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*Por Dirceu Delamuta
Se a resposta para a pergunta for negativa, existe um sério
risco em diminuir a vida útil de diversos componentes do seu automóvel, ou dele
inteiro. Entretanto, você não é o único a deixar o pequeno livreto de lado. A
grande maioria dos brasileiros não tem o costume de ler o manual do carro e por
isso acaba deixando passar pequenos detalhes que prejudicam a manutenção e
aumentam os riscos de quebras e acidentes.
A verificação de itens como troca de óleo, higienização do
ar condicionado, análise dos sistemas de arrefecimento e freios, alinhamento e
balanceamento de pneus podem parecer rotineiros para um condutor, mas podem
representar um perigo caso não sejam feitos de acordo com o manual do
fabricante. Quando um automóvel é projetado, ele recebe peças específicas para
entregar desempenho, economia e durabilidade. Se o proprietário, durante o uso
do veículo, não segue as dicas do manual, ele está não só prejudicando o seu
carro, mas também o seu bolso.
Vamos exemplificar os pneus. O público tem a ideia de que
apenas manter os pneus calibrados os mesmos já estão bem cuidados. Mas será que
somente isso é necessário para garantir segurança e desempenho?
O pneu é um (se não o) dos principais itens de rodagem de um
carro. Se o conjunto está desgastado, não há EBD, ABS ou ESP que seja eficiente
em situações de emergência. Economia de combustível então, praticamente
inexistente. Por isso, entender as siglas e números descritos no próprio pneu e
nos textos do manual do veículo é fundamental para uma dirigibilidade segura. O
índice TWI, que mede o desgaste do pneu, é um simples sinal no material que
indica o momento certo para a troca do item, mas é ignorado por muitos
motoristas que não entendem a função do indicador ou sequer sabem da sua
existência.
Pesquisas apontam que 25% dos motoristas circulam com
pressão dos pneus abaixo do recomendado pelo fabricante. Estudos indicam que
0,2 bar (aprox. 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz
em até 10% a vida útil do pneu. Se a pressão ficar 0,4 bar (aprox.5,8 libras)
abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25%. Rodar com 0.4
bares (aprox. 5,8 libras) abaixo da pressão recomendada aumenta em 2% o consumo
de combustível.
No manual do veículo, os cuidados com os pneus vão além do
indicador TWI. O conteúdo explica os ângulos corretos de alinhamento e
balanceamento, a pressão da calibragem, o modelo e medidas ideais para que o
carro tenha uma boa performance. Claro que há termos técnicos complicados para
um leitor comum, todavia, os centros automotivos especializados em serviços
treinam seus profissionais para seguirem o passo a passo da fabricante, e que
podem ajudar em casos de dúvidas.
Por isso, da próxima vez que questionarem se você leu o
manual do seu carro, tente responder positivamente. Além de ser uma leitura
agradável, você passa a conhecer mais seu veículo e aprende a cuidar mais dele,
garantindo maior vida útil e economizando com manutenções surpresas.
*Dirceu Delamuta é presidente da ABRAPNEUS (Associação Brasileira dos
Revendedores de Pneus) e atua há mais de 30 anos no setor automotivo.
Fonte: Alfapress
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