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A General Motors Co. (NYSE: GM) e Honda (NYSE: HMC) anunciam
hoje o estabelecimento da primeira joint venture da indústria automotiva para
produzir um avançado sistema de células de combustível hidrogênio que será
usado em futuros produtos de cada empresa.
Denominada “Manufatura de Sistema de Células de Combustível,
LLC” (Fuel Cell System Manufacturing, LLC), a nova empresa irá operar dentro da
fábrica de baterias da GM em Brownstown, Michigan. A produção em massa dos
sistemas de células de combustível está prevista para começar em torno de 2020
e criará 100 novos empregos. As duas empresas dividirão o valor total dos
investimentos, que somam US$ 85 milhões.
Honda e GM têm trabalhado em conjunto através de um acordo
de colaboração anunciado em julho de 2013. O acordo estabeleceu o
desenvolvimento conjunto da próxima geração de sistemas de células de
combustível e de tecnologias de armazenamento de hidrogênio. As empresas
integraram as equipes de desenvolvimento e compartilharam suas propriedades
intelectuais de células de combustível de hidrogênio, para criarem uma solução
comercial mais acessível para os sistemas de células de combustível e de
armazenamento de hidrogênio.
"Nos últimos três anos, engenheiros da Honda e da GM
têm trabalhado como uma equipe onde cada empresa dividiu o know-how de sua
especialização para criar a próxima geração de sistema de células de
combustível compacto e de baixo custo", disse Toshiaki Mikoshiba, chefe
operacional da região norte-americana para a Honda Motor Co., Ltd. e presidente
da Honda América do Norte, Inc. "A base desse excelente trabalho em equipe
agora nos levará ao estágio de produção em massa de um sistema de células de combustível
que irá ajudar cada empresa a criar no futuro um novo valor para os nossos
clientes em veículos movidos a células de combustível".
A “Fuel Cell Manufacturing System (FCSM)” joint venture será
operada por um conselho de administração composto por três executivos de cada
empresa, que incluirá um presidente rotativo de cada empresa.
A GM e a Honda são líderes em tecnologia de células de
combustível sendo reconhecidas com mais de 2.220 patentes de acordo com o Clean
Energy Patent Growth Index. A GM e Honda aparecem no ranking como número 1 e
número 3, respectivamente, em número de patentes de células de combustível
registradas entre 2002 a 2015.
"A união entre dois líderes em inovação na tecnologia
das células de combustível é um importante desenvolvimento no sentido de levar
as células de combustível para as aplicações dominantes de propulsão",
disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Global de
Produto, Compras e Cadeia de Suprimentos da GM. "A eventual implantação da
tecnologia em veículos de passageiros irá criar opções de transporte mais
diferenciadas e ambientalmente amigáveis para os consumidores."
A tecnologia de células de combustível endereça muitos dos
principais desafios enfrentados pelos automóveis hoje - dependência de
petróleo, emissões, eficiência, autonomia e tempo de reabastecimento. Veículos
movidos a células de combustível podem operar com hidrogênio vindo de fontes
renováveis, como eólica e biomassa. A única emissão que sai de veículos a
células de combustível é vapor de água.
Além de avançar no desempenho do sistema de células de
combustível, a GM e a Honda estão trabalhando juntas para reduzir o custo de
desenvolvimento e de produção através de economias de escala e de fornecimento
comum. As duas companhias continuam a trabalhar com os governos e com outras
partes interessadas para avançarem na infraestrutura de reabastecimento, que é
crítica para a viabilidade a longo prazo e aceitação do consumidor de veículos
de células de combustível.
Atualmente a GM está demonstrando a capacidade das células
de combustível através de uma gama de aplicações em terra, mar e ar. A empresa
acumulou milhões de quilômetros no mundo na condução de veículos de células de
combustível em condições reais.
"Com o sistema de células de combustível de última
geração, a GM e a Honda estão dando um importante passo em direção a custos
menores e produção de maiores volumes de sistemas de células de combustível.
Metais raros já foram drasticamente reduzidos e uma equipe totalmente
multifuncional está desenvolvendo processos de fabricação e desenho avançados”,
disse Charlie Freese, diretor-executivo da GM na “Fuel Cell Manufacturing
System”. "O resultado é um sistema com menor custo que tem uma fração do
tamanho e da massa".
A Honda começou a entregar seu novo veículo de células de
combustível, Clarity, para clientes nos Estados Unidos em dezembro de 2016, em
sequência ao lançamento feito na primavera de 2016 no Japão. O sistema de
células de combustível do Clarity recebeu a melhor classificação da EPA
(Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) entre os veículos elétricos
sem motor de combustão com autonomia de 589 quilômetros e uma economia média de
combustível de 109 quilômetros por litro do equivalente a gasolina.
"A experiência da Honda nos levou à criação do sistema
de células de combustível do Clarity de primeira geração, uma experiência
valiosa que estamos aproveitando para alavancar o desenvolvimento em conjunto
com a GM da próxima geração de sistema de células de combustível", disse
Takashi Sekiguchi, diretor administrativo e COO de Operações de automóvel,
Honda Motor Co., Ltd. "Nossa colaboração é uma oportunidade de usar ainda
mais os pontos fortes de cada empresa para popularizar veículos de células de
combustível o mais rápido possível".
A GM e a Honda colaboraram em conjunto com o fornecimento
para sistemas de propulsão em 1999, quando a Honda fabricou 50 mil motores V6
para o Chevrolet Saturn VUE e a Honda recebeu motores a diesel da Isuzu,
afiliada da GM, para a utilização na Europa.
Fonte: GM do
Brasil
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