VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Roteiro NCAP para zero
mortes nas estradas!
O ITF –
International Transport Forum da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico divulgou em Paris, no último dia 3 de outubro, um relatório assinado
por mais de 30 especialistas em segurança viária, representando 24 países, que apoia
o roteiro da Global NCAP para a melhoraria da segurança dos veículos. O objetivo
do ITF é buscar entender o papel dos transportes na economia e identificar as
melhores práticas para aperfeiçõar sistemas afins à segurança, meio ambiente,
confiabilidade, etc.
Já
tratamos aqui do papel da Global NCAP - Global New Car Assessment Programme (e
de suas regionais) ao promover a saúde através de investigações sobre a
segurança dos veículos em circulação. O relatório citado reconhece a
contribuição da NCAP na redução de acidentes, ao incentivar uma pressão dos
consumidores sobre a indústria, em todo
o mundo. O relatório tem o seguinte título: Zero Mortes e Ferimentos Graves nas
Estradas.
Conforme
os especialistas, para reduzir significativamente as mortes e ferimentos graves
nas estradas, em um escala global, será exigido mais do que aumentar os
esforços na implantação de medidas tradicionais de segurança rodoviária. Em vez
disso, os governos devem adotar uma mudança de paradigma, tendo a oportunidade
para rever as suas políticas de segurança rodoviária no contexto da abordagem
de sistemas de segurança.
Os
principais pontos que norteiam as propostas da NCAP são os seguintes: (a)
projetar estradas seguras ao invés de implantar só melhorias; (b) demonstrar
liderança forte na questão de segurança viária sob diferente paradigma; (c)
promover senso de urgência no assunto; (d) dar apoio às proposições positivas a
partir de metas concretas; (e) estabelecer responsabilidade compartilhada para
a segurança; (f) compartilhar resultados entre os atores do processo de
segurança viária; (g) ter visão sistêmica do problema, de forma que a eventual
falha de uma parte não comprometa qualquer outra; (h) o sistema deve ter atenção
especial para a mobilidade dos mais vulneráveis (ciclistas e pedestres).
A visão
sistêmica é fundamental pois, segundo a NCAP, dos 68 milhões de carros novos
comercializados em 2015, 25% não cumpriram normas mínimas de segurança da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.