Vem cá: você que é dono de picape ou SUV com tração nas quatro rodas e quer por o veículo a toda prova, o que faria? Participar de um rali é uma opção, mas demanda preparação e uma série de equipamentos imprescindíveis para rodar. Quem é cliente da Mitsubishi e tem a intenção de encarar aventuras não precisa de tudo isso, e eventos como o Mitsubishi Experience são as oportunidades ideais para conhecer o que os modelos da marca do triplo diamante são capazes.
No último sábado, 26, o município de Benevides, na região metropolitana de Belém, recebeu a quinta etapa do Mitsubishi Experience, reunindo cerca de cinquenta proprietários de veículos da marca com tração 4x4 e seus familiares e amigos. Dividida em duas categorias, aventura e turismo, todos, seja dirigindo ou como passageiro, souberam do quão capazes os veículos são. Eram comuns reações de surpresa do tipo “Nossa, não sabia que meu carro fazia isso”, “Incrível”, entre outras.
O evento foi totalmente gratuito, sendo a única obrigação de cada carro participante doar uma cesta básica e cinco produtos de higiene pessoal (1 creme dental, 1 escova de dentes, 1 absorvente íntimo feminino e 2 sabonetes) como inscrição solidária. Vale ressaltar que, em 2022, mais de 17 toneladas de alimentos e outros 9 mil itens de higiene pessoal foram arrecadados com os rallies e passeios promovidos pela Mitsubishi, beneficiando 21 instituições de caridade. No dia anterior ao evento, houve um coquetel facultativo de boas vindas na concessionária Macom, em Belém, ocasião em que teve também briefing, retirada de kits dos participantes e adesivagem dos veículos.
Ver-o-Carro acompanhou a categoria aventura, considerada a mais longa, por ter trajetos fora-de-estrada mais severos, percorrido em 97,9 quilômetros por vilarejos como Taiassuí, Maravilha, Macapazinho, Pernambuco, Sapucaia, Conceição do Itá, Feijoal, Caraparu e do Carmo, a bordo de uma L200 Triton Sport GLS de apoio da organização. Em todo o percurso, cruzamos fazendas, terrenos de areia, chão batido, lama, piçarra, cascalho, mata fechada e até igarapé, recebido com entusiasmo e festa pelas populações locais. (A categoria turismo era a mais curta, com itinerário de, aproximadamente, 53 quilômetros, cujos detalhes não foram informados.)
Com o apoio dos instrutores que dirigiam os carros da organização e se comunicavam via rádio, os participantes puderam explorar as mais variadas funções que modelos como Pajero e L200 possuem, como a tração 4x4 reduzida e o bloqueio do diferencial traseiro, bastante úteis na transposição de terrenos enlameados, frequentes no trajeto andado. Sem contar nas paradas para lanche e contemplação de belezas naturais, feitas na fazenda hípica Vitória (km 25) e no balneário do rio Caraparu (km 79), ambos no município de Santa Isabel do Pará.
Iniciado às 9:30 na categoria aventura e às 10:00 na turismo, os passeios do Mitsubishi Experience encerraram às 14:40 com um almoço de confraternização e música ao vivo no mesmo ponto de partida, a fazenda Vila Martins, na vila de Taiassuí, município de Benevides. Após Belém, as próximas etapas serão em Mossoró (RN), em 7 de outubro, e em Santa Maria (RS), em 11 de novembro.
Aproveito o espaço e, como autor desta coluna, deixo os meus agradecimentos para a comunicação da HPE Automóveis, nas pessoas de Gabriel El’Bredy e Marina Ogawa, pelas informações prestadas antes do evento via releases; aos organizadores, sobretudo ao Betinho, à Marina Marcondes (direto de São Paulo), pela acolhida; e aos instrutores Isaac, Fernando Grisólia e “Pirulito”, que deram o apoio necessário aos participantes num momento ímpar no off-road. Externo também a gratidão à concessionária Macom Mitsubishi, nas pessoas do seu diretor Sérgio Maranhão, sua esposa Jussara e seu filho Sérgio Filho, desejando excelentes vendas dos veículos da montadora.
Após o sucesso do Haval H6, GWM lança o Ora 03, mirando a liderança dos compactos elétricos
Dois meses depois de a BYD estrear o Dolphin e a consequente redução de preços dos rivais, agora é a vez da GWM esquentar o mercado de hatches elétricos, ao lançar o 03, primeiro modelo da submarca Ora, exclusiva de veículos BEV. Em duas versões, Skin e GT, o compacto tem entregas previstas para dezembro, custando R$ 150 e R$ 184 mil, respectivamente.
Começamos pela Skin. De prima, já possui painel de instrumentos digital e central multimídia de 10,25” cada, conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera 360°, sete airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, sistema de som com seis alto-falantes dentre os itens principais. Por R$ 10 mil a mais, você pode levar o Ora 03 Skin Copacabana, pintado na cor Azul Copacabana, teto e colunas de branco, tapetes internos exclusivos e teto solar panorâmico; é limitado a 200 exemplares.
Na top GT, a diferença vai para a presença de novo para-choque dianteiro, abertura da porta por aproximação, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com massagem e ventilador, frenagem de tráfego cruzado, assistente de estacionamento automático e partida inteligente do motor, encaixando apenas a caixa na posição D.
