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A Ford e a Toyota anunciaram hoje na CES, a maior feira de
tecnologia do mundo, em Las Vegas, a formação do SmartDeviceLink Consortium.
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma
plataforma de software de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos
de smartphones para veículos. O objetivo é incentivar a padronização na
indústria e dar mais opções de conectividade e controle para os consumidores.
O consórcio tem como primeiros membros as montadoras Mazda,
Grupo PSA, Fuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores Elektrobit,
Luxoft e Xevo. As empresas Harman, Panasonic, Pioneer e QNX também assinaram
cartas de intenção para participar.
O SmartDeviceLink oferece aos consumidores fácil acesso a
aplicativos de smartphones, por comandos de voz e visualização na tela do veículo.
A adoção de uma plataforma de código aberto cria um padrão comum para a
integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores.
Assim, os desenvolvedores podem se concentrar em criar uma experiência de
conectividade melhor para os clientes, capaz de ser usada por todos os
fabricantes de automóveis participantes.
"Incentivar a inovação está no centro da decisão da
Ford de criar o SmartDeviceLink e o consórcio é um passo importante para
alcançar esse objetivo", disse Doug VanDagens, diretor global de Veículos
e Serviços Conectados da Ford e membro do conselho do consórcio. “Com o aumento
da parceria e engajamento dos desenvolvedores, os consumidores vão ganhar
experiências inovadoras com aplicativos.”
Shigeki Tomoyama, presidente da Toyota Connected Company,
disse: “A conectividade dos smartphones com a interface do veículo é um dos
serviços conectados mais importantes. Usando o SmartDeviceLink, podemos
oferecer esse serviço aos nossos clientes de forma segura. Estamos empolgados
em colaborar com muitos fabricantes de automóveis e fornecedores que
compartilham da nossa visão.”
O SmartDeviceLink permite aos desenvolvedores integrar as
funções dos aplicativos à tecnologia do veículo, incluindo a tela no painel, os
controles do volante e o sistema de reconhecimento de voz. Com esse novo nível
de integração, o motorista pode usar seus aplicativos favoritos no carro de
forma mais fácil e avançada.
O trabalho conjunto dos desenvolvedores e montadoras vai
contribuir para o aprimoramento do código aberto, aumentando a qualidade e a
segurança do software para os usuários. A adoção do SmartDeviceLink em toda a
indústria também dá aos desenvolvedores a perspectiva de maior escala para seus
aplicativos, com a aplicação em milhões de veículos no mundo.
As empresas e fornecedores participantes poderão criar
funções para atender as necessidades específicas dos usuários, mantendo ao
mesmo tempo o controle sobre a quantidade de dados do veículo a que o
aplicativo tem acesso.
A tecnologia SmartDeviceLink é baseada no software AppLink,
que a Ford apresentou para a comunidade de código aberto em 2013. Hoje, esse
software está disponível em mais de 5 milhões de veículos no mundo. A Toyota
planeja lançar um sistema de telemática usando o SDL por volta de 2018.
Os usuários do Ford AppLink já têm acesso a aplicativos
populares, como Pandora, Spotify, iHeartRadio, AccuWeather e outros. A Livio
vai gerenciar o projeto de código aberto e fornecer orientações para o
SmartDeviceLink Consortium e seus membros.
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