CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
A Horse Powertrain, líder mundial em soluções de propulsão híbrida e a combustão de baixa emissão, apresenta no IAA Summit 2025 as especificações completas do Future Hybrid System, seu novo trem de força híbrido que permite as montadoras converter plataformas de veículos elétricos à bateria de maneira acessível, compacta e altamente eficiente.
O
Future Hybrid System é um trem de força revolucionário “all-in-one”, que
combina motor a combustão, transmissão, motor elétrico e eletrônica de
potência em um único sistema integrado. Trata-se de uma evolução
significativa do conceito “Future Hybrid” exibido no Auto Shanghai,
agora redesenhado para substituir a unidade de tração elétrica dianteira
de um veículo elétrico à bateria, oferecendo uma alternativa eficaz
para a conversão de veículos elétricos em híbridos, híbridos plug-in ou
elétricos com extensor de autonomia.
A solução é um dos destaques
da família X-Range da Horse Powertrain, uma linha de tecnologias
projetadas para enriquecer plataformas elétricas com soluções híbridas e
de combustão¹.
Versões apresentadas no IAA:
- Performance: versão com 740 mm de largura, equipada com dois motores elétricos na configuração P1 + P3 (um no eixo de saída do motor a combustão e outro na saída da transmissão).
- Ultra-Compacta: versão ainda mais enxuta, com 650 mm de largura, utilizando um único motor em configuração P2 (entre o motor e a transmissão).
As duas versões utilizam um motor 1.5 litro, quatro cilindros, transmissão híbrida dedicada e o conjunto completo de eletrônica de potência. O sistema é compatível com integração de componentes como conversor DC/DC, carregador a bordo e booster de carregamento 800V, otimizando o desempenho mesmo em aplicações de baixa voltagem.
Para Matias Giannini, CEO Horse Powertrain, says: o Future Hybrid System representa com precisão a essência da empresa. “O Future Hybrid System é a representação perfeita do que somos como companhia: libertar os recursos das montadoras, que poderiam ser investidos na reinvenção de categorias de trem de força. Ao oferecer uma forma simples e eficiente de ampliar seus portfólios com base em arquiteturas já existentes, permitimos que as fábricas de veículos continuem dedicando todos os seus esforços à aceleração da eletrificação, ao mesmo tempo que maximizam o retorno sobre os investimentos feitos em plataformas de veículos elétricos. Isso tudo reduz a complexidade e permite foco total nos verdadeiros diferenciais do mercado atual: design, software e eletrificação total”, ressalta.
A Horse Powertrain está ativamente desenvolvendo novas variantes do Future Hybrid System, com foco em ainda maior compactação. Entre elas, destaca-se uma versão com motor de três cilindros, que pode reduzir a largura do conjunto em até 70 mm.
Future Hybrid System em detalhes
Posicionado na direção leste-oeste, o Future Hybrid System apresenta um topo “slimline”, ou seja, mais estreito, com perfil mais largo na parte inferior, garantindo conformidade com os mais recentes requisitos de testes de colisão. A integração única dos subsistemas possibilita a redução do balanço dianteiro em até 150 mm em comparação com um trem de força híbrido convencional.
Assim como as unidades de tração elétrica nativas de elétricos à bateria, o sistema é montado diretamente no subchassi do veículo. Isso maximiza o reaproveitamento dos componentes elétricos e simplifica o processo produtivo, eliminando custos elevados de reengenharia e adaptação da linha de montagem.
As vantagens oferecidas pelo Future Hybrid System o tornam especialmente adequado para converter veículos elétricos à bateria (BEV) em veículos elétricos com extensor de autonomia (REEVs) de tração integral (AWD). Tradicionalmente, veículos AWD REEVs exigem a instalação de motor e gerador sobre a unidade elétrica dianteira, tornando o conjunto muito alto ou longo para o compartimento dianteiro.
Em contraste, o Future Hybrid System permite a conversão fácil de uma plataforma BEV em um AWD REEV, em conjunto com um motor P4, localizado próximo ao eixo traseiro, sem a necessidade de modificar os demais componentes ou a geometria do compartimento dianteiro. Além disso, a variante Performance do sistema pode propulsionar o veículo de forma independente, oferecendo uma solução híbrida de tração dianteira eficiente e econômica.
Sua compactação permite que o veículo mantenha subsistemas normalmente instalados na frente de plataformas BEV, mas que dificilmente caberiam na dianteira de um híbrido. Isso inclui sistemas de climatização e ar-condicionado, especialmente os sistemas livres de PFAS (compostos químicos sintéticos) que demandam mais espaço para instalação em comparação com sistemas de ar-condicionado das gerações anteriores. Essa característica contribui para reduzir significativamente o impacto ambiental dos veículos híbridos.
De acordo com Ingo Scholten, Diretor de Tecnologia (CTO) da Horse Powertrain, em comparação com soluções tradicionais, o Future Hybrid System atinge um nível inédito de compactação. “É mais curto e mais estreito do que qualquer sistema equivalente disponível no mercado. Isso é essencial, pois permite encaixar um trem de força híbrido completo em espaços originalmente projetados para unidades de tração elétrica, montadas diretamente no subchassi do veículo. Além disso, abre novas oportunidades para o desenvolvimento de veículos elétricos com extensor de autonomia e tração integral (AWD) em formatos compactos, ou ainda a adoção de sistemas de ar-condicionado, livres de PFAS, que exigem mais espaço de instalação”, explica.
O Future Hybrid System foi projetado para ser utilizado em qualquer região do mundo. Ele conta com um sistema de ignição por pré-câmara, compatível com uma ampla gama de combustíveis, incluindo gasolina, etanol E85 (flex), metanol M100 e combustíveis sintéticos.
Durante o IAA Mobility 2025, que ocorre em Munique, na Alemanha, de 09 a 12 de setembro de 2025, a Horse Powertrain apresentará o sistema, em seu estande B40. localizado no Pavilhão A2. A empresa também realizará uma coletiva de imprensa especial durante o press day do IAA Summit, em 8 de setembro de 2025, às 11h40 (6h40 no horário de Brasília), onde compartilhará sua visão estratégica e principais tecnologias.
¹ A família de sistemas X-Range permite que as montadoras automotivas utilizem suas plataformas de veículos elétricos à bateria (BEVs) como base para o desenvolvimento de linhas de veículos híbridos, com modificações mínimas. Essa flexibilidade é possível graças à expertise da Horse Powertrain em toda a cadeia de componentes do trem de força, o que permite a criação de sistemas altamente integrados, com eficiência térmica, de massa e de espaço líder na categoria.
Além da linha de produtos X-Range, a Horse Powertrain também apresentará no IAA Mobility 2025 as famílias de sistemas Fusion e One, uma nova gama de trem de força híbrido completo no formato plug-and-play, que combina propulsão 100% a combustão e elétrica em uma única solução integrada.
Fonte: Horse - Atendimento à Imprensa / Grupo Printer Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.