mundial da
Sprinter também se repete no Brasil. Ela chegou ao País em 1997, tendo sido
comercializado até 2014 um volume superior a 113.000 unidades, entre vans de
passageiros e também furgões e chassis para transporte de cargas e prestação de
serviços. Os veículos comercializados no mercado brasileiro são produzidos pela
Mercedes-Benz Argentina.
A atuação da Empresa no mercado de
veículos comerciais leves teve início três anos antes, em 1994, quando ela
ingressou nesse segmento com a linha MB 180, fabricada na Espanha. Somando as
unidades emplacadas de MB 180 e de Sprinter, no acumulado entre 1994 e 2014, a
Mercedes-Benz já vendeu mais de 125.000 veículos comerciais leves no Brasil.
“No nosso País, a Sprinter é
referência de mercado em qualidade, agilidade, tecnologia, conforto, segurança
e excelente custo operacional”, afirma Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas
e Marketing da Sprinter no Brasil. “Ela é reconhecida pela eficiência e alta
produtividade e se destaca também pelo excelente padrão custo/benefício e pela
oferta de soluções inovadoras e customizadas para uma ampla diversidade de
aplicações”.
A família de veículos comerciais
leves Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415
CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton). Trata-se do maior e mais completo portfólio
de furgões, chassis e vans do mercado brasileiro, formado por mais de 50
modelos.
O furgão e o chassi Sprinter 311
CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por
motoristas com carteira de habilitação CNH B. Estes veículos podem circular
livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na
cidade de São Paulo, o que proporciona mais vantagens logísticas para o
segmento.
Compacta, resistente e ágil, a
Sprinter circula com facilidade e eficiência no trânsito urbano e em curtas
distâncias, destacando-se especialmente nas grandes regiões metropolitanas,
mesmo em zonas de restrição. Soma-se a isso a praticidade e a acessibilidade, o
que agiliza o dia a dia de transporte, garantindo produtividade e rentabilidade
para os clientes.
Grande diferencial da linha
Sprinter é o nível de equipamentos de série, como ESP Adaptativo 9i® (que
integra os já conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV), airbag do motorista, sistema de
ar condicionado, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e
profundidade, rádio CD/MP3, com conexão Bluetooth, fechamento central de
portas, entre outros, o que agrega valor ao veículo, atendendo aos principais
requisitos do segmento e, ainda, com um excelente custo-benefício.
Fonte: Mercedes-Benz Press
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