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Um investimento de R$ 3 bilhões será necessário para a BYD instalar, de uma só vez, três fábricas em Camaçari, Bahia, faltando confirmação do local. Há quem especule que o local será o que outrora foi a fábrica da Ford. É um marco para a indústria automobilística nacional, pois de lá serão feitos os primeiros carros elétricos brasileiros, cujo início das operações está previsto para o segundo semestre de 2024. O anúncio foi realizado na última terça-feira, 4, em evento no Farol da Barra, tradicional cartão-postal de Salvador, com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da vice-presidente executiva global da BYD, Stella Li, e do presidente da BYD Brasil, Tyler Li.
Segundo a marca chinesa, a primeira fábrica será dedicada à produção de chassis para caminhões e ônibus para abastecimento dos mercados das regiões Norte e Nordeste, a segunda fará automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar posteriormente a 300 mil unidades, e a terceira, será voltada para o processamento de lítio e ferro fosfato, necessários para a produção das baterias Blade, atendendo ao mercado externo e usando a infraestrutura portuária já existente em Camaçari.
O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A companhia pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região. São previstos 5 mil empregos, com prioridade aos baianos, que serão qualificados e utilizados na planta fabril.
As tratativas para a instalação da BYD na Bahia começaram em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a marca e o governo estadual, e vai ao encontro da política de desenvolvimento e produção de carros elétricos e transição energética, do governo federal. Em abril, o governador baiano Jerônimo Rodrigues visitou as fábricas da BYD em Hangzhou e Shenzhen, na China. A atração da multinacional chinesa está alinhada com a política nacional do Governo Federal para estimular o desenvolvimento de uma indústria voltada à produção de carros elétricos e à transição energética na matriz de transportes.
MP dos descontos provoca crescimento de 8% nos emplacamentos em junho
A Medida Provisória n° 1175/2023, agora encerrada, ajudou nos números de veículos emplacados em junho. De acordo com a Fenabrave, 179.681 automóveis e veículos comerciais leves saíram das concessionárias no último mês, resultado 8,02% superior a maio. E para a ANFAVEA, os reflexos da MP foram sentidos com maior força na última semana do mês, o que faz de junho o segundo melhor mês de 2023 no mercado automotivo.
Durante a coletiva mensal de imprensa da ANFAVEA, o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, apresentou mais detalhes sobre os resultados da medida aplicada pelo governo federal. “Estimamos que dos R$ 800 milhões liberados pelo governo para veículos leves, R$ 710 milhões já haviam sido aplicados até a virada do mês, resultando em descontos para cerca de 150 mil unidades. Porém, só 54 mil deles tiveram emplacamento efetivado em junho”, afirmou Leite. Outras cerca de 79 mil unidades com bônus de desconto foram repassados às lojas, mas ainda não foram emplacados, o que reforça a repetição de bons números também para julho.
Outro efeito positivo da MP para veículos leves foi o escoamento de parte dos estoques que estavam se acumulando nos pátios das fábricas. Até por conta disso, a produção de 189,2 mil unidades em junho foi 17% menor que em maio. Ao longo de junho, cinco fábricas tiveram algum período de paralisação por conta de férias coletivas.
Em relação aos modelos mais vendidos, houve mudança na liderança geral mensal: pela primeira vez, o Volkswagen Polo aparece na primeira colocação, registrando 9.949 unidades, seguido por Fiat Strada (9.007), Chevrolet Onix (8.261), Volkswagen T-Cross (7.264), Fiat Mobi (6.895), Fiat Argo (6.747), Hyundai HB20 (6.420), Chevrolet Onix Plus (6.419), Renault Kwid (5.933) e Fiat Cronos (4.969).
