sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Volvo EX30 Ultra Twin Motor chega com dois motores capazes de gerar 428 cavalos de potência por R$ 309.950

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

 Na manhã do dia 14 de abril de 1927, o primeiro carro produzido pela Volvo Cars saiu da fábrica em Gotemburgo, na Suécia. Nomeado de ÖV4 - e apelidado de Jakob -, o modelo era conversível e tinha um motor de quatro cilindros, que gerava 28 cavalos de potência. Sua velocidade de cruzeiro era cerca de 60 km/h e velocidade máxima de 88 km/h. Bem diferente do novo EX30 Twin Motor. 

A nova versão do carro elétrico premium mais vendido no mercado nacional em 2025 já está disponível nas 52 concessionárias da Volvo Car Brasil com dois motores elétricos, totalizando 428 cavalos de potência, que gera uma aceleração de 0 a 100km/h em 3,6 segundos. Ao longo de quase cem anos de legado a montadora sueca soma dados para unir a melhor performance com toda a segurança característica da Volvo, inclusive com sucessos em competições.

 

Legado em segurança

 

Antes de relembrar esse capítulo esportivo da história da montadora sueca, alguns momentos foram tão marcantes quanto o primeiro Volvo ÖV4. Em 1959, o engenheiro sueco Nils Bohlin criou o cinto de segurança de três pontos, quando trabalhava para a marca. Tanto Bohlin, quanto a montadora abriram mão da patente da invenção, que viria a salvar milhões de vidas em todo o mundo.

 

Performance em todas as superfícies

 

Globalmente conhecida pela segurança, a marca sueca também tem a performance no seu DNA. Lançado em 1958, o Volvo PV544 ficou conhecido por sua durabilidade. Isso levou o modelo a ter um grande sucesso em competições de rali, como aconteceu com a vitória no Safari Rally de 1965, realizado no Quênia, com os irmãos locais Joginder e Jaswant Singh.

Uso de bomba d'água e manutenção preventiva aumentam vida útil do motor, afirma especialista

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

Manter a bomba d’água em boas condições é fundamental para o desempenho do motor e para a durabilidade do sistema de arrefecimento. O componente, responsável por circular o líquido que controla a temperatura do motor, pode ter sua vida útil prolongada quando manuseado corretamente e aliado a práticas preventivas simples.

De acordo com Edson Pinheiro, engenheiro de desenvolvimento de produto da SKF, a troca da bomba d’água deve sempre ser feita em conjunto com o tensionador e a correia dentada. “No sistema de sincronismo, a substituição conjunta de todos os componentes é fundamental para garantir a durabilidade e confiabilidade que são indicadas pelo fabricante do motor”, explica.

Outro ponto de atenção é o tipo de fluido utilizado. Segundo Leonardo Menegatti, consultor técnico da SKF, a escolha inadequada do líquido de arrefecimento pode comprometer todo o sistema. “Usar água de torneira ou aditivos fora das especificações da montadora pode gerar corrosão, entupimentos e até danificar o selo mecânico da bomba”, afirma.

Os especialistas também destacam a importância da limpeza do sistema e da verificação do assentamento correto da bomba no motor, o que garante o vedamento e evita vazamentos prematuros. Além disso, a instalação de peças falsificadas tem se tornado uma preocupação crescente no setor.

Para reduzir o risco, a SKF recomenda que oficinas e consumidores verifiquem a autenticidade das peças por meio do aplicativo SKF Authenticate, que confirma se o produto é original em até 24 horas. “A bomba d’água é um componente vital. Uma falha pode causar superaquecimento, empenar o cabeçote e gerar prejuízos altos. Por isso, investir em peças de procedência é uma economia inteligente”, conclui Edson Pinheiro

rm@mapa360.com.br  

 

 

VW consolida América do Sul como a região com maior expansão global

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

A Volkswagen reafirma a Região América do Sul como o principal polo de crescimento da marca no cenário global. Com um aumento sólido de 14,6% nas vendas em 2025, comparando com 2024, a Região SAM manteve a liderança como a que mais cresceu em volume para a marca no mundo.

Ao todo, 569.174 unidades Volkswagen foram comercializadas na América do Sul em 2025, resultado que demonstra consistência, reforça a relevância estratégica da região para o desempenho mundial da companhia e endossa a acertada renovação dos produtos e a força da Rede de Concessionárias VW e dos importadores parceiros.

No Brasil, a Volkswagen consolidou sua posição como o terceiro maior mercado global de vendas da marca, atrás apenas da China e da Alemanha. O Brasil registrou mais de 436 mil unidades vendidas em 2025, o que representa um crescimento de 9% em relação a 2024, mesmo em um ambiente de forte competitividade no setor automotivo.

No Brasil, a Volkswagen fechou 2025 como líder absoluta entre os carros de passeio e líder dos dois principais segmentos do setor (SUVs e hatches) há 3 anos consecutivos. Com 122.675 unidades emplacadas em 2025, o Polo foi o hatch e o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2023, 2024 e 2025.

Em SUVs, o Novo T-Cross foi o mais vendido do Brasil também em 2023, 2024 e 2025, com 92.839 unidades comercializadas no ano passado. O desempenho consistente do modelo foi determinante para que a Volkswagen mantivesse a liderança no segmento de SUVs, o que mais cresce no mercado brasileiro, com 204.896 unidades vendidas dos modelos Tera, Nivus, Novo T-Cross, Taos, Tiguan e ID.4 no ano passado. 

Remoção inadequada de piche e cola pode danificar pintura do veículo

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

Resíduos de piche e cola figuram entre as incrustações mais difíceis de serem removidas da pintura automotiva, especialmente em veículos que circulam com frequência por áreas em obras viárias ou que utilizam adesivos por longos períodos. Embora comuns, essas contaminações exigem procedimentos específicos, já que métodos inadequados de remoção podem causar riscos, manchas e danos irreversíveis ao verniz.

