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Atualmente, uma verdade incontestável é de que o catalisador
para motocicletas é fundamental para minimizar o impacto ao meio ambiente que
este importante meio de transporte traz, por conta da poluição que o processo
de combustão gera. Ele consiste em uma peça formada por um núcleo metálico que,
em contato com os gases de exaustão do veículo, promovem reações químicas,
transformando poluentes - monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e
óxidos de nitrogênio (NOx) – em gases inofensivos e vapor de água. Processo
químico que é conhecido como catálise. A BASF, empresa líder em inovação no
setor químico, foi a inventora do catalisador de três vias, importante inovação
no segmento, responsável por reduzir mais de 90% dos poluentes produzidos pelos
motores a combustão.
Atualmente, na América do Sul, a empresa é responsável por
fornecer catalisadores para a indústria OEM e fabricantes de motocicletas, com
tecnologias exclusivas que se encaixam perfeitamente às motocicletas, de modo a
não interferir no design. A empresa aplica tecnologias exclusivas para que ele
tenha a melhor eficiência possível, com o objetivo de limpar o ar e não
interferir no funcionamento da moto. No mercado brasileiro, no entanto, há
alguns mitos sobre os catalisadores. Vladimir Ferrari, gerente de desenvolvimento
técnico de Catalisadores de Emissões Móveis da BASF, nos ajuda a solucionar
alguns deles:
Aumento do consumo:
mito
“Há um mito de que o catalisador aumenta o consumo de
combustível, o que não é verdade. O catalisador em perfeito funcionamento não
interfere no gasto de gasolina ou álcool da motocicleta. O que pode ocorrer é o
consumo de combustível do veículo aumentar se a manutenção preventiva da moto
não for feita de acordo com as instruções do manual do fabricante, o que não
está relacionado ao uso do catalisador.”
Interferência no
desempenho: mito
“O catalisador é uma peça de passagem de gás, ele não é um
filtro que teria uma barreira. Na realidade, ele tem uma passagem livre. Ele
não gera perda de pressão e, portanto, não interfere na potência da
motocicleta.”
Fonte: Máquina cohn&wolfe
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