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A segurança é tema obrigatório no motociclismo e a
Harley-Davidson, sempre preocupada com o assunto, investe constantemente em
pesquisas e desenvolvimento de soluções, tanto com foco em suas motocicletas
quanto, também, com o objetivo de propagar os princípios da pilotagem
consciente. Afinal de contas, as experiências vivenciadas sobre duas rodas
garantem que as histórias se transformem em lembranças inesquecíveis a bordo de
uma H-D.
Toda a linha de motocicletas Harley-Davidson conta com
diversos itens de segurança que auxiliam os pilotos nas mais variadas
situações. Um dos mais importantes (e item obrigatório no Brasil) é o freio ABS
(Anti-lock Braking System ou Sistema de Freios Antibloqueio, em português),
presente em todos os modelos da marca que estão à venda no País.
O funcionamento desse dispositivo em motocicletas é
semelhante ao uso em outros tipos de veículos, ou seja, sensores nas rodas que
monitoram a rotação enviam as informações para um módulo de processamento
eletrônico de dados da moto quando há uma desaceleração intensa (ou frenagem
brusca) para que o sistema atue de forma a enviar pressão de fluido suficiente
para apenas reduzir a velocidade, sem travar as rodas, independentemente da
força aplicada no manete. Tecnologias embarcadas como o ABS são projetadas para
funcionar apenas quando realmente se precisa delas, sem prejudicar a
experiência essencial e intuitiva do motociclista com sua moto.
Neste contexto, a Harley-Davidson do Brasil reforça que,
independentemente do sistema moderno de freios, a boa técnica de frenagem ainda
continua sendo importante e uma pilotagem segura evita que seja necessário
utilizar esses dispositivos.
A H-DB separou algumas dicas essenciais para pilotos
iniciantes e experientes sobre diferentes técnicas de frenagem em distintas
situações.
MOTOCICLISTA PRINCIPIANTES
Algumas técnicas básicas e intermediárias podem fazer toda a
diferença na hora de acionar o manete de freio na cidade ou na estrada.
1. Frenagem básica em linha reta
• Manter a moto na posição vertical (sem inclinação) e
apontar para a frente, conforme os freios dianteiro e traseiro são acionados,
simultaneamente, de forma suave e controlada.
• Acionar a embreagem e reduzir a marcha conforme vai
diminuindo o ritmo, até chegar à primeira marcha, para uma parada completa da
motocicleta.
• Manter a cabeça sempre erguida e os olhos para a frente, não podendo nunca olhar para
baixo, na parte dianteira da moto.
• Não ter medo de utilizar o freio dianteiro é importante,
já que ele responde por cerca de 70% do poder de frenagem de uma motocicleta.
Ao se aproximar de uma curva, um cuidado importante é diminuir a velocidade
antes de começar a virar.
2. Parada de emergência
• O mais importante de tudo é não entrar em pânico e manter
a calma, analisando a situação, a circunstância e todas as possibilidades
existentes.
• A primeira coisa a ser feita é acionar os freios
suavemente, mas com firmeza.
• Caso a roda traseira trave, o manete de freio traseiro não
deve ser solto em hipótese alguma. Manter a moto apontada para a frente é
essencial para deixar a motocicleta parar. Soltar o freio traseiro durante uma
derrapagem pode causar um acidente grave.
• As motos sem o ABS, caso a roda dianteira trave, o freio
deve ser solto imediatamente e acionado novamente na sequência.
• Quando a motocicleta finalmente parar, é preciso verificar
através dos espelhos retrovisores o tráfego nos arredores e se preparar para
acelerar e sair do caminho, se necessário.
3. Fatores que afetam a frenagem
• Sempre que a superfície de uma estrada não for a ideal
(molhada, oleosa ou suja), a capacidade de parar da moto é comprometida. Além
disso, freios molhados também aumentam a distância de parada. Manter as
velocidades estabelecidas e estar pronto para iniciar a frenagem mais cedo são
atitudes que auxiliam o piloto a evitar acidentes.
• Caso tenha garupa ou alguma carga, é preciso lembrar que a
distância necessária para uma frenagem aumentará por conta do maior peso da
motocicleta.
• Pneus carecas e freios desgastados ou mal ajustados podem
limitar drasticamente a capacidade de frenagem de uma moto. Manter esses e
outros sistemas vitais bem conservados e a revisão geral da motocicleta em dia
são tarefas simples e de grande importância.
PILOTOS EXPERIENTES
Algumas dicas de técnicas avançadas para motociclistas que
já possuem ampla experiência com suas máquinas também podem abrir os olhos em
situações difíceis.
Frear em uma curva gera uma demanda maior de tração dos
pneus e aumenta a possibilidade de que uma ou as duas rodas travem. Em uma
curva, é quase certo que travar uma roda causará uma perda de controle e, por
isso, é sempre melhor evitar frear em curvas, se houver essa possibilidade. Se
não for possível, há duas estratégias a serem seguidas:
1. Quando as condições permitirem, dependendo da velocidade,
da nitidez da curva, da largura das faixas e do nível do tráfego, a moto deve
ser endireitada na curva antes de os freios serem acionados. Em seguida devem
ser aplicadas as mesmas técnicas para parar em linha reta.
2. Se não puder evitar virar enquanto estiver parando ou
reduzindo a velocidade, os freios devem ser acionados da forma mais suave
possível, fazendo com que não haja reações bruscas de todo o sistema nessa
condição.
Frear vai fazer com que a motocicleta retome seu eixo e siga
adiante, por isso torna-se necessário aplicar uma força extra na manopla, sem
esquecer do princípio do contraesterço das motocicletas.
Condutores experientes, com boa técnica de frenagem, não têm
nenhuma razão para mudar sua abordagem e pilotagem por conta dos freios ABS. O
sistema é acionado apenas quando há necessidade, normalmente quando os freios
estão prestes a travar e, por isso, talvez nunca seja possível saber quando ele
é acionado. No entanto, em caso de frenagens intensas, o sistema pode reagir de
acordo e, quando é ativado, é comum que haja vibração na motocicleta acima do
comum. A Harley-Davidson recomenda a prática de frenagens bruscas em linha reta
e em um espaço aberto e seguro para que sejam sentidas as reações da
motocicleta nesta situação.
Os pilotos iniciantes devem saber que os freios ABS não
substituem uma boa técnica de frenagem. Por isso a H-D estimula a constante prática
das habilidades, sabendo que os freios ABS atuarão ajustando a combinação da
quantidade de força de frenagem aplicada, bem como a velocidade da moto, para
alcançar um equilíbrio de frenagem mais otimizado em uma situação de parada de
emergência.
A Harley-Davidson do Brasil acredita que a prática de boas
técnicas de frenagem segura para todas as situações é um dos mais confiáveis
itens de segurança que um piloto pode ter para conduzir sua motocicleta, pois
nem a melhor tecnologia pode tomar o lugar da habilidade e da experiência
humana.
Fonte: Harley-Davidson
do Brasil - Atendimento à Imprensa
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