O piche tende a se fixar nas áreas mais baixas da carroceria, como laterais, para-lamas e caixas de roda, enquanto a cola de adesivos, ao longo do tempo, endurece e se torna resistente à lavagem convencional. Um dos erros mais recorrentes, segundo profissionais da área, é tentar eliminar esses resíduos por abrasão, sem considerar a eficiência dos produtos específicos para essas situações.

De acordo com Paulo Henrique Nobre, químico e diretor técnico da Vonixx, esse tipo de contaminação requer abordagem técnica adequada. “Piche e cola não devem ser removidos por esforço mecânico. O uso de produtos formulados para agir quimicamente sobre esses resíduos é essencial para reduzir o risco de riscos e preservar o verniz”, afirma.

A recomendação técnica é iniciar o processo com a lavagem da superfície, a fim de remover partículas soltas que possam provocar danos durante a limpeza. Na sequência, devem ser aplicadas soluções específicas capazes de amolecer o piche e a cola, permitindo a remoção com pano de microfibra e movimentos suaves, sem pressão excessiva.

Dunlop aposta em negro de fumo sustentável na fabricação de pneus em grande escala

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

 A Dunlop adotou, pela primeira vez, o uso de negro de fumo sustentável na produção de pneus em larga escala destinados a determinados modelos de veículos de passeio. O negro de fumo sustentável é produzido por meio de um processo de reciclagem química que utiliza pneus em fim de vida útil (ELTs, na sigla em inglês) e outros materiais. A produção teve início no final do ano passado, na fábrica de Miyazaki, como parte dos esforços da companhia para promover a reciclagem de recursos.

O negro de fumo sustentável é fabricado a partir de aparas de borracha geradas nos processos de produção de pneus e de ELTs triturados, que passam por um processo conhecido como reciclagem química. O desenvolvimento dessa solução vem sendo conduzido em um projeto conjunto com a Mitsubishi Chemical Corporation desde janeiro de 2025.

Em agosto, a empresa forneceu pneus de competição produzidos com esse material para uma série de corridas: a Classe GT300 da 4ª etapa do AUTOBACS SUPER GT 2025, na qual o veículo equipado com esses pneus conquistou vitórias em dois dias consecutivos. Os pneus demonstraram desempenho estável e consistente ao longo de toda a corrida no ambiente do automobilismo, que está na linha de frente do desenvolvimento de pneus, onde as tecnologias mais avançadas são constantemente introduzidas.

A adoção do negro de fumo sustentável na fabricação de pneus para determinados modelos de veículos de passeio faz parte das iniciativas da empresa para colocar em prática o TOWANOWA, seu conceito de economia circular para a indústria de pneus.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Jeep lança Compass Blackhawk com motor Flex

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

O Jeep Compass Blackhawk Flex 2026 marca a estreia da motorização Hurricane Flex 2.0 no país. O Jeep Compass foi o líder de vendas na categoria de SUVs médios nos últimos nove anos no Brasil, o que reflete toda a força comercial do modelo juntos aos clientes brasileiros. 

Versão topo de gama, o Compass Blackhawk Flex entrega 272 cv de potência e 400 Nm de torque, faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, além de oferecer a capacidade off-road que é essência da marca Jeep, com tração 4x4 que permite excelente desempenho em todo o tipo de terreno. 

As equipes de Engenharia da Stellantis, com toda sua experiência em descarbonização e biocombustíveis, trabalharam para tornar o premiado motor Hurricane, aclamado por clientes e especialistas, em uma versão Flex, garantindo toda tecnologia do conjunto mecânico agora com a cara do Brasil, podendo ser utilizado também com etanol. A unidade de potência recebeu novas bombas de combustível, velas de ignição e injetores. Além disso, foram realizadas modificações no sistema de admissão e no turbo, mudanças que garantem o desempenho e a robustez do modelo. As equipes de Engenharia trabalharam também na calibração do novo motor e da troca de marchas, garantindo uma experiência de condução diferenciada aos clientes. 

Com 7 airbags, pacote de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com Alexa in-vehicle – que traz assistência em tempo real, internet a bordo e navegação integrada – bancos do motorista e do passageiro elétricos, rebatimento automático dos retrovisores externos, rodas em liga leve de 19”,  porta-malas automático com sensor de presença e teto solar panorâmico, o Compass Blackhawk Flex possui pacote completo de equipamentos. 

Fatores que interferem no funcionamento do cilindro de roda do veículo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

O cilindro de roda é responsável por acionar as lonas contra o tambor de freio. Ele recebe a pressão hidráulica do cilindro mestre e promove a expansão do conjunto de pistões, empurrando as sapatas e lonas contra o tambor e, assim, auxiliando na frenagem do veículo. “Um dos componentes essenciais para o cilindro de roda ter bom desempenho e durabilidade é o fluido hidráulico, que deve estar em perfeitas condições, sem contaminação por impurezas e dentro do prazo de validade”, alerta Vagner Marchiniak, consultor de marketing de produto da Controil.

 

Ele lembra que o sistema de freio traseiro trabalha em conjunto com o dianteiro, por isso é primordial revisar ambos, mesmo quando for realizada apenas a troca de pastilhas e discos. “É preciso avaliar o cilindro de roda quanto a vazamentos e travamentos, e os guarda-pós quanto à sua integridade, para evitar que impurezas contaminem a peça.

 

Se, ao recuar o guarda-pó, for observado fluido de freio, é sinal de que o cilindro de roda já apresenta vazamento e necessita substituição”, adverte Marchiniak, lembrando que, ao trocar o cilindro de roda, é recomendável realizar a substituição em ambos os lados. O estado das lonas, do tambor, das molas de retorno e do cabo do freio de estacionamento também deve ser revisado.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Geely Holding divulga plano estratégico de cinco anos para 2030

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

 

O Grupo Geely Holding (“Geely Holding”) divulgou seu plano estratégico quinquenal “One Geely, Liderando por meio da Inovação e Integração” para 2030. De acordo com o plano, a Geely Holding visa fortalecer a coordenação em alto nível e a colaboração global, construir um sistema de capacidades estratégicas, tornar-se líder entre as montadoras globais e pioneira na globalização de alta qualidade para empresas chinesas.


