VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A história da Honda é marcada por ousadias técnicas e mercadológicas, comprovadas por modelos que conquistaram clientes tanto pela alta tecnologia como pela perfeita adequação às suas necessidades. Uma rápida olhada na trajetória da marca coloca a Honda CB 750 Four, de 1968, como exemplo máximo, detentora de uma tecnologia inigualável em seu tempo, que jogou luz no mote, “The Power of Dreams”.
Porém,
impressionar o mundo através da glamorosa “Four” só foi possível por
causa de outra ousadia, surgida uma década antes: a Honda Cub,
incomparável sucesso de vendas que está na raiz do poderio do Honda como
fabricante de motocicletas. E
é exatamente o conceito de simplicidade, economia, durabilidade e
qualidade construtiva que norteou a criação da Honda Cub que fez surgir,
no Brasil, a Pop. Lançada em 2007, a menor e mais acessível das
motocicletas produzidas na fábrica de Manaus,
AM, caiu como uma luva nas necessidades dos brasileiros, ávidos pela
conquista de uma mobilidade simples, prática e sobretudo econômica,
tanto na aquisição quanto no dia a dia.
A Honda Pop em quase duas décadas seguiu o mesmo caminho, que tem na palavra “facilidade” seu fio condutor: facilidade de pilotagem, facilidade de aquisição, facilidade de manutenção e facilidade de revenda. A Pop é uma queridinha de todos, – primeira moto de 67% de seus proprietários –, com destaque para a grande parcela de mulheres, nada menos que 40% das usuárias do modelo. É para atender esta legião de admiradores e admiradoras chega a 5ª geração da Pop, que pode ser definida com uma simples frase: ainda mais fácil!
A
Honda Pop 110i ES se caracteriza pela adoção de um novo motor, que
preserva a mesma arquitetura do anterior, mas com incremento
significativo de potência (6%) e torque (5%), que integram o pilar comum
à todas as Pop, refletidos na economia de
combustível, confiabilidade e durabilidade.
A
introdução do sistema de transmissão semiautomático de quatro marchas e
a partida elétrica representam um ponto de evolução relevante. Já
amplamente conhecida dos clientes Honda por equipar desde sempre as
Honda Biz, a transmissão
semiautomática rotativa de quatro marchas ampliará de modo não
indiferente a facilidade de pilotagem.
A
partida elétrica traz a comodidade do acionamento do motor por
intermédio de um simples botão situado no punho direito, inegável
aspecto de praticidade e conforto, que será apreciado especialmente por
motociclistas iniciantes que, como vimos,
representam grande parcela dos usuários das Pop.
Outro importante aspecto trazido pelo novo motor da Honda Pop 110i ES diz respeito ao meio ambiente, com alterações técnicas que visaram uma significativa diminuição de emissões nocivas ao meio ambiente. Na comparação com o motor antigo, a emissão de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx) e emissões evaporativas atingiu índices que superaram plenamente as exigências do Promot 5.
Quanto
à parte ciclística, a Honda Pop 110i ES manteve o robusto chassi
tubular de aço, com suspensão telescópica na dianteira e sistema de dois
amortecedores na traseira. A frenagem é do tipo CBS – Combined Brake
System, com tambores em ambas
rodas – aro 17 polegadas na dianteira e aro 14 polegadas na traseira –,
calçadas com pneus Michelin Pilot Street 2. O peso a seco permaneceu
inalterado, 87 kg.
A essencialidade do design da Pop, uma de suas características mais marcantes, foi integralmente preservada. Aliás, o minimalismo das superfícies que protegem o chassi e componentes como tanque, bateria e sistemas eletrônicos sempre foi valorizado justamente por não implicar em custos elevados na eventualidade de tombos ou pequenos acidentes. A identificação da nova Honda Pop 110i ES se dará, prioritariamente, pelos marcantes grafismos nas laterais e na carenagem sobre o farol, como também pelo novo sistema de escape, mais curto, totalmente preto, mesmo tratamento cromático dedicado aos tubos inferiores da suspensão dianteira.
O desejo
primordial dos projetistas ao conceber a Honda Pop 110i ES foi o de
evitar qualquer tipo de excesso, um padrão que é seguido à risca desde o
modelo pioneiro de 2007. O resultado é uma personalidade singular,
coerente com o conceito de
simplicidade pretendido para a própria utilização prática da
motocicleta.
