Resultado expressivo para um carro nacional!
Em artigos
anteriores, já comentamos sobre o Latin NCAP, programa de avaliação de carros novos
para a América e o Caribe (Latin NCAP), lançado em 2010 para desenvolver um
sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de
qualificação de segurança para a região. O Latin NCAP replica programas de
testes similares aos desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte,
na Europa, na Ásia e na Austrália, demonstrando ser muito eficazes no progresso
da segurança viária.
Pois bem, nesta
semana o programa divulgou seus últimos resultados, coincidindo com a 25ª
Conferência Internacional sobre Segurança de Veículos em Detroit, EUA. O
Renault Captur, fabricado no Brasil e lançado recentemente nos mercados
latino-americanos, conseguiu um sólido desempenho de quatro estrelas nos itens de
proteção do ocupante adulto e de três estrelas para o ocupante infantil.
A proteção dos
ocupantes infantis na batida frontal e na lateral foi boa, mesmo quando os sistemas
de retenção (cadeirinhas) foram instalados utilizando os cintos de segurança. A
maioria dos sistemas avaliados para a instalação foi aprovada pelo teste. Dessa forma se explica o resultado de três
estrelas em relação à proteção do ocupante infantil.
Com relação aos
adultos, o Renault Captur de série oferece o Controle Eletrônico de Estabilidade
(ESC), bem como quatro airbags (dois frontais e dois laterais de tipo
cabeça-tórax). O bom desempenho dos cintos de segurança e dos
pré-tensionadores, junto com os airbags e, ainda, seu bom desempenho
estrutural, explicaram o resultado de quatro estrelas para a proteção dos
ocupantes adultos.
Nas palavras de Alejandro
Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, o Captur mostrou o potencial da
indústria nacional para produzir e oferecer veículos mais seguros e que
ultrapassam os requisitos legais exigidos, mantendo bom desempenho mesmo com
protocolos rígidos. Ele encorajou a Renault e outros fabricantes a continuarem
no aperfeiçoamento de seus modelos para garantir segurança de quatro e cinco
estrelas.
Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.