Por www.fordparatodos.com.br
A 3ª etapa do mundial de rally castigou a equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team com inúmeros problemas, desde furos em pneus, questões mecânicas, saídas de estrada. Mas, a persistência de Hirvonen, com o quarto lugar, o mantém na liderança da temporada 2011, agora dividindo a posição com o francês Sébastien Loeb, da Citroen, ambos com 58 pontos. Sébastien Ogier com o Citroen DS3 foi o vencedor do Rally de Portugal e pulou para o quarto lugar na classificação geral do campeonato e chegou à terceira vitória em participações no WRC.
A abertura em Lisboa
A edição 2011 do Rally de Portugal, a terceira prova do calendário do FIA World Rally Championship, arrancou em grande estilo. Com o início em Lisboa, a largada contagiou de emoção e alegria milhares de espectadores que lotaram a Praça do Império para assistir uma Super-Especial de 3,27 km, em asfalto, com os melhores pilotos de rally do mundo. A vitória desse aperitivo foi do Ford Fiesta de Hirvonen. A única nota triste ficou por conta do americano Ken Block da equipe Ford que sofreu um espetacular acidente durante o “shakedown”. Ken e seu navegador Alex Gelsomino, não se feriram com gravidade, mas o Fiesta RS sofreu muitos danos.
Sexta-feira – 1ª etapa
Lisboa para traz, o deslocamento chegou ao sul do País, onde, a partir do Estádio do Algarve foi dada a largada para o 38º Rally de Portugal quando o finlandês Jari-Matti Latvala com o Fiesta RS WRC, da equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team, assumiu a liderança da terceira prova do Mundial 2011 ao vencer a sétima e última prova especial de classificação da primeira etapa, na sexta-feira. Latvala, que venceu os três trechos cronometrados da tarde, em piso de asfalto, comandava a prova com um total percorrido de 1h23m31s4, menos 11,5 segundos do que o seu compatriota e companheiro de equipe, Mikko Hirvonen, que terminou a primeira etapa no segundo posto. Em terceiro e quarto lugares, os franceses Loeb e Ogier, da Citroen e em quinto, Henning Solberg, da Noruega, também com o New Fiesta RS WRC.
Resultados da 1ª etapa na sexta-feira:
1. nº 4 J. Latvala-Ford 1:23:31.
2. nº 3 M. Hirvonen-Ford 1:23:42.9
3. nº 1 S. LOEB-Citroen 1:23:45.1
4. nº 2 S. Ogier-Citroen 1:23:48.1
5. nº 5 H. SOLBERG-Ford 1:25:37.9
Sábado desastroso para a Ford
Os dois pilotos da Ford começaram a 2ª etapa do Rally de Portugal à frente do pelotão e obrigados a “limpar a estrada” para os demais. Dificuldades são normalmente esperadas pelos pilotos mas os trechos de terra batida das estradas se tornaram muito exigentes, especialmente para os representantes da Ford. Pneus furados, problemas mecânicos, escapadas das estradas e abandonos marcaram o dia. Todavia nada disso aconteceu para os dois pilotos da Citroen e Sébastien Ogier pode comemorar a liderança do Rally de Portugal, ao final das seis especiais que disputou. Hirvonen teve um furo de pneu e perdeu um enorme tempo no reparo. Latvala que corria em segundo a pouco mais de 20 segundos de Ogier teve um problema no eixo de transmissão do seu Fiesta. Fez de tudo para terminar, mesmo muito lento, e ainda teve um pneu furado no último trecho. O pior é que seu companheiro Hirvonen que ainda tinha chance de pódio na segunda etapa teve um problema na suspensão traseira do seu Fiesta e acabou perdendo quase o mesmo tempo de Latvala. O dia terminou com os dois Citroen oficiais na frente. Ogier ficou folgado na liderança com uma diferença de 37.6 s para o companheiro Loeb. Latvala, da Ford, apesar de todos os problemas que enfrentou ainda chegou em terceiro, mas a 4m14s do líder. No domingo, só um milagre poderia reverter a situação. O único dos Fiesta RS que passou limpo pelo sábado foi o pilotado por Matthew Wilson que terminou a segunda etapa na quarta posição. Logo atrás dele, com uma diferença de 5 segundos surgiu o quinto colocado, Mikko Hirvonen.
CLASSIFICAÇÃO APÓS A ETAPA DE SÁBADO
Pos Nº Piloto Tempo Dif Tempo final
1. 2 S. Ogier 2:59:30. 2 0.0 0.0
2. 1 S. Loeb 3:00:07.8 +37.6 +37.6
3. 4 J. Latvala 3:03:44.8 +3:37.0 +4:14.6
4. 15 M. Wilson 3:04:57.0 +1:12.2 +5:26.8
5. 3 M. Hirvonen 3:05:02.7 +5.7 +5:32.5
No domingo, a equipe Citroen poupou esforços
A grande diferença de tempo alcançada na segunda etapa do Rally de Portugal ditou o ritmo da prova no domingo. Sébastien Ogier seguiu líder, Loeb em segundo, não atacou, e os pilotos da Ford tentaram um ataque quase impossível e se contentaram em marcar pontos para o campeonato dos construtores. E assim foi. Loeb decidiu não arriscar e procurou segurar a segunda posição e, no final, completou o rally com vitória no “Power Stage”, sob chuva, que dá três pontos extra para o primeiro colocado. Ele percorreu os 31 quilômetros da última etapa e conseguiu 1.7 segundos sobre Latvala e seu Fiesta RS. Aos pilotos da Ford restou o consolo de marcar pontos e, através de Mikko Hirvonen e seu New Fiesta RS WRC manter a liderança do campeonato, agora, ao lado de Sébastien Loeb. No Campeonato de Construtores a Ford lidera com 100 pontos contra 90 da Citroen.
RESULTADO FINAL DO RALLY DE PORTUGAL
Pos Nº Piloto Tempo Diferença
1. 2 S. Ogier – Citroen DS 3 4:10:53.4 0.0
2. 1 S. LOEB – Citroen DS 3 4:11:25.2 +31.8
3. 4 J. Latvala – Ford Fiesta RS 4:14:15.5 +3:22.1
4. 3 M. Hirvonen – Ford Fiesta RS 4:17:09.7 +6:16.3
5. 15 M. WILSON – Ford Fiesta RS 4:18:41.9 +7:48.5
6. 11 P. SOLBERG – Citroen DS3 4:21:10.8 +10:17.4
7. 8 K. Raikkonen – Citroen DS3 4:21:47.5 +10:54.1
8. 7 F. VILLAGRA Ford Fiesta RS 4:22:32.2 +11:38.8
9. 5 H. SOLBERG – Ford Fiesta RS 4:25:09.8 +14:16.4
10. 9 D. Kuipers – Ford Fiesta RS 4:28:48.0 +17:54.6
Classificação do Mundial de Rally – Construtores
1 – Ford Abu Dhabi World Rally Team – 100 pontos
2 – Citroen Total World Rally Team – 90
3 – M-Sport Ford Rally Team Stobart – 40
4 – World Rally Team – P. Solberg (Citroen) – 22
5 – Ice 1 Racing (Citroen) – 16
A próxima etapa será o Rally da Jordânia, de 14 a 16 de abril, em piso de terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.