Em motor, a GWM move o Ora 03 com um de 171 cv/25,2 kgfm, diferindo uma versão da outra apenas a bateria, sendo de 48 kWh na Skin (310 km/WLTP) e de 63 kWh na GT (400 km/WLTP). Carrega de 10 a 80% entre três e cinco horas na corrente alternada, e em 35 minutos na contínua. Aos que desejam uma condução personalizada, o compacto dispõe de cinco modos: Normal, Eco, Automático, Esportivo e Esportivo+.
As reservas podem ser feitas nas concessionárias, nos stands dos shoppings e no Mercado Livre, mediante pagamento de R$ 9 mil como sinal, no Pix ou no boleto. Quem comprar, leva o pacote Tranquilidade, que consiste em um carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos para a bateria em caso de danos físicos ou elétricos, um ano de tag GWM Veloe para pedágios e cancelas de estacionamento, financiamento com recompra garantida de 85% da tabela FIPE e o serviço Tomorrow Assistance, formado por oficina remota para revisões, pequenos reparos e carro cortesia.
Chegou, mas acabou: Chevrolet esgota reservas da nova Silverado em 90 minutos
Quem ainda estiver interessado deve procurar ou o stand da GM na feira agropecuária ou uma das concessionárias, e entrar numa lista de espera; a Silverado High Country contará com uma configuração exclusiva para nós, com conjunto óptico full-LED, estribos e tampa da caçamba elétricos, grade e frisos cromados, rodas aro 20 com pneus ATR, capô, portas e tampa traseira em alumínio e caçamba com piso em aço reforçado.
Se há um atributo que distingue uma picape dos demais carros é a caçamba. E nisso, a Silverado terá de sobra, em virtude de ter a maior dentre todas a venda por aqui: 1.781 litros de volume, superando de longe as conterrâneas Ram 1500 (1.414 litros, considerando os Ram Box) e Ford F-150 (1.370 litros). Como elementos diferenciais, trará revestimento protetor, tampa basculante por comando elétrico para abrir e fechar, 12 ganchos para amarração, câmera para acompanhamento da carga, tomada 220 V e opções de acessórios, como divisores de caçamba e capota rígida elétrica.
O interior da picape tem espaço de sobra para todos os ocupantes e acabamento feito com materiais nobres selecionados, enfatizado pelos bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose, teto solar, ar-condicionado digital, seletor eletrônico de marchas, painel de instrumentos digital de 12,3”, controle de cruzeiro adaptativo, head-up display, alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro ambos com frenagem autônoma de emergência, airbags frontais, laterais e de cortina, entre outros.
No tema conectividade, a Chevrolet Silverado virá com central multimídia de 13,4”, pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Google Built-in, que agrega atualmente Google Assistant, Google Maps e Google Play, Wi-Fi nativo, carregador de celular por indução e OnStar. Em mecânica, traz o 5.3 V8 de 360 cv/53 kgfm, ligado a uma transmissão automática de dez marchas, tração 4x4 com reduzida e diferencial blocante.
EXPRESSO MOTORIZADO
• Ainda sobre picapes, a Volkswagen apresenta a Saveiro 2024 aos concessionários, trazendo uma reestilização mais profunda, inspirada no visual da média Amarok “da gringa”. De novo, possui capô mais alto, faróis com DRL, novos para-choques, novas lanternas com novo desenho interno e máscara negra e tampa da caçamba com barra preta horizontal. Nada muda por dentro e nem no motor 1.6 de máximos 116 cv/16,1 kgfm, variando entre R$ 95.770 e R$ 114.580.
• Aos que buscam uma experiência de luxo moderno, a JLR, novo nome da Jaguar Land Rover, lança em São Paulo a Range Rover House, com test-drive em todos os veículos da submarca Range Rover, curadoria e personalização de veículos SV Bespoke, ativações de marcas de luxo e experiências gastronômicas e sensoriais. É sucesso em outras regiões do mundo, como Saint-Tropez, na Riviera Francesa, e na vila de Radlett, em Londres, para citar alguns.
• Fiat Pulse agrega no ano modelo 2024 nova versão S-Design, inspirada na Drive 1.3 CVT, e marcada por seus adereços externos, como emblemas, logotipos e rodas, na cor preta. Na outra ponta, o Pulse Abarth inclui couro no acabamento do painel e opção de novas rodas aro 18. O S-Design custa R$ 114.990, enquanto a Abarth segurou os R$ 149.990.
• Volvo é a primeira montadora do Brasil a utilizar o novo diesel renovável R5 da Petrobras em todas as atividades que demandam combustível dentro de seu complexo industrial de Curitiba (PR), onde produz caminhões e chassis de ônibus. O diesel R é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). Com a medida, a fábrica de Volvo reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2. O combustível é produzido pela Petrobras, na refinaria de Araucária (PR), e distribuído pela Ipiranga.
• Alta demanda faz a Kia suspender as vendas mundo afora da minivan Carnival. Em comunicado, José Luiz Gandini, presidente da filial brasileira da marca, pontua: “Tão logo volte à normalidade de produção e distribuição, a Carnival voltará a ser comercializada no Brasil. (...) A procura é muito grande. Isso mostra o quanto a Carnival é considerada na decisão de compra. Breve, recolocaremos a minivan em nosso portfólio no site da empresa.”
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro
E-mail: verocarro.pa@gmail.com
Instagram: @verocarro.pa
YouTube: youtube.com/VeroCarro
Blog: verocarropa.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.