Na festa dos 70 anos, Volkswagen lança ID.4 e confirma ID.Buzz, primeiros modelos elétricos
Cerimônia ocorrida na semana passada, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, reuniu cerca de 5 mil convidados para a festa dos 70 anos da Volkswagen do Brasil, e emocionou ao por, frente a frente, com a ajuda da tecnologia, Maria Rita, e sua mãe, Elis Regina, morta em 1982. No vídeo institucional da marca alemã, as duas cantam “Como nossos pais”, grande sucesso de Elis, com a mãe dirigindo a Kombi “Coruja”, e a filha, o ID.Buzz, versão elétrica do modelo, numa clara passagem de uma geração à outra. Foi anunciado, na ocasião, a vinda de dois modelos zero emissões: o ID.Buzz e o SUV ID.4.
Sobre o ID.Buzz, presente em testes e outras aparições públicas, serão oferecidas 70 unidades pelo plano de assinatura Sign&Drive. Baseado na plataforma MEB, o MPV tem visual inspirado na “Coruja”. Vem equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm, e que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada, é de 11 kW. Abastece de 5 a 80% em aproximadamente 30 minutos, num carregador de corrente contínua. A lista de equipamentos já com itens de assistência à condução, como Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi Elétrica.
Também adquirido exclusivamente pelo programa de assinatura, o ID.4 carrega ar-condicionado digital trizona, painel de instrumentos digital ID.Cockpit de 5,3” acoplado à coluna de direção, bancos ergoActive em couro e tecido reciclado com regulagem, memória, aquecimento e massagem, carregador de celular por indução, rodas de liga-leve aro 21, faróis e lanternas com tecnologia IQ.Light Matrix com Light Bar, volante multifuncional touch, multimídia de 10”, câmera 360°, iluminação ambiente em 30 cores, teto panorâmico de vidro, Park Assist Plus com memória, sete airbags, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de condução semiautônoma nível 2. Usa o mesmo motor elétrico do ID.Buzz. Vem apenas nas cores azul e cinza, por R$ 9.990 mensais durante 24 meses.
EXPRESSO MOTORIZADO
- A briga entre os hot hatches esquenta com a chegada do Toyota GR Corolla. Partindo de R$ 416.990, o primeiro Gazoo Racing raiz vendido no Brasil traz rodas aro 18 forjadas, motor 1.6 turbo emprestado do GR Yaris com 304 cv e 37,7 kgfm, tração integral inteligente, paralamas e grade frontal mais largos, três saídas de escapamento na traseira, entrada de ar no para-choque dianteiro e saída de ar no paralama dianteiro e no capô, pedaleiras cromadas, bancos com acabamento de camurça Brin Naub e couro sintético com costura vermelha, multimídia de 7 polegadas e painel digital próprio.
- Ram 2500 e 3500 entram na linha 2023 com itens de série vindos da 1500 Limited e da Rampage, como carregador de celular por indução, plataforma de conectividade Ram Connect, painel digital de 12 polegadas, extensão elétrica para os retrovisores externos e assistentes de auxílio à condução. Na 3500, foi dispensado o tacógrafo. A mecânica da 2500 passa a ter a mesma calibragem do Cummins 6.7 da irmã maior: 377 cv e 117,3 kgfm. A partir de R$ 459.990.
- Citroën lança a linha 2024 do C4 Cactus, mais equipada e mais barata, começando em R$ 106.990. Desde a versão de entrada, tem ar-condicionado digital, barras de teto, faróis com DRL em LED, câmbio automático de seis marchas, chave presencial com abertura das portas e partida do motor a distância, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio (a mesma do C3), três entradas USB, ESP e assistência de partida em rampa. As demais acrescentam faróis de neblina, câmera de ré, carregador de celular por indução e rodas diamantadas.
- Pesquisa da Veloe, em parceria com a Fipe, apontou queda nos preços dos combustíveis em todo primeiro semestre de 2023, principalmente no diesel (-20%), no etanol (-0,3%) e no GNV (-11%). Consumidores da região Norte foram os mais afetados com os preços cobrados pela gasolina comum. Segundo o levantamento, no comparativo de preços entre gasolina e etanol, a média foi de 75,2%, dando vantagem marginal ao combustível fóssil. Somente nos estados de São Paulo (69,2%) e Mato Grosso (64,7%), é mais viável abastecer com etanol.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro
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