quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Reforço adesivo em parafusos e peças ajuda na estabilidade do carro 

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

A vibração em um carro tem como uma de suas principais causas a fadiga das uniões roscadas. O afrouxamento e perda de componentes podem desestabilizar o veículo a ponto de gerar trepidação que muitas vezes pode ser sentida no banco, no volante ou mesmo no pedal de freio. 


A manutenção veicular é importante para avaliar as uniões, parafusos, porcas, pinos e outros componentes de segurança. As peças são ajustadas e as que apresentam defeitos são trocadas. Além disso, as estruturas ganham o reforço de adesivos anaeróbios, conhecidos como trava roscas, que preenchem todos os espaços entre as peças de modo a vedar completamente a união, transformando a porca e o parafuso, por exemplo, em conjunto único.


Essa contribuição dos adesivos industriais às uniões roscadas aumenta a resistência mecânica e amplia a estabilidade, tornando os carros mais confiáveis, destaca Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel. 

"Adesivos anaeróbios como os Trava Roscas Loctite são aplicados na forma líquida nas uniões mecânicas, preenchendo todos os espaços entre as peças devido à sua propriedade de tomar a forma de seu recipiente. Após a cura do adesivo, ou seja, quando ele na ausência do ar e na presença de superfície, o trava rosca torna-se sólido e impede qualquer movimento entre os componentes de fixação, promovendo a completa estabilidade, evitando que se afrouxe e cause desgaste na montagem”, explica Célio Renato Ruiz.


Geralmente, o afrouxamento de porcas e parafusos se acentua em carros com alta rodagem e sem manutenção regular, deixando essas estruturas suscetíveis a falhas. O surgimento de folgas entre o parafuso e a porca e outros componentes de fixação fragiliza a montagem de componentes, sobrecarregando gradualmente a estrutura do  veículo, contribuindo para que trepidações apareçam.  


A inspeção em mecânicas também avaliará se a vibração pode ter outras origens, como, por exemplo, balanceamento inadequado, danos estruturais ou mau estado de rodas ou pneus.

Fonte: inpresspni.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.