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Os programas de pesquisas
do Instituto FIA!
Dia desses, em um evento aqui no Brasil, algumas pessoas me perguntaram
sobre um possível paradoxo de a FIA promover competições com potencial risco de
acidentes para, simultaneamente, estruturar seus clubes a trabalharem na
temática da mobilidade e da segurança viária. Achei que valia a pena trazer o
assunto aos leitores deste espaço.
Nas pistas de corridas e competições, há toda uma tecnologia e
capacitação profissional orientadas para que os riscos sejam minimizados. São
raros os acidentes fatais, por mais espetaculosas que sejam as piruetas dadas
por bólidos desgovernados. Na questão de mobilidade e segurança, os padrões e
as preocupações são de diferente grandeza e dimensões. Muito aprendizado nasce
das pistas, mas o grande volume de estudos envolve instituições internacionais,
algumas especializadas e outras mais generalistas.
Criado
em 2004, o Instituto FIA é uma organização internacional, sem fins lucrativos,
que desenvolve estudos para melhorar a segurança do esporte a motor e a sustentabilidade
ambiental. Ele lidera projetos que incentivam o rápido desenvolvimento de novas
e melhores tecnologias de segurança, que facilitam a padrões mais elevados de
educação e formação, e com foco na sensibilização em questões de segurança e
sustentabilidade.
As
áreas de estudo e pesquisa do Instituto FIA são, resumidamente: os equipamentos
usados pelos pilotos; a concepção tecnológica dos carros, o acompanhamento e
controle de emissão de gases pelos carros; o projeto e gestão do circuito, incluindo
a proteção ao espectador; as instalações médicas e o treinamento de equipes de
resgate; o controle técnico dos eventos da corrida; procedimentos de compensação
de carbono; a logística de armazenamento e otimização de consumo de energia, e;
a preservação ambiental.
Quer um
exemplo? No início de Agosto de 2016, as autoridades desportivas nacionais, do
mundo todo, foram convidadas a sugerir tópicos de pesquisa para melhor
segurança nas competições, após 2017. Os trabalhos de investigação podem ser de
natureza técnica e/ou médica, e terão participação da FIA, seus organismos
diretos e parceiros. É um mundo de pesquisadores que, a partir do esporte, traz
soluções aplicáveis ao cotidiano.
Mario
Divo é o Diretor Institucional do ACBr - Automóvel Clube Brasileiro e também é
o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel - E-mail: mario@automovelclubebrasileiro.com.br
/ Site: www.automovelclubebrasileiro.com.br
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