O Grupo Geely Holding também anunciou suas principais metas para 2030: alcançar vendas globais superiores a 6,5 milhões de veículos (carros de passeio + veículos comerciais), receita superior a 1 trilhão de yuan (143,7 bilhões de dólares), figurar entre as cinco maiores montadoras globais em vendas, atingir uma taxa de penetração de veículos de nova energia de 75%, com as vendas fora da China representando mais de um terço do total anual do Grupo, e desenvolver arquiteturas de nova energia de classe mundial, abrangendo modelos das classes A a E, que reduzam o ciclo médio de P&D e o custo total por modelo em mais de 30%.


Em 2026, a Geely celebrará seu 40º aniversário e entrará em uma nova fase de desenvolvimento. Os próximos cinco anos serão cruciais para que o Grupo Geely Holding alcance três grandes objetivos estratégicos: a transição da competitividade na fabricação de produtos para a competitividade em serviços de ecossistema; da competitividade baseada em escala e custo para a tecnologia verde e inteligente; e da operação independente de cada marca para uma profunda colaboração global.


Construindo uma Matriz Global de Marcas e Aprofundando a Sinergia Abrangente dentro de “One Geely”


Em 2025, a Geely Holding concentrou-se em seus negócios principais, demonstrando forte resiliência e desenvolvimento estável: as vendas totais atingiram 4,116 milhões de veículos, um aumento de 26% em relação ao ano anterior, e alcançaram cinco anos consecutivos de crescimento. As vendas de veículos de novas energias atingiram 2,293 milhões de unidades, um aumento de 58% em relação ao ano anterior, com uma taxa de penetração de veículos de novas energias de 56%. As vendas da Geely Holding ultrapassaram 4 milhões de carros pela primeira vez, classificando-se em sétimo lugar globalmente e tornando-se a empresa de crescimento mais rápido entre os dez maiores grupos automotivos globais.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Função da bomba de direção hidráulica e sinais que indicam falhas no componente

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

A bomba de direção hidráulica é fundamental para os sistemas de direção assistida, que possibilitam uma condução mais suave ao fornecer pressão hidráulica para facilitar a movimentação das rodas e do volante, especialmente em baixas velocidades, durante manobras ou ao estacionar. “É ela que pressuriza o fluido hidráulico para diminuir o esforço necessário ao dirigir”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.


Sinais que podem indicar desgaste da bomba de direção hidráulica – Leite ressalta a importância de estar atento aos sintomas de problemas na bomba de direção hidráulica. Ruídos estranhos ao girar o volante podem ser um indício de que componentes como rolamentos, correia ou polia estejam danificados. Além disso, a dificuldade em girar o volante pode ser causada por baixo nível de fluido, falhas na bomba ou danos na caixa de direção, revela.


O surgimento de vazamentos no sistema hidráulico pode provocar queda no nível do fluido, tornando o volante pesado e dificultando a condução, o que também compromete a segurança, principalmente em manobras de emergência. Vazamentos podem ser resultado do desgaste de mangueiras, conexões defeituosas ou componentes danificados.

Suhai Festival Interlagos 2026 tem datas definidas para agosto

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 O maior evento de experiência motor do mundo já tem datas definidas. A Edição Motos vai acontecer entre os dias 13 e 16 de agosto deste ano, enquanto a Edição Automóveis está confirmada para o período de 27 a 30 de agosto. Ambos os eventos terão ingressos à venda a partir do dia 31 de março.

 

Além da confirmação de datas, a outra grande novidade neste início de ano coube à assinatura do contrato dos organizadores pelos naming rights do evento com a Suhai Seguradora. Ele passa a se chamar Suhai Festival Interlagos, marcando um novo patamar da parceria entre a seguradora e o maior evento de experiências automotivas e motociclísticas da América Latina.

 

Concebido para ser uma experiência única para apaixonados por motocicletas e automóveis, o Suhai Festival Interlagos 2026 deve atrair mais de 400 mil pessoas, entre motoristas e motociclistas, influenciadores, pilotos e entusiastas. No rol de expositores, as empresas confirmadas são montadoras (motos e carros), marcas de acessórios, peças, lubrificantes e outros nichos relacionados ao negócio.

 

Além de reforçar sua atuação histórica na edição Moto, a Suhai Seguradora estreia como patrocinadora da edição Automóvel, ampliando sua presença no evento e aprofundando sua estratégia de posicionamento no universo do entretenimento e da experiência. Presente no Festival Interlagos desde 2023 como patrocinadora âncora da edição Moto, a Suhai Seguradora acompanha a evolução do evento e amplia, a cada ano, sua atuação junto ao público motociclista. 

Marketing & Soul estreia como um hub estratégico inédito no mercado de reposição

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Em um cenário em que muitas empresas enfrentam crescimento cada vez mais dependente de esforço humano, retrabalho e baixa integração entre áreas, nasce a Marketing & Soul. A empresa estreia no mercado como um hub estratégico que propõe um modelo inédito de atuação: integrar marketing, marca, cultura organizacional e liderança como um único sistema de direção para os negócios.

À frente da Marketing & Soul está Talita Peres, executiva com mais de duas décadas de atuação em marketing estratégico no aftermarket automotivo, com passagem por multinacionais em momentos decisivos de crescimento, reposicionamento e transformação organizacional. A proposta do hub surge a partir de uma leitura clara de mercado: a desconexão entre marketing, vendas, liderança e cultura ainda é um dos principais gargalos para o crescimento sustentável das empresas. “Muitas organizações ainda operam no modo esforço, com áreas estratégicas seguindo caminhos paralelos. A Marketing & Soul nasce para estruturar direção clara, integrar estratégia e capital humano e transformar marketing e pessoas em motores reais de crescimento organizacional.”, afirma Talita Peres.

