sexta-feira, 12 de maio de 2023

COLUNA VER-O-CARRO l Chevrolet lança no Brasil o Bolt EUV, e confirma Blazer EV e Equinox EV para o ano que vem

 

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Depois de relançar no mercado brasileiro o Bolt em 2022, a Chevrolet anuncia a chegada ao país da versão SUV do modelo, o Bolt EUV, num momento em que o modelo teve seu fim decretado para o final do ano, ao menos nos Estados Unidos. Porém, chega mais barato que a variante hatch (R$ 279.990,00 contra R$ 329.000,00), em versão única, Premier.

Com um desenho que remete imediatamente ao Bolt EV, o EUV também é movido pelo mesmo motor de 204 cavalos e 36,7 kgfm, com autonomia declarada no ciclo WLTP em 456 km e de 377 km no ciclo do Inmetro. Sai da inércia e alcança 100 km/h em 7,7 segundos. Na hora de carregar as baterias de 66 kWh do elétrico, 50% de sua capacidade é obtida em estações de recarga super-rápidas de 50 kW em apenas 40 minutos. Carregando num wallbox de 7,4 kW, em uma hora, ganha cerca de 40 km de autonomia. Durante o ato de dirigir, parte da autonomia gasta pode ser recuperada pelo sistema de condução One Pedal, semelhante ao visto no Nissan Leaf, por exemplo; com ele, o pedal do acelerador também cumpre e função de freio, que por sua vez regenera a força da bateria, parando sozinho o carro. O acionamento é por aleta atrás do volante.

Dentre os principais itens que equipam o Chevrolet Bolt EUV, destacamos 10 airbags, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras 360° para manobras, volante e bancos em couro com aquecimento, som Bose, teto solar panorâmico, multimídia MyLink de 10,2” com nova interface, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, e pronta para receber aplicativos como Amazon Alexa e Spotify, Wi-Fi 4G nativo e atualizações remotas de software. Por sua vez, o aplicativo myChevrolet agora conta com três funções próprias para carros elétricos: autonomia e nível de carga das baterias, e localização dos pontos de recarga.

Quem comprar o novo Bolt EUV pode contar com um plano de financiamento próprio, o Chevrolet Elétrico Sempre. O cliente interessado desembolsa de 30 a 60% do valor do carro, paga entre 24 e 48 parcelas intermediárias e uma parcela final única de 20%. Também estreia junto ao novo modelo o Clube My EV, com atendimento personalizado, prioridade na pré-venda de um novo elétrico, três anos de revisão programada, dois anos de assistência técnica, um ano de serviço OnStar com Wi-Fi e 12 meses grátis de tag Sem Parar.

A princípio, serão 200 unidades destinadas ao Brasil do novo elétrico da Chevrolet, mas como dito no começo, a vida do Bolt EUV (e do Bolt EV também) será curta por aqui. Isto porque estão confirmados para cá, em 2024, os inteiramente novos Blazer EV e Equinox EV, integrantes da moderna plataforma Ultium, voltada exclusivamente para carros elétricos da marca da gravatinha dourada. Outros modelos movidos a bateria não estão descartados (por que não sonhar com a Silverado EV?).

Paralisações e dias úteis a menos geraram queda de 19% nas vendas e emplacamentos em abril

Um levantamento realizado pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostrou que, no último mês de abril, 178,9 mil veículos foram produzidos no país. O número é 19,4% inferior ao registrado em março, e 3,9% abaixo do de abril de 2022, causado em especial por paralisações de fábricas (das 13 no ano, 9 foram em abril). Comparado aos primeiros quatro meses do ano passado, a produção no acumulado do ano cresceu 4,8%, com 714,9 mil veículos.

No mesmo ritmo negativo foram os emplacamentos, afetados por ter cinco dias úteis a menos em relação a março, dificuldades na obtenção de crédito e taxas de juros em patamar elevado. Em abril, 160,7 mil veículos saíram das concessionárias brasileiras, o que representa decréscimo de 19,2% sobre o volume de março de 2023, mas sobre abril de 2022, houve alta de 9,2%. Segundo o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, a média diária de vendas no mês passado foi a melhor do ano (em média, 8,9 mil unidades), causada principalmente pela demanda reprimida das locadoras, consumidoras na modalidade das Vendas Diretas, que abocanharam 50% dos emplacamentos.

EXPRESSO MOTORIZADO

·         Lançado em 2018, o Fiat Cronos acaba de alcançar a marca de 150 mil unidades vendidas no país, impulsionado pelo crescimento de 22% nas vendas em abril último. Atualmente, o sedã fabricado em Córdoba, na Argentina, é vendido em versões com opções de motor Firefly 1.0 ou 1.3, câmbios manual ou CVT,  e amplo porta-malas de 525 litros.

·         Parceria entre Audi, Porsche e Raízen amplia a malha de carregadores ultra-rápidos de 150 kW. Serão 20 novas estações a serem instalados próximos a rodovias, prioritariamente na rede de postos Shell, proporcionando recargas de 0 a 80% em até 30 minutos para veículos das duas marcas alemãs. O investimento é de R$ 24 milhões.

·         No Brasil desde 2009, a MINI, pertencente à BMW, atingiu a meta de 25 mil carros emplacados no país no período. Ao longo do tempo, o charme da marca britânica, aliada a dirigibilidade Go-Kart Feeling, foram atributos indeléveis em modelos MINI Cooper como hatch de 2 e 4 portas, conversível, cupê de dois lugares, Paceman, Countryman, Clubman e as versões esportivas John Cooper Works. E é desta última a próxima novidade da marca no país, limitado e exclusiva para nosso mercado. Chamado de Zesty Yellow Edition, chega em breve.

·         E ainda falando de BMW, a montadora bávara estreia nova versão de entrada para o cupê elétrico de quatro portas i4, a eDrive35 M Sport. Custando sugeridos R$ 419.950,00, a novidade traz bateria de 70,2 kWh, que proporciona 339 km de autonomia no ciclo do Inmetro, 286 cv/40,7 kgfm e 0 a 100 km/h em 6 segundos. Chega com o mesmo visual da M50, opção topo de linha do elétrico.

Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!

GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA

Editor-chefe do Ver-o-Carro

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