quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Veículos elétricos devem crescer em 50% no Brasil

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br   

A mobilidade elétrica está em plena ascensão na indústria automobilística no Brasil. Em 2022, foram comercializados 49,4 mil veículos dessa modalidade no país, e a expectativa é que os números cresçam para mais de 70 mil unidades até o fim do ano. Os veículos elétricos funcionam a partir da utilização de um ou mais motores elétricos que são movidos por tração e propulsão. Diferentemente dos veículos convencionais, que utilizam motores de combustão interna por gasolina, álcool ou diesel, os carros elétricos usam motores alimentados por eletricidade, que é armazenada em baterias ou ‘células’ à base de combustível.

Atualmente, a modalidade é o que há de mais moderno no mercado automotivo. No entanto, ainda não é muito convencional no Brasil. Entre as principais vantagens destes veículos estão a eficiência de funcionamento - graças ao melhor aproveitamento de energia - quando comparada com os motores de combustão, que possuem aproveitamento de valores próximos a 30%. Além disso, em geral, os veículos elétricos não precisam ser recarregados com tanta frequência e apresentam um desempenho superior em congestionamentos, como também possuem manutenção semelhante à de um carro convencional.

Segundo o Professor de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, Sérgio Antônio Dias Martins, apesar de não serem tão populares no Brasil, esses veículos possuem muitas vantagens para o meio ambiente e um ótimo custo-benefício em relação aos modelos tradicionais. “A grande vantagem dos carros elétricos e híbridos é, com certeza, a economia de combustível. Isso ocorre porque a cada quilômetro rodado com a bateria, aproveita-se de uma energia que é desperdiçada nos modelos convencionais, ganhando assim, mais eficiência e reduzindo os danos ao meio ambiente”, comenta. 

Essa modalidade está em plena ascensão e se tornando uma verdadeira tendência entre os mais jovens por serem ecológicos, eficientes, possuírem menores custo de manutenção e simplicidade de funcionamento. O mercado brasileiro de veículos elétricos leves vendeu 5.989 unidades em março, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Esse número representa crescimento de 55,5% em relação ao mesmo período de 2022, quando o total era de 3.851 carros. Segundo especialistas, as vendas mundiais desses automóveis podem ultrapassar 10 milhões de veículos, tendo o Brasil uma representação ainda pequena em relação aos Estados Unidos, Europa e a China.

Para Sérgio, há sinais promissores para os mercados emergentes dessa modalidade, embora partindo de uma base pequena. As vendas de carros elétricos, geralmente, são mais baixas fora dos principais mercados, mas, em 2022, houve crescimento na Índia, na Tailândia e na Indonésia, e a tendência é que os números cresçam nos próximos anos. “Com certeza, a expectativa é que os dados e, principalmente, a venda de veículos elétricos e híbridos cresça. No Brasil, houve um crescimento de 33% em relação a 2021, com mais de 39 mil veículos em circulação no fim do ano passado. Por isso, creio que esse ano os dados serão ainda maiores”, conclui.

Fonte: Atendimento PR - Nágila Pires

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.