VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Erfoud, no Marrocos, e a Espanha, foram escolhidos como
centros de testes da Peugeot Sport para a temporada 2016. São lugares que
reúnem todas as características do Dakar (clima, variedade dos solos etc.) com
condições favoráveis ao desenvolvimento dos carros de ralis cross-country. As
duas sessões de testes do Peugeot 3008 DKR realizadas este ano confirmaram os
esforços dos engenheiros da Peugeot ao longo do ano, embora nada possa
substituir o funcionamento em condições reais de corrida, como será o caso da
primeira prova em que o Peugeot 3008 DKR participará, no Marrocos.
O trabalho de desenvolvimento do Peugeot 3008 DKR foi focado
em diversos parâmetros técnicos: modificações dos amortecedores e da geometria
das suspensões para melhorar o comportamento do carro nas pistas acidentadas de
cross-country; ajustes no torque para melhorar as retomadas em baixo regime,
especialmente nas dunas; nova carroceria para aperfeiçoar a aerodinâmica do
carro; sistema de climatização no cockpit, para permitir o melhor desempenho
possível do Dream Team, mesmo sob altas temperaturas.
Com a palavra, o
Dream Team…
“Fizemos um trabalho focado em alguns detalhes importantes
para construir nosso novo carro para o Dakar, o Peugeot 3008 DKR, em função de
nossas experiências nas corridas desta temporada. Conseguimos melhorar tudo o
que tem a ver com a facilidade de utilização do motor e as suspensões; estes
parâmetros otimizados podem fazer toda a diferença”, explica Carlos SAINZ (com
seu co-piloto Lucas CRUZ). “Não se trata de mudanças fundamentais, como foi o
caso no ano passado, quando fomos correr o Dakar 2016 com um carro
completamente repensado em comparação com 2015. Realizamos sessões de testes
com o novo carro na Espanha e no Marrocos. Essa competição agora, no Rali do
Marrocos é importante, pois nos permitirá validar o trabalho de desenvolvimento
de modo a chegarmos ao Dakar nas melhores condições possíveis. O programa será
intenso até o final do ano”.
Cyril Despres (e seu co-piloto David Castera) – que detém
cinco vitórias de moto no Dakar – participará do Rali do Marrocos com o Peugeot
2008 DKR pela primeira vez em sua jovem carreira na categoria carro. Ele
conseguiu sua primeira vitória no Silk Way Rally deste ano (Moscou – Pequim) em
uma corrida difícil.
“Não vou revelar todos os segredos do nosso novo carro, mas
os engenheiros fizeram um trabalho formidável nos bastidores, desde o nosso
regresso da América do Sul em janeiro. Nos testes, sentimos diretamente os
efeitos positivos das melhorias efetuadas nas suspensões, o que contribui para
a estabilidade do carro, assim como todo o trabalho de fiabilidade focado no
ambiente motor. O Dakar é a corrida mais difícil do mundo e o percurso se torna
mais intenso ano após ano. Portanto, é preciso ter um carro à altura, é preciso
progredir para estar cada vez melhor preparado. Isto é válido para a mecânica,
mas também para os homens, e por isso, depois do Marrocos, vou me dedicar à
minha preparação física. Mal posso esperar para participar dessa corrida no
Marrocos, onde fui bem sucedido na categoria moto: é um belíssimo rali, que vou
correr pela primeira vez de carro, com a confiança suplementar que me dá a
vitória no Silk Way Rally deste ano”.
Stéphane Peterhansel – piloto com mais títulos de toda a
história do Dakar – também participou do processo de desenvolvimento do Peugeot
3008 DKR com seu co-piloto Jean Paul Cottret. “Foi uma felicidade conseguir
minha décima segunda vitória no Dakar este ano, com uma marca francesa tão
prestigiosa como a Peugeot. O objetivo para 2017 será claramente tentar repetir
o feito, embora a maior concorrência provavelmente virá de dentro da própria
equipe, considerando os progressos realizados nesta temporada por meus colegas
do Team Peugeot Total. Estou confiante nas orientações técnicas adotadas neste
novo carro e muito satisfeito com a maneira como decorreu o programa de testes
da Peugeot. Acompanharei com muito interesse a progressão do Carlos e do Cyril
no Rali do Marrocos”.
Uma das estrelas do Dakar em 2016 foi o piloto Sébastien
Loeb (e seu co-piloto Daniel ELENA), nove vezes Campeão do Mundo dos Ralis e
que obteve o maior número de vitórias de etapa na primeira semana de corrida.
Loebe prosseguiu sua aprendizagem no Cross-country ao longo da temporada e
participou ativamente do programa Peugeot Hansen no campeonato do mundo de
rallycross. Seu talento e sua experiência de pilotagem de alto nível foram os
combustíveis do desenvolvimento no novo Peugeot 3008 DKR.
“Ainda tenho muito que aprender em ralis cross-country, e os
quilômetros percorridos no Silk Way Rally foram claramente muito positivos para
preparar o próximo Dakar. Além disso, com as sessões de teste ao longo do ano
eu estou realmente começando a apreciar esta categoria e a me sentir à vontade.
É muito interessante, é uma maneira diferente de negociar uma corrida, com
longas distâncias, algo que ainda não conhecia. Com o Daniel, teremos que
competir na areia e nas dunas, e foi neste tipo de terreno que concentramos
nossos esforços de preparação”.
Rali do Marrocos – Itinerário
da corrida
O Rali do Marrocos é composto por cinco etapas entre as
cidades de Agadir e Erfoud, totalizando cerca de 1885 quilômetros de percurso. As verificações
técnicas e administrativas serão realizadas em 1º de setembro e o Prólogo de 2
de outubro vai definir a ordem de partida da primeira etapa.
Etapa 1 - 3 de outubro : 240 quilômetros ao longo da costa.
Etapa 2 - 4 de outubro : etapa maratona de 554 quilômetros
que conduzirá os concorrentes para um acampamento fechado do oceano para as
dunas.
Etapa 3 – 5 de outubro : 390 quilômetros na Rota Oriental .
Etapa 4 – 6 de outubro : um circuito em Erfoud de 376km.
Etapa 5 – 7 de outubro : ERG Chebbi Final: os últimos 275
quilômetros de corrida.
Fonte:Diretoria de Comunicação Peugeot
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.