terça-feira, 22 de janeiro de 2019

CESVI BRASIL reforça a importância do controle eletrônico de estabilidade


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Conhecido como Electronic Stability Control (controle eletrônico de estabilidade), ou simplesmente ESC, é um item de segurança veicular que promove maior estabilidade ao carro. De acordo com CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o sistema faz compensações por meio de frenagens automáticas e independentes nas rodas para criar um torque de giro contrário ao descontrole do veículo para corrigir sua trajetória.

Segundo o especialista Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL, o ESC auxilia diretamente no aumento da proteção do motorista e dos passageiros. "O sistema utiliza os sinais dos mesmos sensores do ABS para interpretar o que está ocorrendo durante uma mudança repentina de direção, ou seja, avaliando em conjunto o ângulo em que o volante foi esterçado e acelerações laterais", afirma.

Apesar da contribuição para segurança automotiva, em caso de colisão de trânsito, os sensores das rodas, rodas fônicas, chicotes ou conectores, podem sofrer com danos, uma vez que o dispositivo é integrado ao sistema ABS. "Além das rodas, em veículos com o sistema ESC, os motoristas devem ficar atentos ao chicote elétrico, sensor de ângulo do volante e sensor de rotação do veículo, que devem ser avaliados se não sofreram nenhum dano no acidente", comenta Feliciano.

Confira abaixo os componentes que fazem parte do controle eletrônico de estabilidade (ESC):

    Sensor de ângulo de esterçamento do volante: capta o quanto o volante foi esterçado pelo motorista para uma determinada trajetória, enviando essas informações para o módulo central.

    Sensor de rotação do veículo: interpreta qual foi o giro do carro em relação ao solo, essa ação também é conhecida como giro YAW (velocidade angular de guinada). Por exemplo, quando um veículo perde a aderência e roda, ele faz um giro no seu eixo YAW.

    Sensores de rotação: localizados em cada uma das rodas, têm o objetivo de comparar a rotação entre elas. Esses sensores pertencem ao ABS, mas alimentam o módulo do sistema ESC com informações importantes sobre travamento ou diferenças muito grandes de rotação entre as rodas. É importante saber que um problema no sistema do ABS (sensores, rodas fônicas e conectores) influenciará no não funcionamento do ESC.

    Módulo central ESC: é responsável por gerenciar todas as informações dos sensores do sistema e processar esses dados, podendo então enviar comandos para os atuadores, que farão as compensações nas rodas para estabilizar o veículo.

Fonte: CDN Comunicação

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