VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
No grande prédio localizado dentro do Technocentre da Renault, na região de Paris, os telefones celulares são proibidos. O Centro Global de Produção de Protótipos é um local restrito mesmo para o pessoal Renault, podendo ser acessado apenas mediante uma autorização especial.
Criado há 25 anos, este centro é único em termos de instalações e a Renault é uma das raras montadoras de automóveis a contar com uma fábrica totalmente dedicada aos protótipos, com equipamentos e processos de montagem que representam fielmente as linhas de produção de suas fábricas de veículos “reais”. Lá, os processos são reproduzidos de forma idêntica e o centro tem o objetivo de produzir modelos fiéis aos futuros modelos de produção em série, para validar o processo de montagem industrial. O ritmo de fabricação é naturalmente adaptado às fases de ajustes no desenvolvimento.
Montagem dos primeiríssimos Renault 5 100% elétricos
Antes do início da fabricação em série na planta de Douai, no norte da França, os primeiríssimos Renault 5 elétricos são montados no Centro Global de Produção de Protótipos.
O centro prepara todos os protótipos dos futuros modelos de produção em série da marca, começando pelas mulas de desenvolvimento, que representam tecnicamente a futura versão de produção em série. Produzidas a partir de outubro de 2021, as mulas de desenvolvimento do futuro Renault 5 elétrico exibem a silhueta do Clio e foram testadas na Lapônia, especialmente para a fase de ajustes do projeto e testes da nova plataforma 100% elétrica CMF-B EV.
Atualmente, estão sendo montados os protótipos chamados de “vehicle check”, que correspondem fielmente ao futuro modelo de produção em série em termos de design. Depois disso, estes veículos vão circular protegidos por camuflagem pelas ruas europeias, para que sejam feitos os últimos ajustes no projeto do modelo.
Garantia do mais alto nível qualidade desde o início da produção em série do novo veículo
Depois dos ajustes perfeitos nos processos, ferramentais e peças, as equipes da fábrica podem se concentrar no aumento da cadência de produção, principalmente graças às competências dos operadores treinados pelos especialistas do Centro Global de Produção de Protótipos.
Servindo de ponte entre as fases de concepção e industrialização dos modelos de produção em série, a fase de prototipagem permite traduzir e validar fisicamente todas as hipóteses e dados numéricos trabalhados anteriormente no projeto. Nesta fase, são buscadas as folgas e nivelamentos dos módulos da carroceria e das peças recebidas dos fornecedores. Também são testados todos os equipamentos de software, conectividade e eletrônica. O fato do Centro estar localizado no Technocentre, junto às áreas que estão trabalhando no desenvolvimento do futuro Renault 5 100% elétrico, permite uma grande reatividade na análise e tratamento de cada ponto pelas equipes em ciclo curto.
Graças a esta expertise, o Centro Global de Produção de Protótipos do Technocentre vai produzir um total de mais de 60 veículos representativos do futuro Renault 5 100% elétrico. Testados por longos percursos em condições extremas de calor, frio e condições de rodagem, são estes veículos que vão permitir refinar os atributos do modelo, em benefício dos futuros clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.