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Um belo exemplo para o mundo!
Muito se fala
sobre as dificuldades que o setor público brasileiro tem de gerenciar
adequadamente a política e a infraestrutura viária, dada a enorme extensão
territorial e a diversidade cultural e geográfica do país. Porém, como um belo contraexemplo de que
sempre é possível avançar nessa matéria, a comunidade internacional tem
elogiado a atuação do governo da Índia pelos resultados que vem alcançando, nos
últimos anos.
Durante recente evento
temático realizado em Mumbai, especialistas internacionais elogiaram o
compromisso do governo com a aprovação de uma nova legislação sobre segurança
rodoviária, mais rígida e adequada ao contexto atual. Os profissionais do setor
concordaram que isso representa uma
conquista significativa para haver estradas mais seguras, em vários aspectos,
ao mesmo tempo em que destacaram lacunas específicas que ainda precisam ser
abordadas para ajustá-las às melhores práticas internacionais.
Foi muito
enfatizado que o reforço das disposições relativas ao comportamento dos
usuários de estradas contribuirá para a redução das mortes e feridos no tráfego
rodoviário, na Índia. Houve efetivo elogio para a inovação do governo indiano
no enfrentamento do problema dos acidentes de trânsito e suas consequências, vendo
como encorajador a aplicação dos padrões de testes de colisão da ONU aos novos
modelos e a todos os carros em produção, a partir de outubro de 2018. Também foi
citada a nova exigência de freios antibloqueio em motocicletas, e a expectativa
da obrigatoriedade do controle de estabilidade eletrônico para carros novos,
ônibus e caminhões, até 2020.
Atualmente, além
da perda de vidas humanas e do trauma gerado para as vítimas, com impacto nas
famílias, os acidentes rodoviários resultam em perda anual estimada de 3% do
PIB. A nova legislação, bem mais rígida, corrigirá lacunas ainda existentes no
quadro normativo que rege a segurança rodoviária no país, e será um grande
passo no sentido da redução da sinistralidade na Índia, pela metade, até 2020.
Vale lembrar, esse é um compromisso que também tem a adesão do Governo
Brasileiro, conforme conclusões da Segunda Conferência Global de Alto Nível
sobre Segurança no Trânsito, realizada em Brasília pela ONU, em 2015 (leia
aqui: www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/12508-segunda-conferencia-global-de-alto-nivel-sobre-seguranca-no-transito).
Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel
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