Proposta de valor: onde estratégia encontra humanização

A Marketing & Soul não se posiciona como agência nem como consultoria tradicional. O hub ocupa um espaço ainda pouco explorado no mercado brasileiro: a integração estratégica entre marketing, cultura e liderança, atuando como estrutura de decisão para empresas que buscam crescimento consistente, menos dependente de improviso e esforço excessivo.

COBREQ amplia portfólio de produtos para Linha Moto na reposição

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A COBREQ, marca brasileira do grupo TMD Friction, referência em tecnologia de sistemas de frenagem, anuncia o lançamento de novos componentes que chegam para complementar o portfólio da Linha Moto. Esses novos produtos foram desenvolvidos para atender às exigências dos ambientes urbanos, proporcionando mobilidade, performance e segurança em frenagens.

Entre os lançamentos, todos da Linha Street, estão pastilhas de freio dianteira para a Honda Biz e traseira para a Honda CG Titan 160. Além destes, vale o destaque para os novos códigos de discos de freios para as motos Yamaha FZ 250, H-MAX 250, MT-03, R3, N-MAX 160, XTZ 150 e NEO 125 e modelos Honda CB 500, NXR Bros 160 e Honda PCX 150. Para os detalhes de cada aplicação, basta acessar o catálogo da linha no site oficial da marca, no www.cobreq.com.br 

Esses itens demonstram a versatilidade e a qualidade da Linha Street, ideal para motociclistas com veículos até 500cc que utilizam suas motos no dia a dia urbano e exigem alto desempenho nas frenagens com durabilidade superior.

Segurança e abrangência de portfólio

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Seu carro fala! Você está ouvindo?

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

 Você sabia que o seu carro está sempre enviando sinais sobre a própria saúde? Seja por meio de luzes no painel, cheiros diferentes ou mudanças no comportamento durante a condução, cada detalhe pode revelar muito sobre a condição do veículo. Saber interpretar é fundamental para garantir sua segurança, evitar transtornos e ainda proteger o seu bolso de gastos inesperados.

O começo do ano é o momento ideal para reforçar a importância da manutenção preventiva. Revisões periódicas de componentes como freios, suspensão, fluidos e, claro, dos pneus, ajudam a antecipar problemas, preservar o desempenho do carro e assegurar a tranquilidade em qualquer trajeto, da rotina diária às viagens mais longas.

Luzes acesas no painel, cheiros incomuns e mudanças no comportamento do veículo são alguns dos principais sinais de que algo não vai bem. A luz do óleo, por exemplo, alerta para falhas na lubrificação, enquanto a da bateria indica problemas no alternador ou na própria bateria. Já odores de queimado, combustível forte ou aroma adocicado podem revelar vazamentos, superaquecimento ou falhas elétricas.

Além disso, se o carro começa a puxar para um lado ou apresentar vibrações excessivas, é possível que haja desgastes irregulares, desalinhamento ou danos mecânicos. Identificar esses sinais rapidamente evita reparos mais caros e garante mais segurança e isso vale também para os pneus, que “falam” por meio de sinais visuais, sonoros e táteis fundamentais para a dirigibilidade.

Fun Motors apresenta os novos quadriciclos Dakar 250 e Dakar 300

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

 A Fun Motors, marca brasileira de veículos off-road com sede em Piracicaba (SP), anuncia o lançamento dos quadriciclos Dakar 250 e Dakar 300. Os novos modelos chegam para complementar a linha adulta da marca, que já conta com a família Farmer, consolidada no mercado, reforçando o portfólio.

O Dakar 250 é indicado para quem busca praticidade. É ideal para iniciantes ou para quem deseja um quadriciclo de boa performance e econômico. O veículo tem partida elétrica, freios hidráulicos, injeção eletrônica e câmbio CVT, suave e progressivo em seu funcionamento. Pesa 227 quilos.

Já o Dakar 300 entrega mais potência e performance, oferecendo uma experiência mais intensa em terrenos variados. Com motor 4 tempos, o quadriciclo é movido à gasolina, com injeção eletrônica e partida elétrica. Alcança os 90 km/h e pesa 290 quilos. O câmbio é CVT com High e Low, configuração que permite ao veículo alcançar velocidade ao mesmo tempo, torque e força. 

Entre os principais diferenciais, os dois novos modelos contam com painel digital completo, barra de led e injeção eletrônica Bosch, que garantem uma experiência de pilotagem mais eficiente e alinhada às exigências atuais do mercado.

Disponíveis nas cores azul, cinza e vermelho, os novos Dakar permitem maior personalização na escolha do consumidor. Os modelos estarão disponíveis na rede de concessionárias Fun Motors em todo o Brasil.

Cortex Motorsport anuncia o lançamento de módulo inovador para comunicação CAN

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

Foto: @pedrospina 

 A Cortex Motorsport, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções eletrônicas de alto nível para o setor automotivo, anuncia o lançamento de seu primeiro módulo de comunicação CAN, um produto revolucionário voltado para preencher lacunas do mercado nacional e atingir os padrões mais exigentes do mercado internacional high-end. O novo módulo CTX-SI71, foi desenvolvido com foco em simplicidade, versatilidade e inovação, promete se destacar pela facilidade de instalação e compatibilidade com os principais sistemas do mercado, como FuelTech, ProTune, Motec e outros.

Com o conceito plug and play, o módulo CTX-SI71 foi projetado para receber sinais digitais de chaves de comando e convertê-los em comunicação CAN com extrema praticidade. Essa abordagem facilita que até os usuários menos experientes possam integrá-lo de maneira eficiente, enquanto aqueles que necessitam de maior customização têm a liberdade de explorar o produto em configurações mais avançadas.

A versatilidade também é um dos pontos altos deste lançamento: o módulo CTX-SI71 pode ser aplicado em diferentes contextos, como, por exemplo, a conversão de sinais de posição de alavancas (PRND) para CAN em câmbios automáticos. Essa funcionalidade alivia entradas em ECUs, aumentando sua eficiência e simplicidade na configuração.

