VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Ford anunciou que voltará a
competir nas 24 Horas de Le Mans, uma das corridas de automóveis de maior
prestígio do mundo, com o novo Ford GT de competição, baseado no supercarro de
ultra-alta performance que chega ao mercado no próximo ano. Apresentado hoje no
famoso circuito francês, o Ford GT vai competir na categoria GT Endurance Le
Mans, para equipes e pilotos profissionais (LM GTE Pro).
O novo carro de corrida - uma
vitrine de inovação da Ford - baseia-se no Ford GT revelado em janeiro. Tanto o
modelo de produção como a versão de corrida serão lançados em 2016 para
comemorar o 50º aniversário da histórica vitória do Ford GT nas 24 Horas de Le
Mans em 1966, quando conquistou os três primeiros lugares. O carro voltou a
vencer em Le Mans em 1967, 1968 e 1969.
O novo Ford GT de competição vai
participar de todas as corridas de 2016 do Campeonato World Endurance da FIA e
do TUDOR United SportsCar Championship, com estreia em janeiro de 2016 nas 24
Horas de Daytona Rolex, na Flórida. As duas equipes da Ford serão administradas
pela Chip Ganassi Racing com Felix Sabates (CGRFS). Elas vão competir com um
total de quatro carros em Le Mans, com pilotos que serão anunciados mais tarde.
O Ford GT é o produto mais
avançado da Ford Performance, nova divisão dedicada ao desenvolvimento da
inovação e performance. Com plano de lançar mais de 12 novos veículos de alto
desempenho até 2020, a Ford Performance vai aproveitar a experiência nas
corridas para desenvolver tecnologias que poderão ser aplicadas em toda a linha
de veículos da Ford.
O segmento de alto desempenho é um
negócio em crescimento para a Ford, que reconhece o desejo dos clientes por
veículos com excelente economia de combustível, tecnologia de ponta e grande
experiência de direção. A linha da Ford Performance inclui os modelos Ford GT,
Focus RS, F-150 Raptor, Shelby GT350 e Shelby GT350R, Focus ST e Fiesta ST.
O Ford GT de competição traz uma
série de inovações que, segundo a Ford, não só vão torná-lo competitivo na LM
GTE Pro, mas beneficiar todos os veículos da marca. Entre elas estão o estado
da arte da aerodinâmica para reduzir o arrasto e aumentar a força descendente
para aumentar a estabilidade, compósitos leves e avançados como fibra de
carbono para produzir um chassi excepcionalmente rígido e leve, e a potência e
eficiência da tecnologia EcoBoost.
Os parceiros da Ford nesse projeto
são a Multimatic Motorsports, Roush Yates Engines, Castrol, Michelin, Forza
Motorsport, Sparco, Brembo e CGRFS. O carro de corrida tem passado por um
extenso programa de testes na Ford e Multimatic, com apoio da CGRFS no
desenvolvimento. A Roush Yates apoia o desenvolvimento do EcoBoost V6 3.5 - o
motor EcoBoost de série mais potente já produzido.
O motor EcoBoost V6 3.5 estreou no
campeonato TUDOR United SportsCar em 2014. Desde então, a Ford conquistou junto
com a CGRFS importantes vitórias nas 12 Horas de Sebring e 24 Horas de Daytona
Rolex. As equipes da escuderia Ganassi tiveram também grandes vitórias na Daytona
500, Brickyard 400 e 500 Milhas de Indianápolis.
"Vencemos várias provas e
campeonatos, mas nunca corremos em Le Mans", diz o dono da equipe Chip
Ganassi. "Quando surgiu a oportunidade de competir com o novo Ford GT no
maior palco de carros esportivos do mundo, e no 50º aniversário de uma das
vitórias mais célebres da história do esporte, como qualquer equipe de corrida
poderia não querer participar? Será um desafio? Certamente, mas não poderíamos
ter um parceiro melhor que a Ford."
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.