CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque
Na manhã do dia 14 de abril de 1927, o primeiro carro produzido pela Volvo Cars saiu da fábrica em Gotemburgo, na Suécia. Nomeado de ÖV4 - e apelidado de Jakob -, o modelo era conversível e tinha um motor de quatro cilindros, que gerava 28 cavalos de potência. Sua velocidade de cruzeiro era cerca de 60 km/h e velocidade máxima de 88 km/h. Bem diferente do novo EX30 Twin Motor.
A nova versão do carro elétrico premium mais vendido no mercado nacional em 2025 já está disponível nas 52 concessionárias da Volvo Car Brasil com dois motores elétricos, totalizando 428 cavalos de potência, que gera uma aceleração de 0 a 100km/h em 3,6 segundos. Ao longo de quase cem anos de legado a montadora sueca soma dados para unir a melhor performance com toda a segurança característica da Volvo, inclusive com sucessos em competições.
Legado em segurança
Antes de relembrar esse capítulo esportivo da história da montadora sueca, alguns momentos foram tão marcantes quanto o primeiro Volvo ÖV4. Em 1959, o engenheiro sueco Nils Bohlin criou o cinto de segurança de três pontos, quando trabalhava para a marca. Tanto Bohlin, quanto a montadora abriram mão da patente da invenção, que viria a salvar milhões de vidas em todo o mundo.
Performance em todas as superfícies
Globalmente conhecida pela segurança, a marca sueca também tem a performance no seu DNA. Lançado em 1958, o Volvo PV544 ficou conhecido por sua durabilidade. Isso levou o modelo a ter um grande sucesso em competições de rali, como aconteceu com a vitória no Safari Rally de 1965, realizado no Quênia, com os irmãos locais Joginder e Jaswant Singh.





