Diferentemente de módulos voltados exclusivamente para o gerenciamento de motores, o produto da Cortex Motorsport é voltado para complementar ECUs ou realizar controles de carroceria, automatizando funções e dando mais segurança ao piloto. A ideia é que o piloto mantenha o foco no que realmente importa: pilotar. A aplicação é universal, servindo para veículos e motores de todos os tipos, sejam eles injeção ou carburados, Otto ou diesel, abrangendo desde carros e motos até embarcações náuticas.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Tera MPI sem IPI: VW amplia presença no Programa Carro Sustentável

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

 A Volkswagen do Brasil amplia sua participação no Programa Carro Sustentável, do Governo Federal, e passa a oferecer o Tera MPI ano/modelo 2026 com isenção total de IPI, proporcionando redução de 2,55% do preço final do veículo ao consumidor. Com a inclusão do modelo, a marca reforça seu compromisso em democratizar o acesso à mobilidade, aliando inovação, eficiência e sustentabilidade em seu portfólio de veículos produzidos no País.

Desde quando o programa entrou em vigor, em julho passado, 45.206 unidades dos modelos elegíveis Volkswagen (Polo Track, Polo Robust e Polo TSI MT) foram comercializadas dentro da iniciativa, que concede isenção de IPI para veículos novos que atendem a critérios como índice de emissão, peso, reciclabilidade e produção local. A certificação da Volkswagen do Brasil no Programa Carro Sustentável reafirma o alinhamento da empresa às políticas públicas voltadas à redução do impacto ambiental e ao estímulo da indústria nacional.

A participação no programa amplia a oferta de veículos Volkswagen com condições ainda mais acessíveis ao consumidor. Além dos modelos elegíveis ao benefício fiscal, a marca oferece também versões com descontos equivalentes ao valor do IPI, assegurando competitividade e ampliando o alcance da iniciativa no mercado brasileiro. Integram o Programa Carro Sustentável os modelos Polo Robust, Polo Track, Polo TSI MT e Tera MPI.

A chegada do Tera MPI ao programa reforça o protagonismo do modelo no mercado nacional. O modelo já acumula quase 50 mil unidades emplacadas no Brasil em apenas sete meses de mercado, consolidando-se como um verdadeiro ícone da nova geração de veículos Volkswagen no País. 

Qual é a preferência dos consumidores latino-americanos de veículos Nissan?

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Um SUV, uma picape, um sedã? Qual é a preferência dos consumidores latino-americanos de veículos no momento da compra? Isso se repete em todos os países? A boa notícia: a Nissan América Latina conta com um portfólio que responde às necessidades de cada perfil de cliente.

O ano de 2025 foi fundamental para a Nissan América Latina, com lançamentos importantes e uma experiência de cliente diferenciada, que demonstraram o compromisso da marca na região. Inovação, qualidade e capilaridade de serviço foram atributos que se destacaram especialmente nesse período. Em média, no ano passado, entre os mais de 425 mil veículos comercializados pela marca nos 39 mercados que compõem a região de negócios América Latina, os modelos mais escolhidos foram o novo Nissan Kicks, o Nissan Kicks Play, a Nissan Frontier e o Nissan Versa. 

Unidade da picape Nissan Frontier em movimento em rua, no início de um túnel

No Brasil, o Nissan Kicks Play e o novo Nissan Kicks – lançado em julho de 2025 – ocuparam os dois primeiros lugares na lista dos preferidos pelos consumidores da marca. Ambos, são produzidos no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Depois, vieram o sedã Nissan Versa, a picape Nissan Frontier e o sedã médio Nissan Sentra.

Acompanhe quais foram os preferidos dos clientes da Nissan em alguns outros países da América Latina em 2025:

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Com entrada gratuita, Desfile Cinecar reunirá carros de cinema neste domingo (25/1) no Parque Dream Car de São Roque (SP)

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Carros que roubaram a cena em grandes produções de Hollywood serão a atração, neste domingo (25/1), no Parque Dream Car de São Roque, durante o Desfile Cinecar. O evento é gratuito e ocorrerá às 13h30. O público poderá, inclusive, fazer fotos e vídeos próximo dos carros. Também neste domingo, das 9 às 16 horas, ocorrerá o encontro do Monza Clube. Primeiro parque automotivo temático do Brasil, o Dream Car está localizado a apenas 60 km da capital paulista e é muito mais que um museu (165 veículos antigos), contando com shopping (23 lojas e restaurantes), parque infantil e kartódromo.

O evento será realizado na pista do kartódromo, que possui arquibancada com capacidade para 1.000 pessoas. Serão cerca de 10 tributos, incluindo 3 batmóveis de diferentes épocas e o DeLorean DMC 12 da trilogia De Volta para o Futuro. Também participarão do inédito desfile a van do Scooby-Doo, os modelos dos filmes Carros e Speed Racer, o Chevrolet Camaro estilizado igual ao Bumblebee de Transformers e o carro da Barbie. Por fim, completa a lista de astros o Jeep caracterizado igual ao carro usado em um grande sucesso de bilheteria: Jurassic Park. Além disso, sósias (cosplayers) do batman, do Coringa, Barbie, Salsicha e dos personagens Marty McFly e Doc Brown vão divertir e interagir com os fãs.   

Espaços temáticos recentemente inaugurados

Os modelos que irão desfilar neste domingo fazem parte do Espaço Cinecar, que foi recentemente inaugurado no Dream Car e é composto por com 12 carros de cinema. Outra novidade é o Museu da F1, onde estão expostos 6 tributos de bólidos que fizeram história em diferentes épocas da competição. Nas próximas semanas, outros 6 carros irão completar o acervo.

Stellantis completa cinco anos na liderança, com mais de 4,4 milhões de veículos vendidos na América do Sul

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Criada em 2021, a Stellantis completa cinco anos de operação celebrando uma trajetória marcada por liderança, crescimento consistente, escala industrial e protagonismo no setor automotivo da América do Sul. Ao longo desse período, a companhia consolidou sua presença na região, ampliando sua atuação industrial e comercial e reforçando seu papel como um dos principais vetores de transformação da mobilidade.

