quinta-feira, 30 de março de 2023

Carros de altíssimo luxo perderam pouco valor em 1 ano

 


VISITE SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

 Recentemente, a equipe de Estatísticas da Mobiauto fez um levantamento para apurar a variação de preços dos carros seminovos mais procurados na plataforma – modelos como Onix, Strada, HB20, Gol etc. Best sellers no mercado de novos e usados, esses modelos registraram uma variação negativa de 5,39% entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023.

Depois de um período incomum de alta nos preços desses veículos seminovos durante a pandemia, percebeu-se uma reversão dessa escalada das cotações, com o início de um processo lento de depreciação na grande maioria dos casos.

Mas e o que estaria ocorrendo na outra ponta do mercado de seminovos e usados, isto é, com os veículos de altíssimo luxo? A empresa repetiu a pesquisa e utilizou sua base de dados igualmente nos meses de fevereiro deste ano e de 2022, justamente para ter uma baliza concreta de comparação.

E a surpresa: o clube dos R$ 300 mil (ou mais) não se saiu mal: a desvalorização desses modelos no último ano foi de 8,49% em média. Se você considerar que, historicamente, esses importados sempre tiveram depreciações mais acentuadas, a perda de três pontos percentuais, na média, frente aos modelos mais badalados do mercado de usados não é nada ruim.

“Ao contrário. Nós víamos modelos que perdiam mais de 20% de um ano para o outro, o que, dependendo do valor do carro, subtraíam R$ 70 mil ou R$ 80 mil em somente 12 meses do bolso do proprietário. Ainda há alguns poucos carros com desvalorizações expressivas, mas, na média, eles se comportaram bem nesse último ano”, explica Sant Clair Castro Jr. consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (130% de aumento de faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto apurou as cotações de 43 veículos, entre os anos-modelos 2014 e 2022. Nem todos os carros ingressaram com cotações – só aqueles que tiverem volumes expressivos de anúncios. Os pesquisados foram os seguintes:

·       BMW 330, Série 4, X3, X4, X5 e X6;

·       Chevrolet Camaro e TrailBlazer;

·       Ford Mustang;

·       Jaguar E-Pace;

·       Jeep Commander;

·       Land Rover Discovery, Discovery Sport, Range Rover Sport, Range Rover Velar;

·       Mercedes-Benz C300, GLE400 e GLC;

·       Mitsubishi Pajero Sport;

·       Porsche 911, Macan, Boxster e Cayenne;

·       RAM 2500;

·       Toyota SW4 e Hilux Cab.Dupla;

·       e Volkswagen Amarok.

Apesar de a média revelar um patamar bem aceitável, alguns modelos merecem destaque, face ao fato de terem conseguido a proeza de se valorizarem no último ano. Foram só três, mas são dignos de nota. Abaixo, você confere a lista dos cinco veículos mais bem ranqueados na pesquisa Mobiauto.

Sant Clair faz outra observação. “Fica claro que os modelos mais usados, e o BMW X5 2021 é a exceção que confirma a regra, perderam bem menos preços. É preciso lembrar que muitos carros novos faltavam à pronta entrega durante a pandemia, elevando as cotações dos seminovos. Só que isso hoje não ocorre mais. Resultado: o seminovo caiu de preço”, explica.

Outro dado curioso consiste na média de depreciação de cada marca. Bem menos “científico” do que a pesquisa de variação de preços dos modelos, conforme apresentamos acima, esse ranking de marcas inclui só os modelos mais anunciados e procurados de cada montadora. Não é um ranking absoluto, portanto. Mas dá algumas pistas de quem é quem no segmento de alto luxo.

Fonte: eduardopincigher@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.