terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Museu da F1: nova atração do Parque Dream Car de São Roque (SP) homenageia carros e pilotos que marcaram época no automobilismo mundial

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

O ano de 2026 começa em alta rotação para os fãs de automobilismo: o Parque Dream Car de São Roque (SP) estreia o museu da F1, composto por tributos de modelos que marcaram época em diversas décadas. São 6 bólidos já em exposição e outros 6 chegarão nas próximas semanas. O espaço Cinecar, composto por com 12 carros de cinema, é outra grande novidade criada pelo primeiro parque automotivo temático do Brasil, distante apenas 60 km da capital paulista.

Os tributos de F1 têm qualidade internacional e foram construídos em tamanho real pelo premiado designer Adhemar Cabral, que também fez a réplica fiel do batmóvel Tumbler comprado recentemente pelo jogador Neymar. Os carros estão ambientados em um espaço especialmente projetado no segundo pavimento, que em breve receberá os novos modelos e um painel gigantesco em LED que projetará imagens de momentos épicos das competições. O mais antigo em exposição é o Mercedes-Benz W196 (“Flecha de Prata”) igual ao que garantiu os títulos mundiais de 1954 e 1955 a Juan Manuel Fangio. Há também o Lótus 97T idêntico ao modelo com o qual Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na F1 em Portugal, em 1985. Seguindo a cronologia, também marca presença o Williams Honda FW11/FW11B idêntico ao utilizado em 1986 e 1987 por Nelson Piquet. O modelo FW11B (número 6) foi, inclusive, o carro do seu tricampeonato mundial em 1987.

Outros dois modelos celebram o legado de Ayrton Senna: o McLaren MP4/8 idêntico ao usado no campeonato de 1993 e o Williams Renault FW16 igual ao utilizado pelo piloto em 1994. Por fim, também está exposta a Ferrari SF-23 vermelha idêntica à pilotada por Charles Leclerc na temporada de 2023. O acervo do Dream Car Museum ainda conta com duas motos que prestam homenagem ao eterno ídolo brasileiro das pistas: Ducati 1199 Panigale série especial Senna (195 cv de potência) e a recém-chegada Ducati Monster Senna Edition (111 cv de potência). Além disso, os apaixonados por corridas agora podem se divertir em simuladores que proporcionam toda a emoção de pilotar nas pistas mais famosas do mundo. São quatro equipamentos de última geração disponíveis para aluguel, instalados em ambiente próximo dos carros de F1, completando essa experiência imersiva na elite do automobilismo mundial.

Adair Santos
Jornalista automotivo
Assessor de Imprensa do Parque Automotivo Temático Dream Car – São Roque (SP) 

Ram celebra 2025 com vendas em alta e liderança entre as picapes grandes

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

O fechamento do último ano refletiu a preferência dos brasileiros pela Ram. Em 2025 a única marca de picapes premium do País repetiu a liderança absoluta no segmento de picapes grandes (full-size), além de manter a força da Rampage na categoria — tudo isso adornado por oito prêmios conquistados ao longo do ano.

“Os números comprovam o sucesso da Ram no Brasil. A liderança de nossas picapes grandes e o sucesso da Rampage na categoria demonstram o acerto de nossa estratégia ao comercializar as picapes mais poderosas e capazes em seus segmentos”, comenta Juliano Machado, head da Ram para a América do Sul.

Na categoria de picapes full-size, composta por 1500, 2500 e 3500, a Ram manteve a liderança absoluta, com mais de 3.200 unidades vendidas, o que representa mais de 56% de participação. A 3500, a maior e mais capaz picape do Brasil, liderou o segmento com mais de 1.400 veículos comercializados, tornando-se a picape grande mais vendida do mercado.

Em 2025 a Ram renovou a linha Heavy Duty, com as novas 2500 e 3500. As picapes mais poderosas do Brasil receberam uma atualização visual, além do novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output de 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque combinado com uma nova transmissão automática de 8 velocidades. A dupla é complementada pela 1500, que segue sendo a picape mais rápida do país, com aceleração de 0 a 100 km/h em somente 5,3 segundos.