Formada a partir da união de marcas fortes como Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Leapmotor, Peugeot e Ram, entre outras, que carregam identidades próprias e uma profunda conexão com os clientes, a Stellantis constrói um legado sólido no setor automotivo. Juntas, essas marcas formam um verdadeiro ecossistema automotivo, que posiciona a companhia como uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, sustentada por um profundo conhecimento do mercado da América do Sul.

Como resultado dessa evolução, a Stellantis alcançou, em 2025, um marco histórico ao se tornar a primeira fabricante da América do Sul a superar 1 milhão de veículos vendidos em um único ano. Desde 2021, a companhia registrou um crescimento de cerca de 22%, ultrapassando 4,4 milhões de veículos comercializados. Somente no último ano, outro recorde reforçou esse desempenho: a exportação de mais de 158 mil veículos produzidos no Brasil, evidenciando a força e a competitividade do portfólio da Stellantis nos mercados internacionais.

“Todos esses avanços são resultado de uma estratégia ambiciosa, que se apoiou na força e complementaridade de nossas marcas, e nos permitiu evoluir com consistência e assumir um papel de protagonismo ao longo dos anos. Hoje, essa maturidade se reflete em plena autonomia tecnológica e na capacidade de tomar decisões estruturantes de longo prazo, como o ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões até 2030, o maior da história do setor em nossa região. Foi dessa forma que aprendemos a olhar mais longe, fazendo escolhas no momento certo e construindo caminhos que colocaram a América do Sul em posição de destaque. Mesmo em um período relativamente curto, os resultados surgiram como consequência natural dessa forma de atuar”, avalia Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul. 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Gulf e Trackhouse apresentam pintura para a abertura da temporada 2026 do MotoGP

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 O layout será visto nos Grandes Prêmios da Tailândia (27 de fevereiro a 1º de março), do Brasil (20 a 22 de março) e da Itália (29 a 31 de maio).

O design é uma evolução da pintura Passion, escolhida pela votação dos fãs em 2025, e reflete a continuidade da parceria entre as marcas após o primeiro ano da Trackhouse na principal categoria do motociclismo mundial. A apresentação aconteceu durante o lançamento oficial da pintura da equipe para a temporada 2026 e mantém as cores tradicionais da Gulf, historicamente associadas ao automobilismo.

A temporada de 2025 marcou o primeiro ano completo da equipe norte-americana no MotoGP e incluiu resultados expressivos, como o pódio de Raúl Fernández na corrida sprint da Indonésia, com a moto nas cores da Gulf, e a primeira vitória da equipe em um Grande Prêmio, na Austrália.

Ao longo da temporada 2026, a pintura da Gulf estará presente em cinco etapas do calendário. Entre elas, está o Grande Prêmio da Itália, em Mugello, que marcará a primeira vez que uma moto com as cores da Gulf disputará uma corrida de MotoGP na Europa. Tailândia, Brasil, Malásia e Indonésia completam as etapas em que o layout será usado ao longo do ano.

Segundo Mike Jones, CEO da Gulf Oil International UK Limited, a parceria já apresentou resultados relevantes. “Nossa primeira temporada no MotoGP com a Trackhouse trouxe momentos importantes, incluindo pódios logo na estreia e vitórias em corridas. Em 2026, veremos as cores da Gulf novamente em cinco etapas do campeonato, e esperamos que os fãs acompanhem a continuidade desta parceria”, afirma.

Roda de Conversa Mulheres reforça liderança feminina no Recicle Mais 2026

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Realizado ao longo de dois dias, o Recicle Mais acontece em 31/01 e 01/02 de 2026, reunindo profissionais, empresários, entidades e especialistas do setor de desmontagem automotiva, reciclagem veicular e economia circular.

O evento será realizado no Blue Tree Premium Alphaville, em Barueri (SP), e tem como objetivo promover conhecimento, troca de experiências, fortalecimento institucional e inovação, conectando toda a cadeia da reciclagem automotiva — de desmontes e autopeças à gestão, sustentabilidade, processos e políticas públicas.
 
Dentro dessa proposta, no dia 1º de fevereiro, acontece a Roda de Conversa Mulheres, um encontro dedicado a destacar o protagonismo feminino no segmento, abordando liderança, gestão, desafios do mercado, vendas online e a crescente atuação das mulheres em um setor historicamente masculino.
 
A roda contará com a participação de Juliana Leite, CEO da Ideal Peças, bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão de Negócios, e Diretora da Adlex/MG (Associação dos Desmontes Veiculares do Estado de Minas Gerais). Juliana lidera projetos estratégicos voltados à economia circular, inovação na reciclagem automotiva e sustentabilidade, em parceria com o CEFET-MG, além de representar o setor de desmontes junto ao Governo de Minas Gerais na construção de políticas públicas de reciclagem veicular e renovação de frota.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Do caos ao conforto: como a experiência dentro do carro pode ajudar a reduzir a ansiedade no trânsito

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A rotina nas grandes cidades impõe um novo tipo de desgaste emocional. Trânsito intenso, excesso de estímulos visuais e sonoros, pressão constante por produtividade e a sensação permanente de urgência formam um ambiente propício ao avanço da chamada ansiedade urbana – fenômeno cada vez mais presente nas análises de especialistas em saúde mental.

Pesquisas e relatos clínicos indicam que o deslocamento diário figura entre os principais gatilhos de estresse e irritabilidade. Engarrafamentos prolongados, buzinas incessantes, freadas bruscas e a imprevisibilidade do tráfego elevam os níveis de cortisol, afetando o humor, a capacidade de concentração e até a qualidade do sono.

Diante desse cenário, uma questão ganha relevância: o automóvel pode ajudar a reduzir a ansiedade no trânsito? Se, por um lado, o caos viário é parte do problema da mobilidade urbana, por outro, o carro pode se transformar em um espaço de proteção emocional, conforto e redução de estímulos.

