quinta-feira, 30 de abril de 2015

VW celebra 35 anos de história do Gol no País



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A linha 2016 do Gol comemora os 35 anos do modelo no Brasil, com inovação e recordes de produção no mercado brasileiro. Com incrementos em sua lista de equipamentos de série, o Gol oferece uma gama completa de versões e está ainda mais competitivo no segmento.

Entre as novidades da linha 2016 do Gol estão mudanças no acabamento e a adoção de detalhes cromados nas versões Comfortline e Highline, conferindo mais requinte e sofisticação ao modelo. O Gol passa a contar com retrorrefletores nos para-choques traseiros para todas as versões.

Nestes 35 anos de sucesso, o Volkswagen Gol acumula 27 anos consecutivos na liderança do mercado nacional. Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi lançado no dia 8 de maio de 1980 e está em sua 5ª geração, como protagonista de diversas marcas, recordes e inovações do setor. O modelo acumula 8,7 milhões de unidades produzidas, sendo que 7.755.071 unidades foram produzidas no Brasil e as demais em outros países como por exemplo, na Argentina, com peças fabricadas no Brasil.

Além disso, o Gol soma 6.581.972 unidades comercializadas no mercado nacional e 1,2 milhão de unidades exportadas para 66 países, sendo o automóvel nacional historicamente mais produzido, comercializado e exportado da indústria nacional.

O Gol também é o 8° modelo mais produzido do Grupo Volkswagen no mundo e o 7º mais produzido da marca Volkswagen no mundo. Antes dele os mais produzidos são, na ordem: Golf, Beetle, Jetta (incluindo Bora, Vento e Sagitar), Polo (hatch), Passat (incluindo Santana), Tranporter e Audi A4.

Versões

Trendline. Versão de entrada para o Gol – que está disponível nas carrocerias duas e quatro portas –, tem opções de motores 1.0l Total Flex de até 76 cv ou 1.6l MSI de até 104 cv. Traz de série vidros dianteiros com acionamento elétrico, desembaçador traseiro (para o Gol estão incluídos limpador e lavador).

Comfortline. Em sua opção intermediária, o Gol Comfortline (oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas) passa a trazer de série detalhes cromados na cabine, rodas de 15 polegadas, com pneus 195/55 R15 e calotas “Kalahari”, faróis e lanterna de neblina e alterações no visual: a grade dianteira é agora em preto brilhante com inserto cromado.

Essa versão traz, adicionalmente à configuração Trendline, direção hidráulica, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System, ar quente, abertura elétrica do porta-malas e itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores, maçanetas das portas e frisos laterais.

Além disso, a versão incorpora indicadores de direção (piscas) integrados nos espelhos retrovisores, defletor traseiro na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna “B” externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo “Comfortline”, para-sois iluminados, alças no teto e três apoios de cabeça no banco traseiro.

Na versão Comfortline, o Gol pode ser equipado com o motor 1.0l Total Flex de até 76 cv ou com o 1.6l MSI de até 104 cv. Oferece, ainda, a opção do câmbio automatizado I-Motion para a motorização 1.6l MSI.

Highline. Na configuração topo de linha, o Gol Highline (apenas na carroceria de quatro portas), oferecido exclusivamente com motor 1.6l MSI de até 104 cv, traz nova grade dianteira em preto brilhante com inserto cromado, frisos cromados nos faróis e detalhes internos – aro da alavanca de câmbio, molduras das saídas de ar, botões de ventilação e maçaneta, entre outros – também cromados, garantindo mais requinte e sofisticação à família Gol. As rodas de liga leve de 15 polegadas “Gobi” têm pneus 195/55 R15.

O modelo sai de fábrica com todo o conteúdo da versão Comfortline, além de ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, alarme Keyless, retrovisores com ajuste elétrico, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), faróis e lanterna de neblina, regulagem de altura e distância do volante, sensores traseiros de estacionamento e sobretapetes com pinos de fixação no assoalho, do lado do motorista, evitando sua movimentação.