Entre as picapes compactas, a Rampage superou a si própria novamente, alcançando mais de 26 mil carros comercializados (alta de 8% em relação à 2024) e alcançando, pela primeira vez, a vice-liderança na categoria. O último ano também marcou uma série de novidades para a Rampage, incluindo a chegada do ADAS L2+ e o lançamento da série especial R/T NFL Edition. Disponível com o motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv ou com o 2.0 Hurricane 4 Turbo a gasolina de 272 cv, o modelo segue sendo a picape mais potente e veloz fabricada na América do Sul.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Citroën cresce 18% em 2025 e tem seu melhor resultado em 11 anos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

A Citroën encerrou 2025, primeiro ano com a família C‑Cubed completa, com aumento de 18% no volume em relação ao ano anterior e recorde de vendas dos últimos 11 anos. Foram quase 40 mil unidades comercializadas e 1,6% de participação de mercado no acumulado anual. O fechamento de dezembro apresentou market share de 1,9%, com mais de 5 mil unidades vendidas, o melhor mês do ano, indicadores que apontam o acerto da estratégia iniciada em 2022 com o lançamento do Citroën C3, ampliada no ano seguinte pelo Citroën Aircross e consolidada pelo Citroën Basalt em 2024.

No último ano, o Citroën Basalt respondeu por cerca de 50% das vendas da marca, com quase 20 mil unidades, reforçando seu papel central na performance anual e posicionamento como o SUV mais acessível do mercado nacional.

Conhecendo o Brasil e o perfil do consumidor local, a Citroën fortaleceu sua conexão com o público ao ampliar a gama 2026 com as novas versões XTR para o Citroën Aircross, o único SUV com até 7 lugares, e Citroën C3, além da Dark Edition para o Citroën Basalt. “Ao ampliar o portifólio com essas versões reafirmamos o acerto da estratégia: ouvir o cliente e traduzir suas preferências em produtos relevantes, com design, conforto e a inovação característica da marca, preservando a acessibilidade já conhecida pelo nosso cliente”, destaca Pedro Silva, Head da Citroën para a América do Sul.

Leapmotor alcança mais de 1.200 unidades vendidas em menos de dois meses em 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Os números confirmam: os brasileiros entraram em um salto para uma nova era no último ano, com a Leapmotor estreando no mercado nacional com uma performance robusta de vendas. Lançada oficialmente no Brasil no dia 4 de novembro, a Leapmotor acumulou até o final de 2025 mais de 1.200 unidades comercializadas — uma média superior a 21 carros vendidos por dia.

“A resposta rápida dos consumidores demonstra a confiança do nosso público com os carros eletrificados da Leapmotor, única marca chinesa que estreou no Brasil com 50 anos de experiência em nosso mercado. A expertise da Stellantis na região sem dúvida foi um grande diferencial neste momento de implantação da marca no País”, afirma Felipe Daemon, head da Leapmotor na América do Sul.

O SUV grande C10 foi o primeiro modelo da marca a chegar no Brasil, nas versões Elétrico e Ultra-Híbrido — com a inovadora tecnologia REEV. Único carro à venda no País equipado com essa solução, o C10 Ultra-Híbrido une a experiência da tração exclusivamente elétrica com a liberdade de poder recarregar ou reabastecer, oferecendo aos clientes o melhor dos dois mundos.

Fiat consolida liderança no Brasil pelo quinto ano consecutivo e Strada reafirma posto de veículo mais vendido do país no período

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

 A Fiat continua escrevendo uma história de liderança, protagonismo, pioneirismo e inovação no Brasil. Pelo quinto ano consecutivo, a marca é a mais vendida do mercado nacional: em 2025, alcançou 20,9% de participação do mercado e 533.739 unidades emplacadas e uma vantagem sólida de 94.8 mil carros à frente da segunda colocada. 

Novamente a Fiat Strada é o veículo mais vendido do país considerando todos os segmentos do mercado - carros de passeio, picapes e comerciais leves - pelo quinto ano consecutivo. A picape registrou 142.901 mil unidades e 5,6% de market share. Além da Fiat Strada na primeira posição no ranking, a Fiat também ocupou a terceira e oitava posição no ranking geral de vendas com Argo (102.636 unidades) e Mobi (73.013 unidades). 

Nos diferentes segmentos do mercado, a Fiat também lidera. Entre as picapes, representada por Strada, Toro e Titano, foram 201.470 unidades e 42,1% de participação na categoria. Considerando os hatchs, com Argo e Mobi, foram 175.680 emplacamentos e 28,4% do segmento e um importante aumento de 5.2 p.p. na participação em relação ao ano passado. 

Outra categoria em que a Fiat mantém a liderança constante é a de Vans, com Fiorino (líder por doze anos consecutivos), Scudo (líder desde sua estreia em 2022) e Ducato. Neste segmento foram 28.288 unidades vendidas e 34,8% de segment share em 2025. Desde o lançamento dos SUVs Híbridos, Pulse e Fastback, a marca também passou a liderar esta categoria, emplacando mais de 42 mil unidades e registrando 24,3% de share neste ano.