Essa mudança de perspectiva amplia o conceito de mobilidade, que deixa de ser apenas deslocamento e passa a ser entendida como extensão do bem-estar. Silêncio interno, ergonomia, tecnologias de assistência ao condutor e conforto sensorial deixam de ser atributos supérfluos e passam a exercer influência direta sobre a saúde mental de quem passa horas ao volante.

Na OMODA & JAECOO, essa visão orienta o desenvolvimento dos veículos desde a fase de concepção. Os modelos da marca foram projetados para proporcionar uma experiência de condução mais tranquila, previsível e confortável, especialmente nos ambientes urbanos mais desafiadores.

Dia Nacional do Fusca: celebre com condição especial em Certificado VW

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

É Dia Nacional do Fusca — e a paixão que move gerações merece ser celebrada! Poucos carros ocuparam um lugar tão especial no coração dos brasileiros quanto o Fusca. Um modelo que acompanhou as primeiras aulas de direção de milhões de pessoas, atravessou o País em viagens inesquecíveis e segue presente em histórias carregadas de afeto e nostalgia. 

Para homenagear este ícone e celebrar a paixão nacional por clássicos, a Volkswagen do Brasil anuncia uma condição especial: de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, todos os clientes que solicitarem o Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen terão 10% de desconto.

A trajetória de sucesso

O Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo (SP). O ícone passou a ser produzido no Brasil a partir de 1959, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e teve papel fundamental no início da motorização do Brasil. Simples, robusto e confiável, o Fusca sempre ajudou a conectar cidades, famílias e sonhos, acompanhando o desenvolvimento do País sobre quatro rodas.

Ao longo de sua trajetória, recebeu evoluções mecânicas e diferentes versões, mantendo sempre sua essência. Com mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil, o Fusca segue tirando sorrisos das pessoas pelas ruas até hoje. Estima-se que cerca de 1,7 milhão de exemplares ainda circulem pelo País, movimentando clubes, encontros, coleções e histórias que se renovam diariamente — prova de sua atemporalidade e de que o modelo permanece presente no dia a dia dos apaixonados. 

Vai pegar a estrada? Confira dicas para economizar combustível e evitar imprevistos nas férias de verão

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Com a chegada das férias de verão, milhões de brasileiros se preparam para pegar a estrada. O aumento do fluxo de veículos e as longas distâncias exigem atenção redobrada não apenas com a segurança, mas também com a eficiência do carro. Para ajudar os motoristas a viajarem com tranquilidade, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, listou as práticas essenciais para otimizar o consumo e garantir a performance do veículo. 

1. Atenção redobrada com os pneus
Segundo Pose, este é um dos itens muitas vezes negligenciado e que tem grande impacto no consumo. A recomendação é calibrar os pneus semanalmente e, obrigatoriamente, antes de viajar, sempre com eles frios. Além de verificar a pressão, é fundamental checar o alinhamento e o balanceamento, pois pneus descalibrados ou desalinhados aumentam o esforço do motor e o gasto de combustível. 

2. Lubrificação em dia gera economia 
O combustível não trabalha sozinho na eficiência do carro. Gilberto Pose explica que a função primordial do lubrificante é reduzir o atrito entre os componentes móveis do motor. "Menos atrito resulta em menor desperdício de energia dissipada como calor e, consequentemente, maior eficiência de combustível", afirma o especialista. Antes de viajar, verifique se o óleo está no prazo de validade (se for hora de trocar, substitua também o filtro do lubrificante) e cheque também os filtros de ar e de combustível. 

3. O combustível certo faz diferença na estrada 
Para viagens longas, a qualidade do combustível é crítica. O uso de combustíveis aditivados, como os da linha Shell V-Power, é altamente recomendado, pois sua tecnologia limpa e protege partes vitais do motor, como válvulas e bicos injetores. "Um motor limpo e protegido opera com maior eficiência, resultando em uma combustão mais completa e otimizando a performance e o rendimento", detalha Pose.

Influenciadores sem diploma: Nova lei pode gerar multas de até R$50 mil reais

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O crescimento acelerado do mercado de influenciadores digitais colocou em evidência um debate que já vinha ganhando força no Brasil e no mundo, até que ponto pessoas sem formação técnica podem orientar milhões de seguidores sobre assuntos que envolvem saúde, dinheiro e riscos à vida?

Essa discussão ganhou corpo com o recente Projeto de Lei 5990/2025, que começou a tramitar no Congresso no final de 2025 e propõe mudanças significativas na forma como esse tipo de conteúdo é produzido e divulgado.

A proposta tem como objetivo principal limitar a atuação de influenciadores em áreas consideradas sensíveis, exigindo formação acadêmica, certificação técnica ou registro profissional para falar sobre determinados temas.

Caso a proposta de nova lei seja aprovada, ela vai além da lógica atual baseada exclusivamente em alcance e engajamento, colocando a qualificação como critério central para a produção de conteúdo informativo.

Associadas à Abeifa fecham 2025 com crescimento de 31,7%

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 18.149 unidades, anotaram em dezembro último alta em suas vendas de 56,8% ante novembro, quando foram comercializadas 11.571 unidades. Comparado a dezembro de 2024, o aumento é de 45,4%: 18.149 unidades contra 12.479 veículos.

No acumulado de 2025, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 137.973 unidades, 31,7% mais em relação ao ano anterior, quando foram emplacadas 104.729 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a dezembro: os 129.112 veículos eletrificados representam 45,3% do mercado total de 285.266 unidades emplacadas.

Em dezembro último, com 18.149 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 6,8% do mercado total de autos e comerciais leves (267.118 unidades). As 137.973 unidades emplacadas em 2025 representaram marketshare de 5,4% do total de 2.549.223 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

A participação porcentual das associadas, no acumulado do ano, cresceu de 2024 a 2025: no ano passado, com 137.973 unidades emplacadas, o marketshare foi de 5,4% contra 4,2% do ano anterior (104.729 unidades).

