quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Propaganda, a alma do negócio



Por www.fordparatodos.com.br

Esse é um “slogan” muito antigo, dos primórdios das agências e da publicidade, para motivar as empresas a anunciar seus produtos e vender cada vez mais. A propaganda sempre se norteou por mostrar as qualidades das mercadorias, suas vantagens em relação aos concorrentes, suas virtudes estratégicas para cair no gosto do consumidor. Todavia, no setor automobilístico, por mais que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR – tente, por mais que lamente a ação de algumas associadas, por mais que insista em enquadrar as infrações cometidas como “propagandas enganosas”, não há como frear anúncios que se valem de adjetivos subjetivos para uma empresa se auto elogiar ou fazer comparações sem lastro em detrimento de outras companhias do mesmo segmento. Muitas expressões utilizadas em anúncios na mídia nacional foram julgadas irregulares e sustadas liminarmente pelo CONAR. Alegações de superioridade não comprovadas e apresentação segmentada de dados que não refletem as efetivas conclusões de pesquisas e fontes utilizadas foram reprovadas pela Câmara Especial de Recursos do Conselho de Ética do CONAR com a aplicação de sanções. Para quem é do ramo, a insistência de agências espertas em utilizar meias palavras em anúncios de grandes empresas é um tiro que pode sair pela culatra, pois os arranhões na imagem de uma marca podem levar o consumidor a perder a confiança e se sentir lesado. Isso, não tem preço. A verdade é que os números não mentem e os dados estatísticos precisam ser respeitados assim como o consumidor brasileiro. Além disso, empresas com produtos de alto nível não precisam se valer de estratégias duvidosas para se divulgar. Naturalmente, se os produtos são bons, galgarão posições no ranking pois o principal juiz é o consumidor. As vendas totais de veículos novos no Brasil caíram 1,28% no último mês de outubro em relação ao mês de setembro. O declínio de vendas é o segundo consecutivo pois, em setembro último, se registrou queda de 1,84% em relação a agosto de 2010. Em outubro, o total vendido no país atingiu a marca de 303.108 veículos novos contra 307.035 unidades colocadas no mercado em setembro. Todavia, no comparativo anual houve um aumento de 2,94% nas vendas em relação ao mês de outubro de 2009. No acumulado de 2010, o setor já alcançou a marca de 2.805.009 unidades vendidas, superior em 8,04% ao mesmo período do ano passado que somou 2.596.221 emplacamentos nos primeiros dez meses do ano. Em outubro, a Fiat se manteve na liderança do mercado nacional, com participação de 21,89% e vendas de 62.952 automóveis e comerciais leves. A Volkswagen ficou em segundo lugar, com 21,24% de participação e 61.080 unidades emplacadas, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – FENABRAVE. Terceira em vendas, a General Motors registrou emplacamentos de 55.904 carros no mês, o que garantiu 19,44% de participação de mercado. A Ford, em quarto lugar, ficou com 10,25% de participação no mercado brasileiro, seguida da Renault (5,26%), Honda (3,61%), Toyota (3,03%), Hyundai (2,94%), Citroën (2,66%) e a Peugeot em 10º lugar com 2,60% do bolo do mercado. Em comparação com o ranking de setembro, as principais alterações foram a ascensão da Toyota para o 7º lugar nas vendas, passando a Hyundai que caiu para o 8º lugar no ranking e a Citroën que, ao chegar na 9ª posição, superou a Peugeot. No segmento dos “comerciais leves”, um dos que mais sofrem com propagandas inadequadas, os números de vendas são os seguintes:

Ranking dos emplacamentos em Outubro/10

Comerciais Leves - Outubro/10


1º FIAT /STRADA 10.782

2º VW /SAVEIRO 5.676

3º FORD /ECOSPORT 3.929

4º GM /S10 3.823

5º TOYOTA /HILUX 3.004

6º GM /MONTANA 2.070

7º VW /KOMBI 1.894

8º MITSUBISHI /L200 1.877

9º HONDA/CRV 1.724

10º MITSUBISHI /PAJERO 1.644


O Ecosport além de ser classificado pela FENABRAVE em 3º lugar entre os comerciais leves é o primeiro do ranking dos SUVs. Nesse segmento, com 3.929 unidades vendidas em outubro, o Ford Ecosport já soma, no acumulado do ano, 34.232 veículos com participação de 21,06% nesse mercado. O Hyundai Tucson esta no segundo lugar com 1.457 unidades vendidas em outubro (em queda) e 24.518 no acumulado o que significa 15,08%. Em terceiro se coloca o Mitsubishi Pajero com 1.644 unidades no mês de outubro (em queda) e 16.681 unidades comercializadas nos dez primeiros meses de 2010.

Automóveis – Outubro/2010

1º VW /GOL 25.860

2º FIAT /UNO 22.226

3º GM /CORSA SEDAN 13.563

4º GM /CELTA 12.743

5º VW/FOX/CROSS FOX 11.233

6º FIAT /PALIO 9.498

7º FORD /FIESTA 8.418

8º FIAT /SIENA 8.208

9º VW /VOYAGE 7.805

10º FORD /KA 7.306

11º RENAULT/SANDERO 6.535

12º GM /AGILE 6.405

13º GM /PRISMA 4.800

14º TOYOTA /COROLLA 4.710

15º CITROEN/C3 3.771

16º RENAULT/LOGAN 3.464

17º PEUGEOT/207 3.462

18º FORD /FIESTA SEDAN 3.332

19º HONDA/FIT 3.295

20º HONDA/CITY 3.105


Entre os 20 primeiros mais vendidos, nota-se que não há nenhum veículo de origem coreana.


Ranking de 2010 – acumulado – por marcas

Autos

Modelos QUANT. PART.

1º FIAT 491.247 23,22%

2º VW 479.133 22,65%

3º GM 448.955 21,22%

4º FORD 211.887 10,02%

5º RENAULT 121.406 5,74%

6º HONDA 84.361 3,99%

7º PEUGEOT 66.038 3,12%

8º CITROEN 62.867 2,97%

9º TOYOTA 45.089 2,13%

10º HYUNDAI 34.597 1,64%

11º KIA 27.138 1,28%

12º NISSAN 20.236 0,96%

13º M.BENZ 5.793 0,27%

14º BMW 5.264 0,25%

15º CHERY 2.443 0,12%

16º AUDI 2.284 0,11%

17º MINI 1.290 0,06%

18º SMART 1.219 0,06%

19º SUZUKI 814 0,04%

20º SUBARU 811 0,04%

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