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As
soluções modulares de powertrain da BAE Systems para ônibus e caminhões
elétricos e híbridos apresentam importantes vantagens e benefícios em
relação às existentes no mercado internacional. Quando comparados com
sistemas convencionais de concorrentes, são 31% mais leves, utilizam 65%
menos componentes e demandam menos espaço e refrigeração, com
diferenciais significativos para o veículo e fabricante.
De
acordo com Laurence Homer, gerente de Desenvolvimento de Negócios da
BAE Systems Inc de Rochester, Reino Unido, um sistema concorrente típico
pode ser composto por até nove componentes separados (ou “caixas”), que
são então conectados por meio de muitos cabos, e todos eles precisam
ser instalados em algum lugar do veículo. Além disso, como muitos dos
componentes precisam ser resfriados ativamente, o que aumenta ainda mais
os requisitos de cabeamento, tubulação e espaço.
Laurence
Homer afirmou que a BAE Systems oferece um sistema no qual todas as
funcionalidades são mantidas em um número menor de unidades principais,
com apenas quatro ‘caixas’ no barramento; o E-Motor, Unidade de Controle
do Sistema (SCU), Sistema de Controle de Propulsão e Sistema de
Potência Acessórios.
“Aquelas nove caixas típicas encontradas no sistema de energia de um concorrente são agora substituídas por apenas quatro. Como resultado, é necessário menos cabeamento, pois algumas conexões foram internalizadas nas unidades; há menos requisitos de resfriamento, porque apenas três unidades precisam ser resfriadas ativamente, e o espaço necessário para instalar os componentes do sistema é menor, tornando-o menos complexo de integrar e mais fácil de instalar. Além disso, quando ocorre a combinação das unidades, há também o benefício de maior eficiência com menor peso.”
Homer também destacou que algumas das peças mais pesadas dos componentes são as estruturas desses conjuntos. “Então, como o sistema concorrente tem nove 'caixas', isso requer nove estruturas com montagens, suportes e fixações - tudo resultando em peso adicional e um número de peças significativamente maior.”
Solução “One-stop-shop” BAE Systems
Há
também a vantagem adicional de ter sistemas pré-integrados, afirmou
Homer. Ele explicou que se os componentes (“caixas”) forem adquiridos
separadamente de fornecedores diferentes, o fabricante do veículo poderá
precisar lidar sozinho com possivelmente sete ou oito sistemas, que não
são pré-integrados, o que significa que as peças provavelmente seriam
mais caras, sem falar nas dificuldades de compatibilidade, custo e
velocidade de integração.
A
BAE Systems oferece uma solução “one-Stop-Shop“ completa e integrada, e
sempre trabalha em parceria com a fabricante para primeiro configurar
qual sistema é o ideal antes do trabalho de instalação, de modo que,
quando ocorrer, seja um simples caso de conectar todos os componentes no
veículo.
Por
exemplo, de acordo com Homer, o veículo de demonstração que a BAE
Systems desenvolveu com o seu parceiro na América do Sul – desde a
conclusão da construção do chassi até a condução na estrada – levou
apenas sete semanas. “Demos a eles as ‘caixas’, eles as instalaram,
carregamos o software e, efetivamente, funcionou na primeira vez.”
Célula de combustível pronta
A
BAE Systems tem planos de integrar um conversor para aplicações de
células de combustível em sua unidade MPCS (Modular Power Control
System). Ao lado do MPCS estará um módulo integrado de energia - PIM
(Power Interface Module), que fará a integração direta com uma célula de
combustível de hidrogênio. Isto fornecerá uma conexão direta à célula
de combustível de hidrogênio (HFC) para permitir a entrada de alta
tensão CC da célula de combustível para o MPCS, que seria então
convertida na(s) tensão(ões) necessária(s) especificamente para os
diferentes requisitos do sistema. O PIM também fornecerá energia ao HFC
para seus ventiladores de resfriamento e outros sistemas auxiliares.
A
integração do PIM de célula de combustível reduzirá ainda mais o peso, a
complexidade e o tempo de integração. Atualmente, a maioria dos
sistemas para aplicações de células de combustível de hidrogênio
requerem um conversor separado ou gateway DC entre o HFC e o sistema de
energia.
Sistema de energia para aplicações em ônibus e caminhões
A
atual família de motores e inversores da BAE Systems incluem os motores
de acionamento direto GPM-10 e GPM-12, e um motor GPM-5 com uma caixa
de câmbio Eaton MD4 (de quatro velocidades para veículos médios), bem
como os inversores MAPS*, MPCS** e GPI-10 (inversor de uso geral).
*MAPS
(Modular Accessory Power System) fornece energia auxiliar CA e CC (28V)
para acessórios do veículo, como controle CA trifásico de sistemas,
como ar-condicionado, direção hidráulica, compressores de ar, etc.
**O
MPCS (Sistema Modular de Controle de Potência) controla o motor de
tração principal e a capacidade de adicionar módulos para capacidade
adicional de armazenamento de bateria e recursos de carga a bordo.
Crédito das imagens: Divulgação BAE Systems / Secco Consultoria de Comunicação
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