terça-feira, 11 de maio de 2021

Dia do automóvel: como pandemia transformou a tecnologia automotiva

 

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Hoje, além das montadoras, - que desenvolvem o carro -, existem empresas como a LogiGO que fornece tecnologia automotiva para os veículos, ou seja, são negócios criados para simplificar a experiência do motorista e oferecer mais comodidade. Segundo Antonio Azevedo, CEO da LogiGO, tecnologias como compras de produtos diretamente da tela do veículo, agendamento de manutenção na oficina mais próxima e serviços por marketplace são possíveis graças ao avanço das soluções na central multimídia.

Apesar de ter realizado um downsize em 2020, por conta da pandemia que travou o mercado automotivo, a empresa conquistou novas contas importantes em 2021 e tem feito lançamentos. O mais recente é o novo T4 da Troller. O executivo que lidera a LogiGO, companhia com 35 colaboradores, já faturou mais de R$ 238 milhões nos últimos três anos entre parcerias com as principais montadoras do país: Toyota, Nissan, Mitsubishi, Troller e Ford.

Com um mundo cada vez mais conectado, a Volkswagen tem transformado seus carros na extensão do smartphone. A central multimídia VW Play, desenvolvida inteiramente pela filial brasileira, oferece aos usuários aplicativos que antes eram restritos ao celular. É o caso do app 12min, que condensa os pontos mais importantes de livros de não-ficção em áudio e texto. "Fechamos essa parceria com a Volks em 2020 e achamos sensacional a ideia do usuário ter o app em seu carro de forma totalmente independente, uma vez que o deslocamento é um dos momentos em que nossos usuários mais utilizam para ouvir nossos microbooks e transformar o tempo outrora perdido no trânsito em experiências de aprendizado", explica Guilherme Mendes, CEO do 12min. 

Tecnologia no processo de vendas

Assim como o desenvolvimento dos carros foram aprimorados pela tecnologia, o processo de vendas também foi automatizado. É o caso do shopping streaming e o e-commerce, duas soluções inovadoras para quem quer comprar um carro de maneira rápida, segura e no conforto do sofá.

A nova plataforma de streaming ZoOme.TV é um exemplo disso. O aplicativo oferece a possibilidade de vendas no formato shopping streaming, ou seja, utilizando a tecnologia de transmissão de vídeos que podem ser gravados ou no formato live. De olho nessa possibilidade, empresas como Webmotors e MCLaren abriram os seus canais no ZoOme.TV e devem aproveitar desse formato de vendas a partir do segundo semestre deste ano. "Os benefícios do shopping streaming é garantir que a audiência tire dúvidas e invista nos produtos de forma simples e interativa", declarou Ricardo Kurtz, fundador e CEO do ZoOme.TV

A adesão das marcas por esse modelo de venda pode ser justificada graças a mudança do comportamento dos consumidores desde o início da pandemia. Segundo um estudo realizado pela plataforma Animoto, 93% das 580 pessoas ouvidas acreditam que vídeos ajudam na decisão de compra. Isso porque, para os entrevistados, o formato audiovisual é mais assertivo na apresentação dos produtos e solução das dúvidas.

Já a Autoforce, martech de Natal-RN, que desenvolve tecnologias e soluções digitais para o segmento automotivo, vai lançar, no início do segundo semestre, uma plataforma de e-commerce para concessionárias e revendedoras de carros. Batizada de AutoCommerce, a solução está sendo testada por dez grupos empresariais, que somam 30 lojas de automóveis pelo Brasil.

Segundo o fundador e CEO da startup, Tiago Fernandes, o intuito é desburocratizar e realizar a compra de automóveis 100% online. "O foco é atrair a atenção de pequenas e médias concessionárias e revendas com grande movimentação. O cliente poderá escolher se quer receber o automóvel em casa ou retirá-lo na unidade física. Em caso de financiamento, a conclusão do processo é presencial", conclui o empreendedor.

Com o intuito de diminuir os custos transacionais das empresas no AutoCommerce, a Autoforce desenvolveu o AutoGateway, serviço de pagamento com taxas mais baixas do que as cobradas por operadoras financeiras líderes de mercado. A meta é ter 200 das 550 concessionárias da base de clientes usando a nova solução até o fim do ano, com a marca de 12 mil veículos vendidos. A startup já tem como parceiros marcas como Toyota, Suzuki, Mitsubishi e Stellantis - Joint venture com 14 marcas, incluindo: Fiat, Jeep, Citroen, Peugeot, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge entre outras.

Fonte: falacriativa.com.br

 

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