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Galopes em alta velocidade dos cavalos e derrapadas
emocionantes de um Porsche Macan. Toda esta adrenalina faz parte do Desafio
Stuttgart Porsche Carro X Cavalo, que acontece na Sociedade Hípica Paulista, no
próximo domingo, dia 30, às 17 horas. A prova inusitada e divertida antecede o
GP World Cup, que encerra o 28º Concurso de Salto Internacional e Nacional.
O desafio é feito em dupla, formada por um cavaleiro ou
amazona e um piloto convidado do evento, que desafiam o cronômetro. A disputa
funciona da seguinte forma: o cavaleiro realiza um percurso com obstáculos (que
só é conhecido na hora da prova), depois desce rapidamente do cavalo e corre
até o carro – um Porsche Macan 2.0.
É a vez dos 252 cavalos de potência do SUV entrarem em ação.
Com o cinto de segurança devidamente colocado, o piloto faz a sua parte e
precisa pilotar em percurso de cones dispostos entre os obstáculos, na própria
pista de areia. Cada cone tem um bolinha de tênis em cima, que não pode cair.
Sagra-se campeã a dupla com o melhor tempo cavalo-carro. Caso seja derrubado um
obstáculo ou bolinha do cone, são acrescentados 4 segundos ao tempo da prova.
O piloto Beto Gresse, bicampeão do desafio ao lado do
cavaleiro Thales Marino, vai buscar o tricampeonato nesta edição. Terá de
competir ao lado de outro cavaleiro, já que Marino está disputando provas na
Europa. Para ele, o desafio é um momento de lazer. “Para nós, pilotos, que
sempre estamos em um ambiente de pressão por resultados nas pistas, o desafio é
uma prova descontraída, um clima agradável e uma forma de se divertir,
totalmente inusitada”, destaca Beto Gresse, que é consultor e piloto no
Endurance da Porsche Cup.
Pilotar em uma pista de areia também faz parte do desafio.
“A areia tem aderência completamente diferente, o carro desgarra, desliza. É
uma prova de mais habilidade, com curvas fechadas. Acredito que o cavaleiro
tenha mais peso na competição. Ele depende mais do cavalo do que nós do carro”,
compara. O Porsche Macan é um SUV com
tração integral e transmissão automatizada de 7 velocidades. O carro também vem equipado com sensores de
tração e estabilidade.
Já para o cavaleiro José Roberto Reynoso, campeão do GP
World Cup em 2017 e que já conquistou o desafio Carro X Cavalo em anos
anteriores, a prova tem que ter muito equilíbrio entre a dupla. “É uma
parceria. Se o piloto for bom e o cavaleiro perder tempo, não ganham. E vice-versa:
um cavaleiro que zere o circuito com um piloto que derruba a bolinha do cone
também não leva. Tem que ser uma dupla de verdade”, reforça Reynoso. O
cavaleiro explica que a prova tem altura baixa dos obstáculos para os cavalos,
o que dá mais velocidade ao desafio. “É uma prova boa para o público, de muita
adrenalina. Vale a pena acompanhar”. O cavaleiro não vai participar da disputa
Carro X Cavalo este ano.
Outras atrações – Durante o no 28º Concurso de Salto
Internacional e Nacional, que acontece entre os dias 26 e 30 de setembro, o
público também vai poder acompanhar outras atrações na Sociedade Hípica
Paulista. Entre elas, uma exposição com 12 carruagens antigas e de competição,
que pertencem à maior coleção particular do Brasil e da América Latina.
Todas são importadas de países como Inglaterra, França,
Polônia Alemanha e Estados Unidos. Entre os destaques estão carruagens do
século 19, uma diligência inglesa aberta, um carro de caça da Inglaterra, com
bagageiros para levar cães, e um carroção típico norte-americano para
transporte de galões de cerveja. As carruagens chegam a valer mais de R$ 200
mil cada. Carruagens modernas, usadas em competições de atrelagem (esporte
hípico que mostra a versatilidade do atleta na condução de um ou mais cavalos
atrelados a uma carruagem), também estarão na mostra.
Fonte: Comuniquese1
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