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Kawasaki inicia 2026 reforçando crescimento sustentado, força de marca e conexão com os motociclistas brasileiros

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Kawasaki Motores do Brasil inicia 2026 consolidando um dos momentos mais consistentes de sua trajetória no país. Após anos de construção gradual, a marca intensificou sua estratégia de expansão em 2025, fortalecendo sua presença no mercado brasileiro, ampliando a participação em segmentos estratégicos e reforçando um crescimento sustentado, alinhado à identidade e aos valores da Kawasaki.

O ano de 2025 representou um ponto de virada para a operação no Brasil. A partir de uma gestão focada em eficiência e planejamento, a Kawasaki avançou para uma nova fase, priorizando a expansão com equilíbrio, rentabilidade e visão de longo prazo. O resultado foi um crescimento expressivo no varejo, com 12.600 motocicletas emplacadas, desempenho que confirma a solidez da estratégia adotada e a forte aceitação da marca junto ao consumidor brasileiro.

Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela preferência do público por segmentos que traduzem o DNA da Kawasaki. As motocicletas naked, esportivas, adventure e urbanas concentraram a maior parte da demanda ao longo do ano, refletindo a capacidade da marca de atender diferentes estilos de pilotagem, sem abrir mão de desempenho, tecnologia, design e identidade.

Mais do que números, esse movimento revela uma conexão clara entre a Kawasaki e seu público. São motociclistas que escolhem a marca não apenas pelo produto, mas pela experiência, pela esportividade, pela sensação de controle e pela entrega de performance que acompanha cada modelo. Uma comunidade formada por pessoas que valorizam estilo, atitude e prazer ao pilotar — elementos que fazem parte do DNA Kawasaki em todo o mundo.

“O crescimento registrado em 2025 é resultado de uma estratégia bem definida e de uma relação de confiança construída com o mercado ao longo dos últimos anos. Avançamos de forma consistente, fortalecendo nossa marca, nossa rede e nossa base de clientes, sempre com foco em crescimento sustentável”, afirma Tomoya Funaki, diretor presidente da Kawasaki Motores do Brasil.

Vai viajar de moto? Yamaha reúne dicas para um trajeto mais tranquilo e confortável

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Antes de viajar de moto, a atenção à manutenção do veículo deve ser redobrada para garantir mais tranquilidade e conforto. Pensando nisso, a Yamaha reuniu orientações práticas sobre a revisão da motocicleta, além de recomendações para uma condução mais consciente e preventiva durante o percurso. Confira!

Cuidados com a motocicleta antes de viajar

É muito importante realizar uma inspeção na motocicleta antes da pilotagem. Além de ligar a motocicleta e deixar o motor funcionando para checar possíveis ruídos anormais, uma boa dica é seguir a lista de verificação T-CLOCS (também conhecida como T-CLOCK), desenvolvida pela Motorcycle Safety Foundation (MSF).

Essa sigla é usada para que nos lembremos das partes da motocicleta que devem ser verificadas antes de cada utilização. É importante lembrar que o motociclista deve consultar e ler o manual do proprietário da motocicleta antes de sua utilização.

Usando cada letra do T-CLOCS, o motociclista deve executar uma inspeção pré-pilotagem na motocicleta:

Federação Internacional de Motociclismo aprova adequações no Autódromo de Goiânia

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) finalizou, nesta quinta-feira (15/1), a vistoria no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. A entidade aprovou as adequações estruturais realizadas pelo Governo de Goiás para a etapa do Grande Prêmio Goiás de MotoGP, que será disputado entre os dias 20 e 22 de março. As adequações foram solicitadas após a primeira vistoria realizada pela FIM em 18 de novembro de 2025. 

Acompanhada por integrantes do Governo do Estado e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), a delegação da FIM percorreu vários pontos do Autódromo, vistoriando tanto as intervenções nas pistas, como nas zebras e áreas de escape, quanto as estruturais, como a ampliação da ala dos boxes e adequações do paddock, centro médico e na área de direção de prova. 

O titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) Rudson Guerra destacou a transformação do autódromo, resultado das ações do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela voltadas ao esporte. “Estamos entregando para a comunidade esportiva um novo autódromo, que vai proporcionar aos pilotos e frequentadores as melhores condições possíveis, tornando-se um dos melhores e mais seguros circuitos do mundo. Será um grande marco para a história do nosso esporte, sendo coroado com a volta da MotoGP para Goiás após 37 anos”, afirmou.  

Dia Nacional do Fusca celebra a longevidade de um dos carros mais queridos do Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Alguns carros viram ícones, mas poucos conseguem ser atemporais como o Fusca. Neste 20 de janeiro, no Dia Nacional do Fusca, o veículo celebra mais um ano de história e charme nas ruas brasileiras. Segundo o Denatran, cerca de 2 milhões de unidades ainda circulam pelo país, lembrando que nem sempre o novo é sinônimo de melhor: simplicidade, economia e paixão continuam fazendo do Fusca uma escolha certeira. 

Robustez que cabe no bolso

O segredo do Fusca é justamente sua manutenção descomplicada. Com motor traseiro refrigerado a ar e peças que resistem ao tempo, o carro permite que donos realizem reparos de forma prática e sem gastar fortunas. “Muitas vezes as juntas originais já não estão disponíveis, mas podem ser substituídas por vedações líquidas homologadas, como o LOCTITE 518, garantindo segurança e durabilidade em bombas de óleo, de água e outras partes do motor”, explica Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel. 

Beleza que se renova com facilidade

Além da mecânica, a estética também faz parte da magia do Fusca. Para quem usa o carro no dia a dia, manter a pintura bonita sem gastar muito é possível com soluções modernas. “Revestimentos transparentes, como o LOCTITE PC 4400, restauram o brilho da tinta antiga e criam uma camada protetora contra riscos e desgaste, deixando o carro com aparência de novo”, diz Célio.