Um ponto de
destaque da Pop é o banco, de dimensões amplas e conformação que
privilegia o conforto, como deve ser em uma motocicleta destinada a usos
múltiplos e intensivos. A escolha do revestimento texturizado visou não
somente limitar a
possibilidade de deslizamento do corpo do piloto e garupa em frenagens –
lembrando que a Pop, ao contrário de outras motocicletas, não conta com
o ponto de apoio natural proporcionado pelo tanque – como também
oferecer um diferencial estético, de
forte entidade.
O mencionado
minimalismo das superfícies plásticas é “quebrado” por vincos e
reentrâncias, que acrescentam dinamismo ao design e servem como
elementos de reforço da estrutura. Neste aspecto, é importante mencionar
o posicionamento dos
pisca-piscas, aderentes, portanto menos sujeitos a danos.
Alças de aço
tubular para passageiro cumprem o papel de apoio em deslocamentos em
dupla como também servem um prático e robusto ponto de ancoragem para
amarração de pequena carga ou bagagem na porção traseira do banco. Este
tem como
característica bascular à frente mediante destravamento por chave na
lateral esquerda, dando acesso ao tanque de combustível, bateria, jogo
de ferramentas e suporte de capacetes.
A trava de guidão da Pop 110i ES está instalada sob a mesa da suspensão dianteira. A chave da trava de guidão é a mesma que destrava o assento e permite a ignição do motor, através do interruptor situado ao lado do painel de instrumentos.
O motor da Pop 110i ES é um monocilíndrico
arrefecido a ar, com uma pequena mas importante diferença em relação ao
motor que equipava a Pop 110i. Agora a capacidade cúbica é de 109,5 cm3 ante 109,1 cm3.
Esta nova cifra deriva
das medidas diferentes adotadas no diâmetro e curso do pistão, 47,0 x
63,1 mm no motor atual, enquanto no motor anterior tais medidas eram de
50 x 55,6 mm. A escolha por elevar o curso em detrimento do diâmetro do
pistão no novo motor da Pop evidencia
a opção por um motor de medidas “subquadradas”, que no jargão técnico
significa privilegiar torque, elevar o aproveitamento do combustível e
oferecer um funcionamento mais suave.
O ganho de potência de 6% (de 7,90 cv para
8,43 cv, sempre a 7.250 rpm) e 5% no torque (de 0,90 kgf.m para 0,94
kgf.m, sempre a 5.000 rpm) resultou em melhor resposta ao comando do
acelerador e funcionamento do motor com menor índice de vibrações. A
alimentação pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, introduzida em
2015 através da 3ª geração da Pop, garante regularidade de funcionamento
mesmo diante das mais variadas condições geográficas, de clima e
combustível.
Importante lembrar que um dos principais
objetivos da introdução do novo motor na Pop é atender plenamente as
exigências do Promot 5, mantendo o mesmo desempenho dinâmico, economia
de combustível e durabilidade. O padrão de emissões alcançado da
Pop 110i ES não apenas cumpre a norma estabelecida, mas a supera em
larga medida, com diminuição de
400% na emissão de monóxido de carbono (CO), 360% em hidrocarbonetos
(HC), 294% em óxidos de nitrogênio (NOx) e 150% nas emissões
evaporativas.
Conciliar agilidade, robustez e facilidade
de pilotagem é um tripé de qualidades que está presente desde sempre na
Pop, responsável pela popularidade do modelo e por sua renomada
versatilidade nos mais diversos tipos de utilização.
Elemento chave neste contexto é o chassi do tipo monobloco em aço, cuja arquitetura simples é coerente com o projeto. A coluna de direção e o ponto de ancoragem do eixo da balança de suspensão traseira são conectados por um robusto tubo de aço de secção circular, no qual o motor fixado pela parte central e posterior.
O conjunto de suspensões é simples e
eficiente: na dianteira a suspensão telescópica proporciona 100 mm de
curso à roda aro 17 polegadas, dotada de pneu medida 60/100. Na
traseira, o sistema é bichoque com curso de 83 mm. A roda traseira de 14
polegadas tem pneu medida 80/100.
Os
freios CBS – Combined Brake System, ou simplesmente Combi Brake, são a
tambor, com 110 mm de diâmetro. A segurança da frenagem CBS,
especialmente para motociclistas iniciantes, se alia à facilidade de
manutenção e baixo
custo.
A Honda Pop 110 ES estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de maio. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
As opções de cores
disponíveis são Preta, Vermelha e Branca, e o preço público sugerido
base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$
9.690,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.