Entre os opcionais para a versão Highline do Gol estão o revestimento dos bancos de couro sintético “Native” e o kit “Tecnologia”, que conta com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sistema coming/leaving home. São também opcionais as rodas de 16 polegadas “Torino”, com pneus 195/50 R16.

Gol Track e Rallye. O Gol oferece as versões aventureiras Rallye e Track, que têm em comum a maior altura em relação ao solo, comparados às demais versões do Gol. A elevação da suspensão facilita a transposição de obstáculos em estradas de terra e caminhos mal pavimentados. No total, são 28 mm a mais na suspensão do Gol Rallye e 23 mm na do Gol Track. Ambas as versões são oferecidas exclusivamente com carroceria de quatro portas.

O Gol Track tem motor 1.0l TEC Total Flex de 76 cv (etanol), sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

O Gol Rallye vem equipado com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv (etanol) e é oferecido com a opção de câmbio manual ou automatizado I-Motion – com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

Em relação aos itens de série, o Gol Rallye oferece os mesmos equipamentos do Gol Highline, com o acréscimo das molduras nas caixas de rodas, interior escurecido, faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e rodas de liga leve de 16 polegadas com o design “Pikes”, com pintura preto brilhante e acabamento diamantado (opcionalmente, na cor prata escurecida) e pneus 195/50 R16.

Para o Gol Track a lista de equipamentos inclui os mesmos itens da versão Trendline, além de direção hidráulica, abertura elétrica do porta-malas, faróis e lanterna de neblina, lanternas escurecidas, três apoios de cabeça no banco traseiro e defletor na tampa do porta-malas, entre outros itens. As rodas de aço de 14 polegadas, com calotas “Uyuni”, trazem pneus 175/70 R14.

35 anos do Gol

A trajetória vitoriosa do Gol tem uma base sólida: ele foi criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros, mas ultrapassou fronteiras. O projeto, iniciado em 1976, foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores nacionais, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. Tudo isso com capacidade para levar cinco pessoas e bagagem com conforto e um visual moderno e equilibrado, capaz de despertar a atenção por onde passasse. Para completar, um nome com profunda ligação emocional num País onde a paixão pelo futebol transcende os limites do esporte, confundindo-se em alguns momentos com civismo e orgulho nacional.

O primeiro Gol tinha motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e 47 cv (uma variação do usado no Fusca, com que conviveria até 1986) e câmbio com quatro marchas. Suas linhas eram inspiradas nas do Passat, modelo de porte médio da Volkswagen que fazia sucesso na época. Com carroceria tipo hatch e perfil aerodinâmico, o primeiro Gol era oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas. Entre os anos 1970 e o final da década de 1990, com raras exceções, carros com quatro portas não tinham aceitação no mercado brasileiro.

Já em 1981 o Gol ganhou um motor mais potente, com 1,6 litro e 67 cv, também refrigerado a ar. A primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, foi lançada em 1984. Logo em seguida viriam os motores 1,6 litro e o primeiro Gol GT, com 1,8 litro.

Em suas cinco primeiras gerações, o Gol passou por uma contínua evolução tecnológica, introduzindo no país novidades que revolucionaram a indústria nacional. O Gol GTI, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, com um sistema analógico que teve que ser totalmente desenvolvido no País, já que na época a importação de equipamentos digitais, disponíveis no exterior, era proibida. A injeção eletrônica multiponto, já com sistema digital, um importante avanço, passou a ser oferecida em 1997.

Em 2003, o Gol Total Flex foi o primeiro automóvel capaz de rodar com gasolina, álcool ou qualquer mistura dos dois combustíveis, abrindo a era dos motores flexíveis que hoje dominam o mercado brasileiro. Outro marco da história do Gol foi a introdução dos motores 1.0 com 16 válvulas e 1.0 turbo 16 v. Acompanhando uma nova tendência de mercado, o carro também passou a ser oferecido com o câmbio automatizado I-Motion e, com foco na mobilidade sustentável, a Volkswagen lançou em 2010 o Gol Ecomotion, equipado com diferencial alongado, pneus com menor resistência à rolagem e indicador de consumo instantâneo no painel de instrumentos.

Fonte: Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

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